Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Avatar do usuário
regis-sp
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 11:37 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!

Mensagem por regis-sp »

[b:d6ca079c1a]Por ser um assunto bastante importante, e de pouco conhecimento, decidi compartilhar com os colegas, e postar por aqui para mantermos o texto caso o site retire a matéria algum dia.[/b:d6ca079c1a]
------------------------------------------------------------
[b:d6ca079c1a]Artigo original em[/b:d6ca079c1a]: [url]http://bjc.uol.com.br/2010/08/13/sua-encomenda-internacional-esta-atrasada-reclame-no-lugar-certo/[/url]
------------------------------------------------------------
RESUMO:

Não é de hoje que reclamamos dos atrasos nas entregas de encomendas internacionais. Alguns produtos demoram mais do que o normal (de 90 a 120 dias!) para chegar ao destino.

Pela nossa experiência em importações, sabemos que na grande maioria das vezes a culpa desses atrasos não é das lojas. O problema está no desembaraço aduaneiro AQUI NO BRASIL. A estrutura existente para tal serviço está defasada, e com o aumento contínuo de compras internacionais por parte dos brasileiros, a situação se agravou ainda mais.

Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

Foi percebendo isso que um leitor do BJC (site de onde este artigo foi retirado) que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke.

Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

[quote:d6ca079c1a]JC, boa tarde.

Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. [color=red:d6ca079c1a][b:d6ca079c1a]Praticamente não há reclamações formais[/b:d6ca079c1a][/color:d6ca079c1a] quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? “Vou xingar muito no Twitter… “?

Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.”
Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.[/quote:d6ca079c1a]

Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:


[color=red:d6ca079c1a][b:d6ca079c1a]Página da ouvidoria do Ministério da Fazenda:[/b:d6ca079c1a][/color:d6ca079c1a]
[url]http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/ouvidoria/[/url]

Agora já sabemos a quem recorrer.
maikoh
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 12:40 am
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por maikoh »

Fiz dois pedidos na HK, primeiro foi postado: 22/11/2013 e o segundo foi postado dia: 06/12/2013.
Recebi já o segundo pedido, mas o primeiro ainda esta em transito para fiscalização aduaneira.
Detalhe, os dois vieram do mesmo lugar (Bélgica).

Pode uma coisa dessas?

Obrigado pela dica, vou fazer a minha queixa no site do Ministério.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Honestamente? Duvido que esse tipo de reclamação isolada venha surtir algum efeito. Eles, RF/Correios, tomaram suas precauções. Como você pode reclamar do atraso de uma encomenda se ela não consta no sistema? Aí é onde entra a "esperteza" deles, não atualizam o sistema. Os pacotes ficam 1, 2 ou até 3 meses como ENCAMINHADO.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Pelo menos é melhor do que ficar reclamando aqui...
Avatar do usuário
regis-sp
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 11:37 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por regis-sp »

[quote:7b9b326560="Viridias"]Honestamente? Duvido que esse tipo de reclamação isolada venha surtir algum efeito. Eles, RF/Correios, tomaram suas precauções. Como você pode reclamar do atraso de uma encomenda se ela não consta no sistema? Aí é onde entra a "esperteza" deles, não atualizam o sistema. Os pacotes ficam 1, 2 ou até 3 meses como ENCAMINHADO.[/quote:7b9b326560]

Como assim 'não consta no sistema'? Claro que consta! Sempre que está alguma coisa na alfândega vc tem o número de rastreio e está constando como 'Aguardando Liberação' ou algo do tipo. Consta sim no sistema deles.
Avatar do usuário
andrevanzolin
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm
Localização: Orlândia, SP

Mensagem por andrevanzolin »

Provavelmente ao enviar a reclamação, ela cairá em um computador dentro de uma redoma, igual em um episódio dos Simpsons kkkk
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
Lenon
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 12:35 am
Localização: Poços de Caldas, Minas Gerais

Mensagem por Lenon »

Ótima dica, vou fazer isso, porém acredito que isso é um problema crônico. Procurei no eBay algo que quero esses dias e me deparei com um "May not ship to Brazil", em todos os vendedores que encontrei, claro que não todos do modo geral, porém não vou poder comprar lá. Chegou uma encomenda minha em 35 dias, declarei 100%, porem a caixa tinha um tamanho médio, fui taxado em 200%, juntei todos os comprovantes necessários e já faz mais de 30 dias que está a caminho/na RF para revisão de tributo.

Além disso, demorou mais para ser emitido/chegar na agencia dos correios a guia para pagar o ICMS (12 dias) do que para vim da China aqui minha última encomenda... Como que reclama, corretamente, disso? O que venho aprendendo é sobre "como o sistema funciona", falta agora aprender "como mudar o sistema"... E por mais batido que seja, quem tem que mudar antes somos nós mesmos.
Lenon
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 12:35 am
Localização: Poços de Caldas, Minas Gerais

Mensagem por Lenon »

Mensagem foi postada duas vezes, e não achei um modo de deletar essa portagem aqui.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Quanto lero-lero! O cara falar que precisa de reclamações de atraso para subsidiar contratação de funcionários foi de arder os olhos.
Vai falar que não tem registro de entrada e saída de encomendas? Não sabem quantas encomendas um funcionário faz por turno? Tá de sacanagem.

Mas não adianta reclamar, pois a intenção do governo é diminuir as compras no exterior, seja aumentando o IOF ou fazendo pente fino na alfândega. Tenho amigos reclamando que até as roupas da bagagem foram taxadas na alfândega, mesmo sem etiquetas, só por terem aparência de novas. A república do Paraguai agradece!
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:d1c8b67618="regis-sp"][quote:d1c8b67618="Viridias"]Honestamente? Duvido que esse tipo de reclamação isolada venha surtir algum efeito. Eles, RF/Correios, tomaram suas precauções. Como você pode reclamar do atraso de uma encomenda se ela não consta no sistema? Aí é onde entra a "esperteza" deles, não atualizam o sistema. Os pacotes ficam 1, 2 ou até 3 meses como ENCAMINHADO.[/quote:d1c8b67618]

Como assim 'não consta no sistema'? Claro que consta! Sempre que está alguma coisa na alfândega vc tem o número de rastreio e está constando como 'Aguardando Liberação' ou algo do tipo. Consta sim no sistema deles.[/quote:d1c8b67618]

Gente fina, quando o número entra no sistema brasileiro como RECEBIDO NO BRASIL, o tempo até chegar em nossas mãos é aceitável. O problema é quando consta apenas como ENCAMINHADO por cerca de 2 a 3 meses. Ou vai dizer que é porque realmente um pacote leva de 2 a 3 meses pra chegar ao Brasil?
Responder