Ultraleve RC - Reciclando aeromodelos - vídeo
Ultraleve RC - Reciclando aeromodelos - vídeo
Estou algum tempo sem publicar algo novo aqui no e-voo mas, neste carnaval resolvi reciclar os restos de alguns aeromodelos que acidentei e construir algo.
O projeto original foi retirado aqui mesmo do site, mas tem algumas modificações.
A origem:
1. Asa do meu finado NEXSTAR, que encontrava-se encostada num canto da oficina a alguns anos. Foi o que sobrou dele quando encontrei uma pedra no meio do caminho.
[img:4043749c94]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pezcZ4c-3d3d1KEONKnuyhBrs-Ea-nEODQvy7hN7I8v-1Vu7BMQzc7I6eUu_BQEL3NnvMgg_geW3JeAJSGKlJU_FeXMD3F-3GEHLrnGCUHbQ/DSC07682.jpg[/img:4043749c94]
2. A deriva horizontal e vertical, assim como a eletrônica e o motor do meu piper cherokee, acidentado recentemente.
[img:4043749c94]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2p0Er1rkgRYRwihbo1By5oVH50IJHofUK68To_7y9LQi7Z_3DbtPjmIHn1uiVoBuEWyeIXWb87rBqdM4DW7YfMVUG1oUXct9tO7Peo4cjNOPI/DSC07680.jpg[/img:4043749c94]
3. Algumas varas de pesca de fibra-de-vidro made in china.
[img:4043749c94]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2p0khvfiqPhcGPJcfDIT3iZEeM6awrX4BAw-fBqK5SseS9b_lTE4aN-FK-NlkPzExHtQgJ5JghdNWXVylY49vZ3mdsAE8_uRS0lct5ErS_osM/DSC07681.jpg[/img:4043749c94]
4. Alguns cordões, cola epóxi, e um pouquinho de trabalho e já temos alguma coisa a mostrar.
[img:4043749c94]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pWX8f3K3sGS0yur89lE-FhovLXSp8bB48JYoHiuaS7nwZDvCHFjc34Cd6RQ7ohxiB-4En0nPj_9pzwHhBDh2mCGAZcSmdmPByFCqg0rtNyC4/DSC07745.jpg[/img:4043749c94]
Nas próximas atualizações vou mostrar como foi que eu fiz esta construção e, se tudo correr como previsto, o vídeo do vôo.
Até breve!
Disney Martins
O projeto original foi retirado aqui mesmo do site, mas tem algumas modificações.
A origem:
1. Asa do meu finado NEXSTAR, que encontrava-se encostada num canto da oficina a alguns anos. Foi o que sobrou dele quando encontrei uma pedra no meio do caminho.
[img:4043749c94]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pezcZ4c-3d3d1KEONKnuyhBrs-Ea-nEODQvy7hN7I8v-1Vu7BMQzc7I6eUu_BQEL3NnvMgg_geW3JeAJSGKlJU_FeXMD3F-3GEHLrnGCUHbQ/DSC07682.jpg[/img:4043749c94]
2. A deriva horizontal e vertical, assim como a eletrônica e o motor do meu piper cherokee, acidentado recentemente.
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3. Algumas varas de pesca de fibra-de-vidro made in china.
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4. Alguns cordões, cola epóxi, e um pouquinho de trabalho e já temos alguma coisa a mostrar.
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Nas próximas atualizações vou mostrar como foi que eu fiz esta construção e, se tudo correr como previsto, o vídeo do vôo.
Até breve!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Bem, a primeira estrutura que construí foi o suporte da asa de das derivas.
Para isso, utilizei três pedaços de vara de pescar de fibra-de-vidro. Cortei de tal forma que a distância entre o final da asa e o início da deriva horizontal fosse de 2 vezes a raiz da asa.
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Depois fiz as furações e amarrei com cordão. Em seguida fiz as amarrações finais para reforçar a estrutura.
[img:63d2830320]https://y8nhug.bn1303.livefilestore.com/y2pEG8EFTFoLJwC4Sy2fzqQbP8z5baybuBaoFePb7zD20LUJy4eoOnpA9QKB0CrYCVK4USttaTw8LUE4AadvCKw13AiyxScWGDlbLGy-qz4imw/DSC07688.jpg[/img:63d2830320]
A segunda amarração já ficou esteticamente melhor.
[img:63d2830320]https://y8nhug.bn1303.livefilestore.com/y2pNHJmrOEZQ88hN0b71NAJ6O88obEnDX5Hhl6DgIlTTB1j-1VVzEoNcjLotRCPTcG-i3suyZhYo5vDSC8168oVGd47zHw-DyQYU8Mj1wfyC20/DSC07687.jpg[/img:63d2830320]
Essas amarrações são meio chatinhas de fazer.
Aqui uma pré-montagem para veirificar se estava tudo dentro do esperado.
[img:63d2830320]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pfhyzHXWV6Td69xax5WQjrLqvv_ulc_QARoWtORIn_KutQB47OCHxZI62xGxnlj0P9NC1-xSSombWme3-y74x1F04OQ4i5FhM8c5uWP9qphk/DSC07689.jpg[/img:63d2830320]
Até a próxima.
Disney Martins
Para isso, utilizei três pedaços de vara de pescar de fibra-de-vidro. Cortei de tal forma que a distância entre o final da asa e o início da deriva horizontal fosse de 2 vezes a raiz da asa.
[img:63d2830320]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pxf_bzWLZeilc7HXnWc_GnIMVEuxPETagvs7Kxb9OzXCYppIc5-ZvnEHNK4iVLhgF9GDa2RiaU3-h7zgY9Ul1CZAzFLsfkEt128z02tbZgGI/DSC07683.jpg[/img:63d2830320]
Depois fiz as furações e amarrei com cordão. Em seguida fiz as amarrações finais para reforçar a estrutura.
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A segunda amarração já ficou esteticamente melhor.
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Essas amarrações são meio chatinhas de fazer.
Aqui uma pré-montagem para veirificar se estava tudo dentro do esperado.
[img:63d2830320]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pfhyzHXWV6Td69xax5WQjrLqvv_ulc_QARoWtORIn_KutQB47OCHxZI62xGxnlj0P9NC1-xSSombWme3-y74x1F04OQ4i5FhM8c5uWP9qphk/DSC07689.jpg[/img:63d2830320]
Até a próxima.
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[size=18:ae6642ca73]A base inferior do ultraleve:[/size:ae6642ca73]
Depois de construir a base triangular superior, construí a base inferior do carro.
Idealizei esta base iniciando-se no bordo de fuga da asa. Como a asa tem 27cm de corda, fiz esta base triangular com 30 cm de base e 50 cm de altura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pJd8Kasb9INbT474mIIUdZ_mrm5oLjseXx3IlpBNAO0rYaUhZEP1JsrjxqJCNQRpCaRYnWaTRpXGTpPyMLsrPJw8utAvqL8e1fvvrsThVVvE/DSC07690.jpg[/img:ae6642ca73]
Depois feito as amarras de fixação, utilizei cola epóxi para realizar o travamento das estruturas e manter tudo alinhado.
Em seguida, confeccionei as colunas que ligariam a base triangular superior com a inferior. Cortei-as de tal modo que, após realizar os devidos encaixes superiores e inferiores, ficasse com 27 cm de altura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2piq92rZ-sdbnyhAaYfADZKvVEw8R376LUZ7rrabH1dCqmaZYRs9pBsCgDmSQHb3_LxzKDQpnnE3Ew9QlX7M9-ENU2aDvLEZp7wjfrdfmc-x8/DSC07691.jpg[/img:ae6642ca73]
Esta altura foi definida tomando por base a posição do motor e o tamanho da hélice que este utilizará. Trata-se de um motor glow OS 56cc.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2poIpM3Q4ueZAzvoA6YshJYeXynYy_B4K_c0aYYafLFHQZ6BTRuZ8KyUa4_WknHjNaVL7_k6-EQhLhtPpOY-Odex5UwV-U4DzXp4jCs4hDeQk/DSC07692.jpg[/img:ae6642ca73]
Da mesma forma que nos pontos de fixação anteriores, fiz apenas amarras para permitir os ajustes finais da estrutura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pfeIpl4FC-40Ee17NTKq2LNyzMorQN5Rm-k_jEYO0NiUdAZhs4jbcR33Kf--v4yOUd9cmhTuMVJj4Smycj0Nr2cHiiRh-orwmlL4JCfkyKP0/DSC07693.jpg[/img:ae6642ca73]
Posicionei o futuro piloto para verificar se a altura estava adequada.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p94y9DNc-NxDfoMBhViC6s0q5fEMjTFpSjMELBbHLk19HsFgANr3k9OvbZn78DK6XTy1XNm25pVqtNMZDbLDqee7svsoggTBiILRJPAmjOHs/DSC07694.jpg[/img:ae6642ca73]
Em seguida, cortei os outros segmentos que dariam a forma final da estrutura e fiz as devidas amarrações, procurando manter um leve ângulo positivo da asa em relação a deriva horizontal.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p0NcX4TMz2e17a889jhp5sxV-BtGccU5ILMIonBaATXHgX-IkduHOu-ZnIxKA-_0_SQ5Tbi8UVIHedbfaZ-MoUTgNRkh-FfHgzONKivNWbKk/DSC07700.jpg[/img:ae6642ca73]
Até este ponto a estrutura encontrava-se apenas com pontos de ancoramento, permitindo os ajustes finais.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2py86VXqUJLSst1WoGmlgHWPQ0egC1PaBgNuEZnps9-46cjE-SJ-LTq63GhC9DLOm1PpAPq8EcvZ5pkEAtfSjbtwDl2lO_nuAyjvAjQ48WGzE/DSC07696.jpg[/img:ae6642ca73]
Montei um nível laser num tripé de filmadora para realizar o alinhamento final da estrutura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pRBB2FYYnkzgcSdZQWpJW90b1y766vBUR5VwuhB-DGlfzbWg9clu2FfyudYJ0jz_LV70u_ErNyxAKax9JZMCb3rBe4jIJIsqnyTrQzcLz_4Y/DSC07705.jpg[/img:ae6642ca73]
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pPF3oqSbc7EllbxQIjRRTFIallX3XuKE3l3dD5TDg_JqAXJZd5K3q9g8R3UZ3IBi2JW2L1m1UWzSP-FzPtzF0yYNIzZpXuq6Ky4l-3iPslGs/DSC07706.jpg[/img:ae6642ca73]
Na base do triangulo inferior eu marquei o ponto central, para utilizar o ápice do triângulo e este ponto como alinhamentos para posicionar o ápice do triângulo da base superior.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p6m3BQ1Lq50QCuUzHLVci9fUcOxnePmAwfwMDv4wXbkSsYzdldro6U8EsKgtW_L7_zb-4Uw6P2-luVbsaCTwgmqarE9dJrMvhE16s3yjhDXQ/DSC07706_det.jpg[/img:ae6642ca73]
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pzsfxDuB9-74zVB7euQPzRrwNsscEbMWacRxnvDcJWp9vVfM4BaQEyvLbVnfKOVEWSCsdFQM50JCnkIt3rRm5bLpIf6RH9WZynxoEpIKQukk/DSC07703.jpg[/img:ae6642ca73]
Depois, sendo o mais delicado possível no movimento e fazendo várias verificações, posicionei a base triangular superior em alinhamento e fiz o travamento final da estrutura pontilhando-a com ciano acrilato.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1303.livefilestore.com/y2pdb7nTdOnvB-6BNS_ZucEAymmjpo-4_UAxlKpcaFkxiVZinLgy8hCa1a1_nqZLPdnPuFMwej3r0s59seF2WYJwSQd_EFdsFcAAd-XbRdaS4Q/DSC07704.jpg[/img:ae6642ca73]
Em seguida fiz o travamento final utilizando cola epóxi e parti para a finalização do reforço do pontos de soldagem com amarrações de cordão.
Até a próxima!
Disney Martins
Depois de construir a base triangular superior, construí a base inferior do carro.
Idealizei esta base iniciando-se no bordo de fuga da asa. Como a asa tem 27cm de corda, fiz esta base triangular com 30 cm de base e 50 cm de altura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pJd8Kasb9INbT474mIIUdZ_mrm5oLjseXx3IlpBNAO0rYaUhZEP1JsrjxqJCNQRpCaRYnWaTRpXGTpPyMLsrPJw8utAvqL8e1fvvrsThVVvE/DSC07690.jpg[/img:ae6642ca73]
Depois feito as amarras de fixação, utilizei cola epóxi para realizar o travamento das estruturas e manter tudo alinhado.
Em seguida, confeccionei as colunas que ligariam a base triangular superior com a inferior. Cortei-as de tal modo que, após realizar os devidos encaixes superiores e inferiores, ficasse com 27 cm de altura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2piq92rZ-sdbnyhAaYfADZKvVEw8R376LUZ7rrabH1dCqmaZYRs9pBsCgDmSQHb3_LxzKDQpnnE3Ew9QlX7M9-ENU2aDvLEZp7wjfrdfmc-x8/DSC07691.jpg[/img:ae6642ca73]
Esta altura foi definida tomando por base a posição do motor e o tamanho da hélice que este utilizará. Trata-se de um motor glow OS 56cc.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2poIpM3Q4ueZAzvoA6YshJYeXynYy_B4K_c0aYYafLFHQZ6BTRuZ8KyUa4_WknHjNaVL7_k6-EQhLhtPpOY-Odex5UwV-U4DzXp4jCs4hDeQk/DSC07692.jpg[/img:ae6642ca73]
Da mesma forma que nos pontos de fixação anteriores, fiz apenas amarras para permitir os ajustes finais da estrutura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pfeIpl4FC-40Ee17NTKq2LNyzMorQN5Rm-k_jEYO0NiUdAZhs4jbcR33Kf--v4yOUd9cmhTuMVJj4Smycj0Nr2cHiiRh-orwmlL4JCfkyKP0/DSC07693.jpg[/img:ae6642ca73]
Posicionei o futuro piloto para verificar se a altura estava adequada.
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Em seguida, cortei os outros segmentos que dariam a forma final da estrutura e fiz as devidas amarrações, procurando manter um leve ângulo positivo da asa em relação a deriva horizontal.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p0NcX4TMz2e17a889jhp5sxV-BtGccU5ILMIonBaATXHgX-IkduHOu-ZnIxKA-_0_SQ5Tbi8UVIHedbfaZ-MoUTgNRkh-FfHgzONKivNWbKk/DSC07700.jpg[/img:ae6642ca73]
Até este ponto a estrutura encontrava-se apenas com pontos de ancoramento, permitindo os ajustes finais.
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Montei um nível laser num tripé de filmadora para realizar o alinhamento final da estrutura.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pRBB2FYYnkzgcSdZQWpJW90b1y766vBUR5VwuhB-DGlfzbWg9clu2FfyudYJ0jz_LV70u_ErNyxAKax9JZMCb3rBe4jIJIsqnyTrQzcLz_4Y/DSC07705.jpg[/img:ae6642ca73]
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Na base do triangulo inferior eu marquei o ponto central, para utilizar o ápice do triângulo e este ponto como alinhamentos para posicionar o ápice do triângulo da base superior.
[img:ae6642ca73]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p6m3BQ1Lq50QCuUzHLVci9fUcOxnePmAwfwMDv4wXbkSsYzdldro6U8EsKgtW_L7_zb-4Uw6P2-luVbsaCTwgmqarE9dJrMvhE16s3yjhDXQ/DSC07706_det.jpg[/img:ae6642ca73]
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Depois, sendo o mais delicado possível no movimento e fazendo várias verificações, posicionei a base triangular superior em alinhamento e fiz o travamento final da estrutura pontilhando-a com ciano acrilato.
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Em seguida fiz o travamento final utilizando cola epóxi e parti para a finalização do reforço do pontos de soldagem com amarrações de cordão.
Até a próxima!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[size=18:a45887c6f6]Reforços nas barras laterais:[/size:a45887c6f6]
Depois de realizar o travamento com epóxi, fiz as amarrações nas juntas da estrutura. Trabalho delicado, demorado e que sempre achamos que poderia ter sido melhor, mas...
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pYxuPwR-NF_gHrQkCi9ezIWGkY1-Ko33uTC7dgixyqXv0isYW2cAKr0FkReMOjRsijRdyfGQkHmshgv4MS2P7KuI1dUwo3uDBeW3QM6rJ8gs/DSC07720.jpg[/img:a45887c6f6]
Coloquei 4 reforços para distribuir o impacto que vai ocorrer nas barras transversais do carro.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pWCDOXVaBuMU3ZecEjLyfeqLs-H0_pl5L2sduKyusVUlK9F3GfTC7gOKALzJ3xlRz8EdeZtLPewCqYFpnT2-PGKvJkEgOeZrhU1cvjSqCctM/DSC07713.jpg[/img:a45887c6f6]
Acredito que assim a força de impacto será distribuída e não sobrecarregar este ponto.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2p2mo-KO52527mR7Ljbh3ATPg6mG4tzPBUkFLCCorUaWPpm4erOkAUnntzvuNIfcF7EXdRfqpmCSZQOinLuL5JrVZJJ0XQrouOU4aYyqOspiU/DSC07713_edit.jpg[/img:a45887c6f6]
Fiz um teste de esforço da estrutura para verificar quanto de peso ela suportaria.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2p0eTr8kNhxP2DgZSZCOABrACAP8jitajvSthL6gLGN-Uq4p93eloGwATeaa7MT5zjq3oHWFAlx5q_nNv3uS2_lM3svN5JnTumsk_CWEG0Dk8/DSC07723.jpg[/img:a45887c6f6]
Não cheguei ao limite da estrutura. Parei quando acreditei que seria o suficiente. Depois pesei tudo o que havia colocado em cima da estrutura e fiquei satisfeito com o resultado.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2p8mXjkiAnuyDQAWyDkVvvC4twiltfpzqfyzq69kJ9-J1aMxrFMPABaJWGwaC-lNuGtLy57lpUkXIrG3mX8QIIRCJscbw0MY7qsPbr9tbfdpU/DSC07725.jpg[/img:a45887c6f6]
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1303.livefilestore.com/y2pP-kIXazdfgiuRPFSD_92C9W3CfILFjr22q9VCEE1rSdf_v2lWcMMaoxnKWvuhVlJNHJWhpY77jWNfNBBQiyPsyba7A7ihyN0KerLp7NIx7c/DSC07724.jpg[/img:a45887c6f6]
O total de peso suportado foi acima de 11,8 Kg. Como estou esperando um peso final em ordem de vôo de 1,8 Kg a 2 Kg, o resultado corresponde a quase 6 vezes o peso máximo.
Espero não realizar um pouso tão desastrado assim!
Pesei a estrutura que tinha montado até agora e fiquei feliz com o resultado final.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pdpiVNYL5AZ0Go1m3V9ozdrDOkHr0XwUQ9EUpjQ85QpjaALYm1Hsyw8pk8w2iokiZEZRi0Ol9yO2BgglOhyRLhqmSi3gnxjIZPrIAqEMxDQc/DSC07726.jpg[/img:a45887c6f6]
Em seguida fui começar a construir o trem de pouso.
Até mais!
Disney Martins
Depois de realizar o travamento com epóxi, fiz as amarrações nas juntas da estrutura. Trabalho delicado, demorado e que sempre achamos que poderia ter sido melhor, mas...
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1304.livefilestore.com/y2pYxuPwR-NF_gHrQkCi9ezIWGkY1-Ko33uTC7dgixyqXv0isYW2cAKr0FkReMOjRsijRdyfGQkHmshgv4MS2P7KuI1dUwo3uDBeW3QM6rJ8gs/DSC07720.jpg[/img:a45887c6f6]
Coloquei 4 reforços para distribuir o impacto que vai ocorrer nas barras transversais do carro.
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Acredito que assim a força de impacto será distribuída e não sobrecarregar este ponto.
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Fiz um teste de esforço da estrutura para verificar quanto de peso ela suportaria.
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Não cheguei ao limite da estrutura. Parei quando acreditei que seria o suficiente. Depois pesei tudo o que havia colocado em cima da estrutura e fiquei satisfeito com o resultado.
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[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1303.livefilestore.com/y2pP-kIXazdfgiuRPFSD_92C9W3CfILFjr22q9VCEE1rSdf_v2lWcMMaoxnKWvuhVlJNHJWhpY77jWNfNBBQiyPsyba7A7ihyN0KerLp7NIx7c/DSC07724.jpg[/img:a45887c6f6]
O total de peso suportado foi acima de 11,8 Kg. Como estou esperando um peso final em ordem de vôo de 1,8 Kg a 2 Kg, o resultado corresponde a quase 6 vezes o peso máximo.
Espero não realizar um pouso tão desastrado assim!
Pesei a estrutura que tinha montado até agora e fiquei feliz com o resultado final.
[img:a45887c6f6]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pdpiVNYL5AZ0Go1m3V9ozdrDOkHr0XwUQ9EUpjQ85QpjaALYm1Hsyw8pk8w2iokiZEZRi0Ol9yO2BgglOhyRLhqmSi3gnxjIZPrIAqEMxDQc/DSC07726.jpg[/img:a45887c6f6]
Em seguida fui começar a construir o trem de pouso.
Até mais!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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- FabrícioMC
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Ultraleve
Olá Disney,
Ótimo projeto! Ficou muito legal!
Uma pequena dica: Acho que uma pintura com tinta preta nas linhas iria disfarçá-las bastante.
Não esqueça de fazer um videozinho do vôo inaugural.
Abraços e bons vôos.
Fabrício Carniel
Ótimo projeto! Ficou muito legal!
Uma pequena dica: Acho que uma pintura com tinta preta nas linhas iria disfarçá-las bastante.
Não esqueça de fazer um videozinho do vôo inaugural.
Abraços e bons vôos.
Fabrício Carniel
- marcos soares
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[size=18:793860ae5c]ULTRALEVE (nem tão leve assim...) voou![/size:793860ae5c]
Caros colegas, depois vou continuar a postar a construção deste projeto mas, gostaria de adiantar que ele voou e muito bem.
[img:793860ae5c]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2p_kXd2sAZOiq2NFMYei1dSkO7XoxXaDW07vgxVMVPA4Ze__hr-Q40mI1Y7oEIVO9ik52OsMKtL0s1p0Hvk54Ru1WAgw6NtS2Cj-Hpi9LKdS4/DSC07800.jpg[/img:793860ae5c]
Acima, pronto para vôo. Infelizmente não ficou tão leve. Peso final sem combustível foi de 3.460g.
[img:793860ae5c]https://y8nhug.bn1301.livefilestore.com/y2pH857t7dsFmllDnQgNkskmfySNgemxhMJpCikHmN2X03ApFiSG63BKjPnYdthVpXWzjneWPn4KmfzKYHeT5hl7FzM4lQF-j7E6SjmzYTcB4w/DSC07804.jpg[/img:793860ae5c]
Detalhe do piloto.
A carga alar ficou em 85g/dm2. O motor é um OS 55 GLOW. Hélice 12x7.
[img:793860ae5c]https://y8nhug.bn1.livefilestore.com/y2pnoNRoAVaqNDnZA7QCSP-YZUxVq3-9BEmc2bPzuR5LpUgcvULd9OqGOqEO3ofwjnXlpudCQBxUyG4lEHNfjB7g_6ZPEagVVeif0HHw4jgqQ4/DSC07802.jpg[/img:793860ae5c]
Para acertar o CG tive que acrescentar 180g de chumbo na ponta do carrinho. Não gosto de fazer isso, mas foi necessário.
[img:793860ae5c]https://y8nhug.bn1302.livefilestore.com/y2pHBIC3fZBSqpCJ4qo_vh7uFcO43mc49W6XJLWYOZizCtzr01R5MFg52orPLzSg2yfxdGmc4hUBT9ZtPRQ1u7xDzFFOjYkzv-EQAm9r5mdquA/DSC07801.jpg[/img:793860ae5c]
A decolagem foi tranquila e dócil. Precisei dar apenas dois toques no aileron para corrigir uma leve tendência para esquerda. Com 70% de aceleração o bichim levantou o trem de pouso do chão e ganhou os céus. O vôo foi tranquilo, sem adrenalina alguma.
Vi apenas que não plana muito. Mas já era esperado devido a carga alar.
O pouso também foi muito tranquilo, sem incidentes.
Depois posto algumas fotos das filmagens e, quando editar o vídeo, posto por aqui.
Abraços!
Disney Martins
Caros colegas, depois vou continuar a postar a construção deste projeto mas, gostaria de adiantar que ele voou e muito bem.
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Acima, pronto para vôo. Infelizmente não ficou tão leve. Peso final sem combustível foi de 3.460g.
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Detalhe do piloto.
A carga alar ficou em 85g/dm2. O motor é um OS 55 GLOW. Hélice 12x7.
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Para acertar o CG tive que acrescentar 180g de chumbo na ponta do carrinho. Não gosto de fazer isso, mas foi necessário.
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A decolagem foi tranquila e dócil. Precisei dar apenas dois toques no aileron para corrigir uma leve tendência para esquerda. Com 70% de aceleração o bichim levantou o trem de pouso do chão e ganhou os céus. O vôo foi tranquilo, sem adrenalina alguma.
Vi apenas que não plana muito. Mas já era esperado devido a carga alar.
O pouso também foi muito tranquilo, sem incidentes.
Depois posto algumas fotos das filmagens e, quando editar o vídeo, posto por aqui.
Abraços!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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