[noticia triste] - Acidente com Multirotor em Valinhos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
viniciusmartins
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 1:08 am
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por viniciusmartins »

[quote:5cf993e494="carlitovargas"]Vinicius lamento o ocorrido. Porém seu drone não deveria estar voando sobre o público, no manual de todo equipamento existem várias notas sobre isso, proibindo o uso sobre pessoas, inclusive aqui no fórum foi assunto de diversos tópicos.
Controle de rádio frequência no meio de um show é como segurar o vento com as mãos.

Admiro sua postura diante dos fatos e a assistência prestada a criança que acabou se ferindo.[/quote:5cf993e494]

Obrigado Carlito
Cinestar 8 HL - DJI S800
gilvaju
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 10:19 pm
Localização: Natal, RN

Mensagem por gilvaju »

Valeu vinícius, dicas interessantes.

Gostaria de estudar mais sobre interferências, indica algum material?

[quote:fa77316e20="viniciusmartins"][quote:fa77316e20="gilvaju"]Fala Vinícius, realmente uma m....

Fiquei interessado sobre as medidas de segurança que são tomadas pela sua empresa.

Podemos aproveitar para listar as medidas de segurança de quem por motivos adversos se ver necessário para voar ao redor ou sobre pessoas.
[/quote:fa77316e20]


Algumas de medidas de segurança é:

Isolar totalmente a área de pouso e decolagem

Verificar todos equipamentos possíveis a interferência no equipamento a ser operado (No caso deixei bem claro que isso foi feito!)

Sempre bom ter uma pessoa ou segurança perto da área de decolagem e pouso para que ninguém curioso avance essa área e cause um acidente

Realizar um cronograma de tudo que será feito

Fazer um check up geral em todo equipamento antes da decolagem

Fazer um voo pairado baixo para ver o comportamento do equipamento no local de voo

E existe muitas outras medidas de seguranças que são tomadas em realizar todos os trabalhos.[/quote:fa77316e20]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Depende... qual seu nível de instrução e que área.

EMI é um assunto extremamente teórico e complexo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
gilvaju
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 10:19 pm
Localização: Natal, RN

Mensagem por gilvaju »

Marco, nessa área não tenho nenhuma instrução, gostaria de ler por exemplo sobre o que pode causar interferências por exemplo nos nossos rádios.

Curso Gestão em TI

[quote:2e7caf0537="Marco Antonio"]Depende... qual seu nível de instrução e que área.

EMI é um assunto extremamente teórico e complexo.[/quote:2e7caf0537]
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:c2834f9829="viniciusmartins"][quote:c2834f9829="Papalegua"]Como as pessoas mudam a opinião depois que o responsável aparece e diz o que ocorreu.
Mas falando a verdade, voar sobre pessoas não deveria de forma alguma, pois podemos saber que não terá nenhum equipamento ligado no momento para causar interferências, mas nunca poderemos ter certeza de que não irá aparecer nada que possa causar isso.
Seja como for, culpado ou não, cuidadoso ou não, voar sobre pessoas não é ato responsável, pois falhas sempre poderão ocorrer e não interessa o quanto cuidemos.
Sou contra voar sobre pessoas e não interessa o que seja, tem motor e hélice, acho irresponsabilidade.[/quote:c2834f9829]

"papalegua" eu como piloto de Helicóptero de escala cheia, tb acompanho muito as noticias e informações sobre aviação, sobre este fato abaixo que ocorreu na Escócia
e dentre muitos Helicópteros que sobrevoam multidões em shows, qual sua opinião ?

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/escocia-helicoptero-da-policia-cai-em-pub-lotado-durante-show,91c9e12eba4a2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html[/quote:c2834f9829]

A mesma, não se deve sobrevoar sobre pessoas.
Agora virá alguém falando que então os aviões comerciais não poderão passar sobre as cidades.
Uma rota é uma coisa, voos centrados em um único local cheio de gente é outra bem diferente.
Já aconteceu de aviões comerciais caírem em cima de casas, mas com essa mania de FPV em cima das pessoas, o número de acidentes será maior do que em toda a história da aviação de aviões caindo sobre casas em cidades.
Rotas aéreas não podem ser comparadas com voos pairados sobre multidões, nem aqui e nem na China.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:83110669d3="gilvaju"]Marco, nessa área não tenho nenhuma instrução, gostaria de ler por exemplo sobre o que pode causar interferências por exemplo nos nossos rádios.

Curso Gestão em TI

[quote:83110669d3="Marco Antonio"]Depende... qual seu nível de instrução e que área.

EMI é um assunto extremamente teórico e complexo.[/quote:83110669d3][/quote:83110669d3]

Ok.. vamos lá!

Vou exemplificar usando analogias para que a coisa seja compreendida de forma geral.

Nesse caso o que aconteceu foi análogo a eu e você estarmos conversando a 5 metros de distancia e de repente no meio um carro, daqueles lindos e maravilhosos começar a tocar um FUNK a plena. Nossos ouvidos são saturados por um ruido muito acima do nível de separação(seletividade) fazendo com que msmo se gritarmos nada é compreendido.
Se nesse instante eu estivesse dando a você uma instrução critica..... imagina
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... As pessoas confundem tudo por interferência. Interferência, é aquilo que interfere, atua!!!! Esse caso é interferência pois algo externo atuou sobre o sistema bloqueando a comunicação.Muitas vezes temos atenuação que seria análogo a você ir perdendo a voz até eu não mais compreende-lo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A interferência pode ser interna, no caso uma CDI que gera espúrios de RF que se sobrepõe ao sinal recebido.
Pode ser externa como um sinal bloqueando os sinais de RF que chegam ao receptor.

As atenuações podem acontecer por o modelo estar se afastando demais da fonte, a antena ser direcional e o "foco" ficar fora, por ter sido o sinal absorvido por algo ou refletido.

.. se eu for listar tudo fico até amanhã.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Onde há fonte de emissão de sinais de grande potência (em veículos principamente), onde a deficiencia de aterramento se faz presente...gera harmonicos fortes, mesmo em estações desapropriadas de recursos anti-harmõnicos.

Se seu rx não possuir um filtro eficiente...front end, etc... eficiente.....já era.

Estamos meio distantes disso para não comprometer o tamanho e peso dos rxs.

Planejamento é tudo.

Observação é melhor.

São problemas que as vezes fogem a compreenção e que dão as vezes resultados catastróficos.

A melhor forma é a discussão e apresentaçã dos problemas para que nos próximos voos e eventos sejam dirimidos os riscos.

Ainda bem que os danos foram de pequeno porte.

Um corte profundo, ou ferimento dos olhos e pescoço....esses seríam fatais.

Se Deus quiser haverão mais opiniões que as vezes são duras, mas alertam de certa forma.

Uma coisa é certa, qualquer equipamento voando sobre pessoas ou ambientes periculosos ainda não são totalmente seguros.

Talvez se houver uma proteção periférica nos hélices (grades, ou algo assim) seria melhor e menos traumático quando da queda.

Algo á se pensar.

Prefiro imaginar os hélices protegidas e com mais arrasto, que uma coisa girando á uma velocidade asustadora se tornando um risco que uma hora ou outra venha á se tornar um caso á muitos que tenho acompanhado.

A modalidade é linda...enquanto for só um hobby...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Um exemplo na hora de julgar um caso assim por um juiz ou um promotor leigo no assunto...

Perguntas do promotor:

O senhor conhece os riscos?
O senhor tem domínio sobre o equipamento?
O equipamento pode ter falhas?
É de bom senso algo girando em uma velocidade grande poder se tornar perigoso?
....

O senhor não acharía mais salutar instalar uma camera de filmagem no topo da cobertura do evento?

O efeito sería o mesmo?

......

Se ele for aeromodelista.

A última pergunta deixará o juiz convencido que pode ser imprudente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder