Quad para FPV com autonomia de 30 min. e Miniquad FPV.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Quad para FPV com autonomia de 30 min. e Miniquad FPV.

Mensagem por Piradrone »

Pessoal, antes de mais nada quero pedir licença para entrar nesse grupo seleto de gente que curte esses bichinhos voadores.

Fui apresentado ao hobby a poucos meses, através de um anuncio do Deal Extreme sobre o Walkera QR-X350. Curti demais a ideia e acabei comprando um desses pra mim, na epoca o modelo top com FPV no próprio controle, um Devention F7 FPV.

Como nunca havia pego um RC pra pilotar, apanhei bastante para pegar o jeito (e ainda tenho muito o que aprender), mas gostei muito da idéia e acabei comprando mais um quad, dessa vez um mini Hubsan X4 para "marretar" e tentar ganhar habilidade nos controles usando um quad "seco" sem nenhuma função a mais além dos 4 canais de controle.

Conforme ia ganhando experiência no comando dos quads, fui notando as deficiências e limitações dos modelos "prontos", como baixíssima autonomia, alguma instabilidade nos modos GPS, o conjunto FPV que acompanha o X350 é muito ruim de usar, limitadíssimo em alcance e impossível de voar olhando somente para a tela LCD do Devo F7, e por aí vai...

Decidi comprar aguns upgrades, como o óculos FPV walkera, baterias 2200 3S de reserva, um carregador de baterias de gente grande e quando me dei conta, já havia passado do "point of no return".

Descobri a HobbyKing e seu horrível sistema de postagem, descobri o Banggood, descobri a ReadyMadeRC, e inumeras outras lojas especializadas em multirotores.

Decidi que iria montar os meus próprios quads e comecei a caça por informações e fiquei a ponto de pirar com a overdose de informações, acabando por ficar mais confuso sobre como seria um setup que me agradasse.

O problema é que é tão fácil comprar peças, kits, frames, placas, que a gente acaba exagerando nos cliques "Add to Cart".

O cartão de crédito já está prestes a estourar e começaram a chegar as primeiras encomendas.

Decidi que inicialmente quero montar 2 quads:

1) Quad perfeito pra FPV, com autonomia de pelo menos 30 minutos, o mais confiável possível, que tenha ótima qualidade de imagem e com range utilizável de 5Km.

2) Um miniquad também FPV, mas com maior capacidade de manejo e agilidade, para vôos em menor distância, o mais leve e ágil possível e que consiga levar uma câmera HD pequena, tipo Mobius. Pelo menos 15min. reais de autonomia.

Não sei qual o nível de "audácia" desses dois projetos para um iniciante. Embora seja iniciante no RC, sou engenheiro eletronico e tenho muita experiência em montagens e projetos de hardware, trabalho com reparos em equipamentos CNC industriais e além disso fabrico módulos de injeção programáveis para carros de performance e faço meus próprios projetos, PCB's e etc... então me sinto muito confortável com o que seria a parte mais complicada para os iniciantes, que é justamente a eletronica do RC.

Gostaria de pedir aos amigos mais experientes uma idéia por cima, de como seria menos penoso concluir esses dois projetos, e se algum amigo do Fórum já concluiu algo parecido, facilitando um pouco as coisas pra mim, por não ter que "reinventar a roda".

Aqui vão algumas fotos do que tenho atualmente a disposição para inicio dos projetos.
Isso é o que acumulei nesse pouco tempo de hobby e tem bastante coisa pra chegar que estão nas mãos dos alfandegários:

[img:5d74861d6f]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140312_225520.jpg[/img:5d74861d6f]


[img:5d74861d6f]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140312_225532.jpg[/img:5d74861d6f]


[img:5d74861d6f]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140312_225541.jpg[/img:5d74861d6f]


Comprei algumas peças de reposição pro X350, um frame "padrão" 450, alguns flight controllers (como não conhecia nenhum em detalhes, acabei comprando 3 deles, uma APM, uma Multiwii PRO e um FY-DOS GPS) além de várias tranqueiras... Tem mais algumas coisas pra chegar e vou atualizando o tópico conforme forem chegando.

Quem quiser dar palpites, dicas, puxões de orelha ou o que for, sintam-se à vontade pois toda informação é válida.

Um abraço aos amigos do Fórum e espero controbuir com os demais da mesma forma que estou ganhando conhecimento com as experiências dos amigos.

Um abraço,

Luiz Henrique
Piracicaba - SP
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Ah, esse aqui chegou hoje, um wattímetro para os VTX que utilizarei... Como gosto de trabalhar com números, e pela experiência que tenho em transmissores de rádio, sei que nem sempre os numeros de potência dos fabricantes são os reais, decidi que essa ferramente será muito util para avaliar a performance dos transmissores e não ficar somente nos dados que o fabricante informa.

Um ImmersionRC power Meter, capaz de medir potência em todas as faixas mais utilizadas em RC, de 35MHz a 5.8Ghz.

[img:704ca25644]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140318_150053.jpg[/img:704ca25644]

[img:704ca25644]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140318_150323.jpg[/img:704ca25644]

[img:704ca25644]http://i469.photobucket.com/albums/rr54/piubrazil/drone/20140318_150145.jpg[/img:704ca25644]

Ele aceita diretamente sinais de até 0dBm (1mW) e através de um atenuador de 30dB que vem junto, mede transmissores de até 2000mW.

Me custou U$204,00 com FedEX incluso e mais R$145,00 de frete. Caro, bem caro pra uma ferramenta que utilizarei poucas vezes, mas no fim das contas vale o investimento por te dar numeros reais sobre uma grandeza muito importante na área de FPV, que é a potência real dos seus VTX.
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

Cara, muito legal.

Um wattímetro é tudo de bom...

Sonho de consumo aqui pra mim. E faz falta... ferramenta é tudo. :)

Parabéns aí pelas aquisições.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Mensagem por marcelo_akiok »

Acompanhando....
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

cara vou ser sincero seus objetivos estao claros,mais em questao de quads para seus objetivos,autonomia de 30 minutos , nao vi nada que possa chegar perto disso,esta para chegar?
para chegar proximo disso vai precisar de frames extremamente leves,fibra de vidro ou carbono,motores de baixo kv 320,390, helices grandes 17'' 18'',baterias com grande capacidade 8000 para cima quanto a fpv nao posso opnar pois nao conheço os equipamentos
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Não com o objetivo de criticar , mas com o objetivo de alinhar expectativas, segue minha experiência real em campo, nada teórica.

Infelizmente ainda não inventaram o "Reator de energia do homem de ferro", quem sabe um dia.

Sendo assim, quando se fala em mini quad , o melhor que já consegui (e também não vi em nenhum site do mundo nada muito melhor, um pouco melhor talvez), com exceção de produtos realmente caríssimos, foi 18 minutos de flight time em hover há 2 metros do chão, sem usar "colchão de ar próximo ao chão", com um mini que terminei antes de ontem todo em fibra de carbono.

Montei com tudo top, motor T-motors, ESC T-motor, bateria top, mini frame de fibra de carbono super leve feito sob medida (só de chapa de fibra gastei uns 150 dólares), sem considerar corte e montagem do frame , RX mini, entre outros, acho que com uma câmera pequena deve cair para uns 12 ou talvez 11, inclusive se alguém conseguir um setup melhor eu agradeceria muito conhecer para minis.

Outra coisa, recentemente acompanhei com um amigo (mora em Mato Grosso) testes de um quad que ele montou com motores de baixo KV também T-motors (caríssimos), e hélices grandes, também tudo TOP, realmente vou bastante tempo (~45min), porem ventou um pouquinho Esquece, parece bambuzal com vento, e para filmar tenho lá minhas duvidas se vai prestar.

Sendo assim, acho legal rever um pouco os conceitos e trazer para o mundo real, caso contrario, se gasta um monte de grana, e depois se fica triste. :)

Existem montagens sem duvida muito mais performáticas, porem requerem investimentos muito, mas muito maiores, porem também não existe milagre, vai grana, muita grana.

Tenho um Hexa que investi uma boa grana e estou com 20 minutos de flight time (com 2 baterias 4s de 5000mah) e com gopro e FPV, e aguenta muito bem vento, não cheguei nada além disso, e também gastei uma boa grana.

E para finalizar, tem vídeos ai pela internet de quads voando 2 horas, que são reais, porem o quad serve só para isso, "Quebrar record de Hover" nada mais, se fizer uma manobra mais rápida ou bater um vento já era, tenm uns até com estirantes nos braços para não balançar, comedia.

Em resumo, se você quer um carro que chegue a 300km por hora, não serão 100 mil reais que você vai gastar com certeza, não tem milagre.

abs
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Muito boas as observações do Fabrício e do robertb. É desse tipo de informação que busco, bom senso e pé no chão para no mínimo ter uma direção a seguir.

Fabrício, essas baterias da foto são as reserva pro x350... Ainda não decidi quais baterias utilizarei em ambos os projetos. Pelo que andei observando, a eficiência do conjunto aumenta utilizando-se maior tensão de alimentação nos motores, pelo fato da corrente diminuir e o fator de descarga da bateria se manter em níveis mais baixos. Isso parece ajudar na eficiência total do conjunto. Então penso em usar baterias 5S ou 6S e motores compatíveis. Os motores, aparentemente tem maior eficiencia (gramas de empuxo/watt consumido) quando são do tipo "chato" da linha 40XX ou 50XX, porém também são maiores e mais pesados.

Tava dando uma olhada nas especificações de uns motores e tem uns modelos que conseguem a proeza de levantar 10g/Watt trabalhando com baterias 5S. Obvio que isso somente não fará milagres, mas vamos discutir o que seria necessário para termos os 30min. de voo e a partir daí, adequamos as possibilidades aparando as arestas.

Esse frame também não é o definitivo e nem penso em utilizar ele num quad de 30 min. Jamais um frame de 20 dólares feito pra marretar terá a mesma eficiência de um frame de CF. tem um frame de CF que está chegando que talvez seja mais adequado, esse aqui:
http://dx.com/p/atg-tt-x4-12-reptile-4-axis-glass-carbon-folding-frame-kit-with-landing-gear-black-281338#.UymuMahdWzk

Será que dá pra utilizar helices de 12" nesse frame? Por falar em hélices, existe muita diferença de eficiência em hélices top, que compense o custo 5,6 ou 10 vezes maior que uma hélice padrão?

Uma bateria 5S de 5000mA seria viável com ele em termos de tamanho e peso?

robertb, na sua opinião qual seria um setup capaz de atingir essas diretrizes? quais motores, frame, bateria e hélices você sugeriria num conjunto assim?

Ah, carro pra 300Km/h se monta com bem menos de 100K reais, kkkkk Experiência própria. Realmente não tem milagre, tem é estudo e bom senso envolvido.

Agradeço a ajuda do pessoal e bola pra frente!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boa tarde.

Tenho uma frame dessas de 20Dolares (a primeira que mostrou), com um kit básico de FPV (200mW e uma mobius), com bateria 3S 2200mH, 1200gramas e fazia 7 minutos de voo para 30 minutos ui ui... falta muito.

Olha julgo que essa ultima frame da DX não lhe irá servir. Fica com configuração para 4 motores, o que poderá ser pouco para suportar as baterias necessárias para os 30 minutos.

Repare que as baterias 5 ou 6s são muito pesadas, mais todo o equipamento poderá ficar no limite dos motores.


e só a minha opinião
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

muitas são as possibilidades e o ideal é buscar na internet setups de pessoas que já testaram e deram certo,para não jogar dinheiro fora.

por exemplo: num quadricoptero f-450, a maioria,eu inclusive, utilizo 3S 5200mah com a maior hélice possível que é 10x4.5(APC original) e motor de 920kv.

se for utilizar 6S,voce tem que usar um motor de baixo Kv e que suporte esta voltagem,por exemplo 300kv ou 500kv , fazendo o calculo do rpm final de acordo com a hélice que voce vai usar.Normalmente são motores muito pesados.

eu acho que não compensa usar 5S ou 6S...se voce observar,as configurações sempre são 3S ou 4S .
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Se quer 30 minutos comece a pensar em algo parecido:

Frame Talon V2 + boom 320mm
Motores Rctimer 5010 360kv
Escs 20a
Helices CF 17x5.5
2 x 3s 5000 ou 4s
Responder