Qual peso um motor com empuxo de 1650g pode carregar?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:73b60e41e4="moralj"]É exatamente isso q eu penso. Onde está a amizade?
Detalhe importante, softwares já usei e pesquisei bastante e na teoria é lindo mas na prática é outra coisa.
Por isso pergunto em forum, pois a experiência dos mais antigos prevalece qualquer software.[/quote:73b60e41e4]

De fato, na teoria é uma coisa e na prática tudo muda.
Se perguntar se um diferencial de F-100 em um jeep fica bom, todos poderão afirmar se sim ou não, pois uma f-100 e um jeep, é sempre com o mesmo formato e o mesmo peso cada um deles, mas no aeromodelismo, onde várias coisas mudam, inclusive as condições climáticas como ventos, pressão atmosférica e principalmente a aerodinâmica de um aeromodelo, não se tem como afirmar com certeza a não ser a gente mesmo testando depois de ter usado os softwares que nos foram apresentados.
Só para terem uma ideia, nos motores xing ling, até mesmo um mesmo modelo de uma mesma marca, pode ter número de voltas diferentes no enrolamento das bobinas e isso por si só já muda completamente o esperado.
Eu faço um teste com um esc turnigy e fica bom, você usa um esc redbrick e fica uma porcaria e depois vai me culpar que o que eu sugeri ficou ruim e você gastou dinheiro à toa.
Tem certas coisas que só a gente testando mesmo para saber.
Agora, comparando os fóruns de caminhonetes, de motos e outros mais, quando nos fóruns lá dizem para o cara não fazer de certa maneira, ele le e aceita o que foi dito, aqui a maioria ouve (lê) que não é aconselhável e mesmo assim insiste para ver como fica.
Nos fóruns de carros e motos, 90% tem mais de 20 anos e no de aeromodelismo, a maioria tem menos de 20 anos.
O que isso significa?
Que os mais novos hoje em dia não estão muito preocupados em procurar nada, querem tudo pronto e mastigado, coisa que muitas vezes não é possível.
Só para terem uma ideia de como no aeromodelismo muita coisa pode mudar, uma vez teve um encontro de aeromodelistas na serra gaúcha, muitos da capital fora lá e os aeromodelos voaram que foi uma porcaria, pois o conjunto motor / hélice não ficou bom a uma altitude mais elevada e a uma umidade do ar bem mais elevada e uma pressão atmosférica mais baixa.
Tiveram que trocar hélices para que o aeromodelo voasse bem.
Aqui no fórum seguido o pessoal diz que não é o empuxo que importa no aeromodelo, mas sempre vem a mesma pergunta de que se o motor tem x de empuxo, dá para determinado avião?
Um fórum é para tirar uma dúvida e dúvidas a gente só tem quando já sabe o assunto e surgiu uma dúvida do por que de alguma coisa.
Então, comparar um motor falcon de f 1000, um motor evinrude de uma lancha ou um motor honda de uma moto, não é a mesma coisa que comparar um motor turnigy chines que cada um é feito de um jeito.
Se você tricar o glicê de um carburador de um motor de popa evinrude, saberá exatamente como ele vai ficar, pois tudo nele inclusive a hélice é igual em todos os motores de mesma especificação, mas no aeromodelismo elétrico infelizmente as coisas não são bem assim, pois para um mesmo aeromodelo existem vários motores e hélices que em suas combinações, tem o mesmo desempenho.
Aqui se fala tanto no uso errado de hélices SF, mas no entanto, mesmo assim, é o que mais utilizam.
Acontece isso nos fóruns de motos, jeeps, caminhonetes e outros mais?
Se fala que algo não é recomendado e a maioria insiste em usar?
Então, não se pode comparar fóruns uns com os outros.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
moralj
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 6:01 pm
Localização: Piracicaba, SP

Mensagem por moralj »

Coloquei meus dados no software Rccalc
Envergadura 102cm .fiquei na duvuda se considero a parte da fuselagem, então desconsiderei
Corda média 17cm . tbm fiquei na duvida e desconsiderei o aileron
Acrobatico
Perfil q mais se parece é E168
Velocidade segura 43km/h

Agora q é a dúvida. Escolhendo diversas helice aparece muita varidade de empuxo velocidade e potencia.
Meu motor é 3010B 1300kv 420W.
O q devo escolher?
Uma helice menor para o rpm final de 13000 com empuxo mais baixo e com velocidade bem maior e potencia maior ou uma helice maior para um rpm menor com empuxo maior com velocidade boa para o avião com potencia menor?
Quero o q tidos querem um vôo forte porem com bastante autonomia de vôo.
Grato a todos.
Avatar do usuário
moralj
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 6:01 pm
Localização: Piracicaba, SP

Mensagem por moralj »

Mais uma dúvida. O software mostra a potencia necessária para o motor dependendo da helice e do rpm. Se eu escolher uma helice q precise de menos potencia, considerando claro q estou com velocidade suficiente e empuxo tbm suficiente., vou ter menor consumo de bateria?
Avatar do usuário
Grina GT
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 14, 2011 10:40 am
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Grina GT »

Jacimar e Moralj compartilho a mesma opinião de vocês...

A atitude soberba aqui demonstrada por alguns certamente não contribui em nada para o hobbie ou aeromodelismo.

É lamentável que esta cultura tenha se difundido aqui neste fórum, pois assim como vocês eu tambem acredito que este espaço sirva para trocar idéias, opiniões e sugestões.

Sou velejador desde os 14 anos ou seja a 30 anos, e perdi a conta de quantas pessoas eu já ajudei quando se mostravam com duvidas. Para mim, é sempre um prazer conversar, falar, e ajudar quando o assunto em questão é algo do que gosto muito.

Forte abraço a todos.
Marcos Grina
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:7910e369c9="moralj"]Olá galera td bom? Após ler mt mas mt msm aqui no site estou me ariscando a fazer umas perguntas.
Tenho um extra 300 perfilado com 110 cm de asa e 85 cm fuselagem peso com bateria 2200 980g.
Tenho a seguinte eletronica.
Motor donkey 3007 1100kv
Helice gws 1060
Esc 40 A
Bat. 2200mA
Já testei mas consumiu mt bateria e sem manobras.

Agora estou pensando em colocar o seguinte
Motor turnigy 3010B 1300
Helice apc 10x5 ou apc 9x5
ESC 70A
Bat 2200

Galera show de bola o site
Vcs acham q estou melhorando? Qual helice vou ter melhor desempenho, autonomia e potencia para manobras?[/quote:7910e369c9]

Estou meio afastado do hobby, mas uma coisa me chamou a atenção...
Seu modelo perfilado tá pensando 1kg??? Ou ele tem perfil nas asas...
Se é isso mesmo, ele não deve voa bem não cara.
Qualquer motor que vc colocar vai consumir muito, pois é um aero perfilado.
O motor que vc tem serviria na boa para um modelo de 700g, ficaria econômico com hélice de 9".
Agora para levar 1kg...Leva na marra, considerando ser um modelo perfilado.

Esse outro motor que vc quer usar, é para baterias de pelo menos 3s de 3000 mAh, menos que isso, ela não vai dá pra voar muito não.
Eu sou sincero...Melhor rever o projeto, pois vc não vai se divertir como deveria.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

[quote:63b78b334f="Papalegua"][quote:63b78b334f="moralj"]É exatamente isso q eu penso. Onde está a amizade?
Detalhe importante, softwares já usei e pesquisei bastante e na teoria é lindo mas na prática é outra coisa.
Por isso pergunto em forum, pois a experiência dos mais antigos prevalece qualquer software.[/quote:63b78b334f]

De fato, na teoria é uma coisa e na prática tudo muda.
Se perguntar se um diferencial de F-100 em um jeep fica bom, todos poderão afirmar se sim ou não, pois uma f-100 e um jeep, é sempre com o mesmo formato e o mesmo peso cada um deles, mas no aeromodelismo, onde várias coisas mudam, inclusive as condições climáticas como ventos, pressão atmosférica e principalmente a aerodinâmica de um aeromodelo, não se tem como afirmar com certeza a não ser a gente mesmo testando depois de ter usado os softwares que nos foram apresentados.
Só para terem uma ideia, nos motores xing ling, até mesmo um mesmo modelo de uma mesma marca, pode ter número de voltas diferentes no enrolamento das bobinas e isso por si só já muda completamente o esperado.
Eu faço um teste com um esc turnigy e fica bom, você usa um esc redbrick e fica uma porcaria e depois vai me culpar que o que eu sugeri ficou ruim e você gastou dinheiro à toa.
Tem certas coisas que só a gente testando mesmo para saber.
Agora, comparando os fóruns de caminhonetes, de motos e outros mais, quando nos fóruns lá dizem para o cara não fazer de certa maneira, ele le e aceita o que foi dito, aqui a maioria ouve (lê) que não é aconselhável e mesmo assim insiste para ver como fica.
Nos fóruns de carros e motos, 90% tem mais de 20 anos e no de aeromodelismo, a maioria tem menos de 20 anos.
O que isso significa?
Que os mais novos hoje em dia não estão muito preocupados em procurar nada, querem tudo pronto e mastigado, coisa que muitas vezes não é possível.
Só para terem uma ideia de como no aeromodelismo muita coisa pode mudar, uma vez teve um encontro de aeromodelistas na serra gaúcha, muitos da capital fora lá e os aeromodelos voaram que foi uma porcaria, pois o conjunto motor / hélice não ficou bom a uma altitude mais elevada e a uma umidade do ar bem mais elevada e uma pressão atmosférica mais baixa.
Tiveram que trocar hélices para que o aeromodelo voasse bem.
Aqui no fórum seguido o pessoal diz que não é o empuxo que importa no aeromodelo, mas sempre vem a mesma pergunta de que se o motor tem x de empuxo, dá para determinado avião?
Um fórum é para tirar uma dúvida e dúvidas a gente só tem quando já sabe o assunto e surgiu uma dúvida do por que de alguma coisa.
Então, comparar um motor falcon de f 1000, um motor evinrude de uma lancha ou um motor honda de uma moto, não é a mesma coisa que comparar um motor turnigy chines que cada um é feito de um jeito.
Se você tricar o glicê de um carburador de um motor de popa evinrude, saberá exatamente como ele vai ficar, pois tudo nele inclusive a hélice é igual em todos os motores de mesma especificação, mas no aeromodelismo elétrico infelizmente as coisas não são bem assim, pois para um mesmo aeromodelo existem vários motores e hélices que em suas combinações, tem o mesmo desempenho.
Aqui se fala tanto no uso errado de hélices SF, mas no entanto, mesmo assim, é o que mais utilizam.
Acontece isso nos fóruns de motos, jeeps, caminhonetes e outros mais?
Se fala que algo não é recomendado e a maioria insiste em usar?
Então, não se pode comparar fóruns uns com os outros.[/quote:63b78b334f]

Laércio, é você??
ADELFHI !!!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:9657820e29="Paulo Mormello"][

Laércio, é você??[/quote:9657820e29]

Quem é esse?

Não, me chamo Rafael.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Haha, desculpe..
Responder