Planador Urupema

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:5c1d939054="sktfer"]Nossa agora que vi que voce fez em isopor na cnc e nao em mdf...

quanto terá de envergadura harpia???

tah ficando zique..

abraços[/quote:5c1d939054]

A envergadura é de 4 metros, comprimento 1,8 metros.
Eu optei por usinar o isopor porque o pó do MDF é muito tóxicoe eu estou sem um coletor de pó.
Edson
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

Belo projeto ! Ainda mais que a fuselagem será toda em composite...

Desistiu do F3F ?

abs
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:98d2da9fb8="Leandro_Foltran"]Belo projeto ! Ainda mais que a fuselagem será toda em composite...

Desistiu do F3F ?

abs[/quote:98d2da9fb8]

Oi Leandro.

Não desisti, é apenas uma questão de oportunidade :D Esse planador é muito bonito, e me chamou atenção por ser brasileiro.

Um abraço
Edson
Avatar do usuário
norba
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Out 10, 2006 4:50 pm

Mensagem por norba »

[color=blue:50bd363516][/color:50bd363516]
Nos anos 70, um senhor de Ribeirão Preto produziu alguns poucos kits de um Urupema R/C de 3,00m. Consegui um kit destes na Mobral, que um neguinho tinha deixado lá prá vender...A asa era construída e não tinha ailerons. Tenho ainda o jogo de nervuras original (perfil Epler), além do canopy transparente.

Fizemos então uma cópia da fuse em polyester (que era a coqueluche da época) e produzimos alguns modelos para nosso uso. Neste modelo a asa foi fieta em isopor revestida com balsa.

O modelo abaixo é o ultimo remanescente da época, que reformei recentemente. Apesar da concepção antiga (perfil, estab. muito grande, etc), vôa muito!

Foi daí a idéia de um projeto mais ousado e mais moderno, e foi ai que entrou o Edson... :o
norba
Avatar do usuário
norba
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Out 10, 2006 4:50 pm

Mensagem por norba »

urupema
Anexos
IMG_0218 (640x480) (60x45).jpg
IMG_0218 (640x480) (60x45).jpg (30 KiB) Exibido 12355 vezes
norba
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:7a6345a1dd="norba"]urupema[/quote:7a6345a1dd]

Norberto.

Posta uma imagem maior, essa foto ficou muito pequena. Se quiser me enviar a foto eu adiciono na minha conta do imageshack e adiciono aqui.
Edson
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Vê aí Norberto!

Mais algumas imagens do progresso da construção do molde.

Aplicação da camada de fibra de vidro sobre o isopor.

[img:6dcf399743]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/203/muj8.jpg[/img:6dcf399743]


Depois de muita massa e lixa...

Estou agora trabalhando nos detalhes do apoio do canopi e do profundor. São pontos críticos para acabamento, se não tiver cuidado fica uma superfície muito irregular com áreas defeituosas.

Vista lateral onde se pode ver o perfil com as furações da baioneta e pinos de suporte da asa, além do apoio do canopi.

[img:6dcf399743]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/194/qs2c.jpg[/img:6dcf399743]

Apoio do estabilizador horizontal.
Esse planador tem a cauda muito fina, o profundor do modelo full tem um apoio suficiente para fixar a peça, mas na escala 1:4, é necessário fazer uma aba para poder acomodar a peça de forma que seja possível fixá-la com parafuso.

[img:6dcf399743]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/690/gxcl.jpg[/img:6dcf399743]

Infelizmente eu não tenho nenhuma foto detalhada desse planador para poder adicionar mais algum detalhe de escala na fuselagem, mas acredito que ficará parecido com o original.
Edson
Avatar do usuário
sktfer
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Out 27, 2006 12:53 am
Localização: sao paulo,porto feliz,sorocaba - sp

Mensagem por sktfer »

Nossa..tah ficando mutio bom harpia...acho que vou entrar na fila pra adquirir um desses heim..

qual o nome e especificação dessa massa que voce passou depois da fibra?

continue colocando as fotoss..

abraços
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:494323a6b5="sktfer"]Nossa..tah ficando mutio bom harpia...acho que vou entrar na fila pra adquirir um desses heim..

qual o nome e especificação dessa massa que voce passou depois da fibra?

continue colocando as fotoss..

abraços[/quote:494323a6b5]

É uma massa de poliéster comum, dessas usadas em pinturas automotivas, diluída com um pouco de resina poliéster até que fique em condições de ser aplicada com pincel, mas ainda pastosa . Aplico com pincel e depois de 24 horas eu começo a lixar até que a superfície fique lisa e sem aparecer as marcas da fibra.
Em seguida o acabamento mais delicado com massa poliéster, desta vez sem diluir, primer e pintura.
Edson
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Animal!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Responder