Cortador( fio quente ) por gravidade.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
charlesabrj
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Seg Nov 02, 2009 2:13 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Cortador( fio quente ) por gravidade.

Mensagem por charlesabrj »

Senhores.
Em primeiro lugar, gostaria de pedir aos moderadores que, caso o post não esteja adequado(local, tema), por gentileza, façam as correções devidas.

Estou com uma dúvida, utilizei a pesquisa do fórum e não obtive resultados.

É o seguinte, gostaria de saber se alguém tem um bom tutorial, ou talvez já tenha visto aqui pelo fórum alguma postagem pra calcular, montar e fazer cortes com o arco de corte usando gravidade como no vídeo abaixo.

Gostaria de informações sobre como calcular ângulos e etc para corte de asas elípticas e trapezoidais.

Grato pela atenção. Grande abraço.

https://www.youtube.com/watch?v=FiHA6K82tFQ

[yt]www.youtube.com?v=FiHA6K82tFQ[/yt]
"Se eu vencer, siga-me. Se eu morrer, Vinga-me. Se eu recuar, mate-me."
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Cortar asas trapezoidais com fio quente, só o gabarito já basta, não existe fórmulas para isso, já cortar asa elíptica com fio quente, a coisa pega, pois sempre terá que ajustar na lixa algo para ficar bom, direto no fio quente não tem como.
O vídeo sobre gravidade para puxar o fio, pode ver que existem os gabaritos por onde o fio irá passar, o peso é só para fazer o que você poderia fazer com as mãos, lógico que com o peso, o movimento será constante e te dará melhor acabamento do que usar as mãos.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Nessa página tem algumas informações sobre o que você está precisando:

http://charlesriverrc.org/articles/tools/brengmancutter.htm

Para os cálculos exite um programa chamado foamcalc, procurei rapidamente mas não encontrei o link para download. Se não conseguir me mande uma mp, pois acho que tenho ele em outra máquina.
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
charlesabrj
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Seg Nov 02, 2009 2:13 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por charlesabrj »

[quote:3cd287ad9c="Papalegua"]Cortar asas trapezoidais com fio quente, só o gabarito já basta, não existe fórmulas para isso, já cortar asa elíptica com fio quente, a coisa pega, pois sempre terá que ajustar na lixa algo para ficar bom, direto no fio quente não tem como.
O vídeo sobre gravidade para puxar o fio, pode ver que existem os gabaritos por onde o fio irá passar, o peso é só para fazer o que você poderia fazer com as mãos, lógico que com o peso, o movimento será constante e te dará melhor acabamento do que usar as mãos.[/quote:3cd287ad9c]

Opa, obrigado pelo retorno, Papalegua.
Então, cara. Eu vi que o sistema não é complexo, porém, a minha dúvida é em relação à proporção do movimento de acordo com os "ajustes" do ângulo dos cabos que são puxados pelo peso.

O que eu preciso é de alguém que tenha, já tenha feito, ou que manje os "paranauês" de fazer o acerto da proporção da "puxada" do cortador...
"Se eu vencer, siga-me. Se eu morrer, Vinga-me. Se eu recuar, mate-me."
Avatar do usuário
charlesabrj
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Seg Nov 02, 2009 2:13 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por charlesabrj »

[quote:52a7b9f987="caracara"]Nessa página tem algumas informações sobre o que você está precisando:

http://charlesriverrc.org/articles/tools/brengmancutter.htm

Para os cálculos exite um programa chamado foamcalc, procurei rapidamente mas não encontrei o link para download. Se não conseguir me mande uma mp, pois acho que tenho ele em outra máquina.[/quote:52a7b9f987]

Opa, obrigado, caracara.
Esse foam calc, na verdade, calcula o que ? rs
Abraço
"Se eu vencer, siga-me. Se eu morrer, Vinga-me. Se eu recuar, mate-me."
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Calcula as distâncias que as polias devem ficar em relação ao eixo do mecanismo.
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Tudo o que necessitas esta no link abaixo, usei muito este processo antes das cnc.


http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/decoupeenglish.htm
[], motta
Avatar do usuário
charlesabrj
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Seg Nov 02, 2009 2:13 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por charlesabrj »

[quote:43d95a6315="motta"].

Tudo o que necessitas esta no link abaixo, usei muito este processo antes das cnc.


http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/decoupeenglish.htm[/quote:43d95a6315]

Motta,

Muito, mas muito obrigado mesmo. Muito boas as explicações contidas na página. Tenho certeza que além de mim, vai ajudar várias outras pessoas.

Grande abraço!
"Se eu vencer, siga-me. Se eu morrer, Vinga-me. Se eu recuar, mate-me."
Responder