Construção Aileron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
zabio
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Mai 09, 2007 10:45 am
Localização: São Paulo

Construção Aileron

Mensagem por zabio »

Bom Dia!
Equipe E-Voo,
Tenho uma asa scout de corda 20cm. Vou fazer um aileron de 3 cm. Minha dúvida é: o Aileron deve ser embutido nesses 20cm ou vai ser uma extensão (20+3=23cm)?
Obrigado!
ZabiO
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19378
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Embutido é ótimo!!! Claro que tem que ser!!

Pensar faz bem... Quando em voo nivelado qual a diferença de ter aileron ou não? Ou você acha que a molécula do ar vai lá com uma régua olhar o que é móvel e o que não é e ai é que ela vai pensar em fazer seu trabalho. Aileron faz parte do perfil da asa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O aileron que faz parte do perfil é mais eficiente, ou seja, corte a asa para fazer o perfil.
O aileron colocado como uma chapa na extensão do perfil até funciona, mas não é o ideal.
Avatar do usuário
zabio
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Mai 09, 2007 10:45 am
Localização: São Paulo

Mensagem por zabio »

Gilberto,
Obrigado pela bela resposta. Agradeço sua paciência em ajudar os iniciantes nesse esporte.
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

[quote:38d06ae102="Gilberto"]O aileron que faz parte do perfil é mais eficiente, ou seja, corte a asa para fazer o perfil.
O aileron colocado como uma chapa na extensão do perfil até funciona, mas não é o ideal.[/quote:38d06ae102]po desculpe me intrometer,mas essa eu nao sabia,muito bom vivendo e aprendendo.
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

Bom dia, se vc percebeu aqui é um local para se tirar duvidas e ajudar quem esta iniciando no hobby correto, se vc esta perguntando é por que ainda não sabe!!!
Ai vem alguém que já a um bom tempo, e quer dar uma de bom, e que sabe mais que todo mundo, não precisa citar nomes pois concertesa essa pessoa sabe de quem estou falando, ela gosta de humilhar os outros e as autoridades(moderadores) creio eu que não dizem nada...
Zabio espero te ajudar no quer preciso e estiver ao meu alcance ok, etou te enviando um esquema como pode ser feito ok...

[img:2b22771e07]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/1044794_418011688329648_61270867_n.jpg[/img:2b22771e07]
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Icomon, a sua intenção é ótima, mas a linkagem de um servo para dois ailerons está errada, embora muitos façam assim atualmente, mas está errada.
Os pushrod estarão fazendo forças transversais dessa maneira e com isso, diminui muito a eficiência dos ailerons, pois mover, não significa que funcionem.
O usuário Antonio Carlos criou um tópico ensinando a fazer de forma correta a linkagem dos ailerons usando apenas um servo, pois dessa maneira, se tem total desempenho da força empregada do servo no aileron.
Temos que cuidar muito isso, pois repassar informações erradas podem gerar problemas futuros a leigos que estejam querendo aprender e tomam informações erradas como verdadeiras.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=79702

No link acima tem um passo a passo completo de como fazer isso e está fixo para que ninguém tenha que sair procurando pelo fórum.
Anexos
atr100_070_188.jpg
atr100_070_188.jpg (28.31 KiB) Exibido 2924 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

[quote:b24c8f3557="Papalegua"]Icomon, a sua intenção é ótima, mas a linkagem de um servo para dois ailerons está errada, embora muitos façam assim atualmente, mas está errada.
Os pushrod estarão fazendo forças transversais dessa maneira e com isso, diminui muito a eficiência dos ailerons, pois mover, não significa que funcionem.
O usuário Antonio Carlos criou um tópico ensinando a fazer de forma correta a linkagem dos ailerons usando apenas um servo, pois dessa maneira, se tem total desempenho da força empregada do servo no aileron.
Temos que cuidar muito isso, pois repassar informações erradas podem gerar problemas futuros a leigos que estejam querendo aprender e tomam informações erradas como verdadeiras.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=79702

No link acima tem um passo a passo completo de como fazer isso e está fixo para que ninguém tenha que sair procurando pelo fórum.[/quote:b24c8f3557]

essa questao de um servo da maneira que eu citei é uma das varia que podem ser usado, nao necessariamente precisa se usar, hoje em dia servo esta tao barato que compensa usar dois né

assim é a maneira correta como vc citou ok
[img:b24c8f3557]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/1528522_418017811662369_1535964267_n.jpg[/img:b24c8f3557]
"Melhor é conhecer de perto um inimigo do que confiar em um amigo à distância."
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19378
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[b:b8bacde909]"Menas" [/b:b8bacde909]eficiência pesou... mas pesou mesmo viu!!!
Antes de querer falar alguma coisa aprenda a escrever!!!!

Eu gostaria muito de saber aonde vocês vão buscar tantas palavras exóticas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19378
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Uma coisa em linkagem que ninguém fala e a maioria faz errado.
O furo do Horn tem que estar paralelo a junção da superfície fixa com a móvel senão a alavanca trabalha contra o sistema.
É por essa razão que o Horn tem um avanço entre o furo e a base.

[img:ecb19a7cee]http://www.singahobby.com/files/images/PA-Linkage-2.jpg[/img:ecb19a7cee]

[img:ecb19a7cee]http://www.singahobby.com/files/images/PA-Linkage-1.jpg[/img:ecb19a7cee]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder