Construa seu Pulso Jato

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Construa seu Pulso Jato

Mensagem por Poulps »

Sempre tive vontade de constrir um !

Cheguei a comprar as plantas e manuais de uma turbina projetada pela Fatec de SP , porém na hora de obter os materiais e usinar as peças encontrei uma série de barreiras.

Mas quem quiser tentar, este link é bem interessante:

http://www.instructables.com/id/Make-a-Pulse-jet-engine-Scanned-from-1958-plans/
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Fioretto
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Fev 15, 2009 11:56 pm
Localização: São Paulo de coração,Penedo RJ por obrigação
Contato:

Mensagem por Fioretto »

Fala aí Poups!!!!

Cara faz um tempo que tenho vontade de construir um pulso-jato,pois tenho aqui no meu deposito tubos de aço inox,solda TIG,material pra usinagem e torno mecanico.
Já pesquisei varios projetos e a unica dificudade é encontrar a lamina de aço pra fabricar a valvula,que tem que ser muito fina e resistente ao calor.
Já contrui um turbo jato feito com turbo compressor de motor de caminhão,funcionol mas não mantinha a rotação depois que eu desacoplava o starter,talvez porque usava GLP como combustivel,esse gás não tem o poder calorifico sulficiente pra manter pressão na camara de combustão.
Não dei andamento no projeto por falta de tempo,mas pretendo ainda concluir o projeto e postar as fotos e video aqui no e-voo.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só lembrando que um pulso-jato mal construído é uma bomba de fragmentação em potencial, que pode explodir na cara do construtor, e encher o ambiente de fragmentos metálicos voadores... igualzinho a uma granada...
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Essa estrovenga devia se chamar Jato de explosões múltiplas
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

[quote:9040837fac="Fioretto"]Fala aí Poups!!!!

Cara faz um tempo que tenho vontade de construir um pulso-jato,pois tenho aqui no meu deposito tubos de aço inox,solda TIG,material pra usinagem e torno mecanico.
Já pesquisei varios projetos e a unica dificudade é encontrar a lamina de aço pra fabricar a valvula,que tem que ser muito fina e resistente ao calor.
Já contrui um turbo jato feito com turbo compressor de motor de caminhão,funcionol mas não mantinha a rotação depois que eu desacoplava o starter,talvez porque usava GLP como combustivel,esse gás não tem o poder calorifico sulficiente pra manter pressão na camara de combustão.
Não dei andamento no projeto por falta de tempo,mas pretendo ainda concluir o projeto e postar as fotos e video aqui no e-voo.[/quote:9040837fac]

Você pode tentar construir um sem válvula. É menos eficiente, mas elimina esse seu problema. ;)

http://www.aardvark.co.nz/pjet/valveless.htm
NO PAULINHADA!
YES FLY!
Avatar do usuário
cmtetavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 11:59 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por cmtetavares »

Este é o mesmo princípio daqueles pulverizadores que as prefeituras usam em época de dengue. Nunca repararam?
Este som me assusta até hoje. O nome do equipamento é termonebulizador e utiliza uma jato de pulso.
Aliás, procurem os vídeos que contem o som da V1. Aquilo sim é assustador!
Tenhamos ótimos vôos sem glitch ;)
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

construa seu pulso jato

Mensagem por Fernando Xavier »

Colegas:
Existe um certo "mito" em torno dos pulso jato, tipo, que ele pode explodir, mas na verdade ele funciona explodindo mesmo !!!
No meu caso, meu pulso dá em torno de 200 explosões por segundo.
Se seguir as instruções do fabricante e também as de segurança, eles são iguais as turbinas.
Nunca vi, nem fiquei sabendo de um pulso que explodiu e lançou estilhaços por todo lado.
Vejam seu funcionamento: a margarida está aberta, admite a mistura ar/combustível, se ele já estiver iniciado, a explosão faz fechar a margarida e logicamente os gases só tem uma saída: o cano de escape que é aberto, portanto ele não tem uma compressão grande a ponto de explodir e lançar destroços.
Creio que seu maior empecilho seja o barulho e também o elevado consumo e também seu start que é um "saco" desanimando a maioria dos iniciantes.
Qualquer dúvida, podem perguntar.
Abraços.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

[quote:33c0dd7ea4="mosca.br"][quote:33c0dd7ea4="Fioretto"]Fala aí Poups!!!!

Cara faz um tempo que tenho vontade de construir um pulso-jato,pois tenho aqui no meu deposito tubos de aço inox,solda TIG,material pra usinagem e torno mecanico.
Já pesquisei varios projetos e a unica dificudade é encontrar a lamina de aço pra fabricar a valvula,que tem que ser muito fina e resistente ao calor.
Já contrui um turbo jato feito com turbo compressor de motor de caminhão,funcionol mas não mantinha a rotação depois que eu desacoplava o starter,talvez porque usava GLP como combustivel,esse gás não tem o poder calorifico sulficiente pra manter pressão na camara de combustão.
Não dei andamento no projeto por falta de tempo,mas pretendo ainda concluir o projeto e postar as fotos e video aqui no e-voo.[/quote:33c0dd7ea4]

Você pode tentar construir um sem válvula. É menos eficiente, mas elimina esse seu problema. ;)

http://www.aardvark.co.nz/pjet/valveless.htm[/quote:33c0dd7ea4]

Este projeto é muiiito interessante e bem mais simples !
Eu não conhecia ele. A contrapartida deve ser o peso....
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Hot Furmann
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 7:41 pm
Localização: Penha - SC

Mensagem por Hot Furmann »

Aqui está a foto do pulso-jato que construi de acordo com os esquemas da Fatec (Grupo Lenda).
Só não fabriquei ainda a válvula de aço, em formato de "margarida", porque não encontrei a folha de aço adequada... :/
Anexos
pulso_jato.jpg
pulso_jato.jpg (25.69 KiB) Exibido 69 vezes
Responder