Soldagem de conectores de modelismo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Soldagem de conectores de modelismo

Mensagem por Runnerba »

Pessoal, aí vai meu video, espero que gostem!
Fiquem "ligados" nas referências na descrição!
http://www.youtube.com/watch?v=Tp84__d7AmM&list=FLQ289GsYUbdt-hgtqPtZ8cw&index=1

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=Tp84__d7AmM&feature=share&list=UUQ289GsYUbdt-hgtqPtZ8cw[/yt]
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Ola colega,

Bem, louvável a sua intenção de mostrar uma técnica de soldagem, mas minha sugestão é que você edite o vídeo retirando o erro de soldagem com a base de soldagem instável e o conector que esquentou de mais e enfiou para dentro do conector, esta muito feio e se for para ensinar errado é melhor não ensinar... sem ofensa.

Abração
Humberto Melo
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Achei interessante o vídeo.

Minha opinião é que em soldas como essa "Best" estas possuem já o fluxo de pasta internamente (tri núcleo).

São 3 canais que transportam o fluxo quando do aquecimento no momento da soldagem.

Não costumo usar essas pastas em materiais que já aceitam (de qualidade) a composição da solda.

Mesmo em placas de CI sempre dou uma polida antes da soldagem.

Não é condenavel em superfícies que contém contaminação de oxidagem, ajudam á limpar.

Em conectores com banho anti óxido como esses talvez não haveria necessidade..

Quanto ao enrigecimento de uma certa porcentagem do condutor é prejudicial ao flexionamento á que se destina uma adaptação.

Ela se torna incômoda na hora de distribuir e flexionar o condutor.

Os condutores multiplexados e siliconados são construidos para serem flexiveis

Só essa ressalva á quem procura soldar corretamente

Editado para retirar explicações desnecessárias ao vídeo.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

[quote:cb74d1872f="humbertomelo"]Ola colega,

Bem, louvável a sua intenção de mostrar uma técnica de soldagem, mas minha sugestão é que você edite o vídeo retirando o erro de soldagem com a base de soldagem instável e o conector que esquentou de mais e enfiou para dentro do conector, esta muito feio e se for para ensinar errado é melhor não ensinar... sem ofensa.

Abração[/quote:cb74d1872f]

Humbertão, preferi deixar os erros e assinalá-los com finalidade didática!
Assim se verifica que não se deve esquentar demais, porque senão estraga o conector!!! :mrgreen:
E nem ficar com uma base instável, pois prejudica a soldagem!!!
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Muito bom... Outras pessoas que entendessem de outros assuntos podiam ter o mesmo espírito de colaboração .
Parabéns
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Bem interessante e explicativo esse vídeo.
Eu costumo usar um ferro de solda de 250W, aqueles tipo machadinha, pois por ter muita potência, a solda é derretida muito rápido tanto no fio quanto no terminal do conector, evitando que o terminal do conector venha a esquentar demais e danificar o conector, principalmente os EC3.
Outro detalhe muito importante é jamais assoprar a solda, pois isso causa um choque térmico e com isso, ocorrem pequenas trincas no estanho que podem vir a ocasionar mal contato, muito chamado de "solda fria".
Outro detalhe muito importante é na hora de escolher o estanho a ser utilizado, sempre devemos usar o estanho de embalagem azul, pois a cor das embalagens de solda especificam a porcentagem de estanho e chumbo na qual é formada a solda.

Cor azul, 60% estanho 40% chumbo.
Cor amarela, 50% estanho 50% chumbo.
Cor verde, 40% estanho 60% chumbo.

Tem algumas embalagens em vermelho que dizem ser 60 / 40, mas essas sei que não tem fluxo solda junto e são de péssima qualidade.

Para o nosso uso, o estanho 60 / 40 da marca BEST, é o melhor que tem e não é caro.

Tem um estanho da AMTECH que é em uma embalagem verde clarinho que diz ser 63 % estanho e 37% chumbo. Essa solda eu ainda não usei e não sei dizer se é boa ou não.
Anexos
Ferro de solda 250W.jpg
Ferro de solda 250W.jpg (9.18 KiB) Exibido 3237 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

Perfeito, Papalegua.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:55e858ac80="Runnerba"]Perfeito, Papalegua.[/quote:55e858ac80]

A pouco tempo eu vi que estou atrasado no quesito soldas e que tem ferros de solda bem melhores do que esse machado quente, lógico que bem mais caros.
Eu sempre tive como prioridade a potência de solda para coisas que necessitam de uma soldagem rápida para não danificar o plástico do conectores e ferros de solda bem potentes, nos dão um solda muito rápida já que são capazes de esquentar tão rapidamente o local a ser soldado, que quase nem dá tempo do calor dissipar para o plástico do conector.
Se demora a esquentar para soldar, dá tempo para o calor ser conduzido pelo metal do conector que por sua vez, esquenta o plástico que se deforma devido ao calor.
Outro detalhe, jamais assoprar uma solda feita com estanho, pois isso dá um choque térmico no estanho e ele trinca, podendo vir a dar mal contato futuramente.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder