Fabio com esse lançamento do trex 150 a blade deve estar planejando algo novo.
Enquanto isso vou de blade nano cpx e quem sabe arriscar um trex 150 rsrs
Novo Blade mCP X BL
- grecofelipe
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- Fabio Flieger
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Legal, você vai gostar do bixinho! O mais legal dele é o fato de ser muito pequeno e ao mesmo tempo ser tao acrobático como outros da série. Dá para voar em casa, mas nao arrisque flipar dentro do quarto logo no primeiro vôo como eu fiz, é pancada na certa :lol:
Coloquei a bailarina da RKH com AR guide (postei no link abaixo) ficou até mais preciso e melhorou o visual mas nao é necessário:
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=487693
Depois fiz a conversao BL (kit da nanoheli + Flash USB stick) para instalar o programa BLHeli-Setup e programar o esc em governor mode:
http://www.helifreak.com/blog.php?u=144146&blogcategoryid=119
Configurei 82% flat no governador para dar uma margem de 18% na solicitacao de potência ao variar o passo sem gerar perda de RPM e realmente ele mantem a rotacao mesmo com variacao rápida de pitch, ficou bem bacana tb pois nunca tinha voado um heli com governador.
Uma opcao mais prática caso queira converter futuramente é o kit do Dylan da Astroid Designs que é praticamente plug&play sem ter que fazer o "flash" no esc manualmente e dá muito menos trabalho.
Com baterias maiores e uma queda de bico no concreto quebrou a landing gear e a canopy que tb é frágil, mas caindo na grama dificilmente acontece alguma coisa.
Os servos dele sao muito bons e é um heli de baixíssimo custo de manutencao.
Peca tb baterias extra e espere alguns minutos entre os vôos até o motor esfriar para prolongar a vida útil. Depois de alguns vôos (fase de break-in), notei uma leve melhora na performance.
Você fez uma boa escolha adquirindo o DX6i.
Bons vôos!
Coloquei a bailarina da RKH com AR guide (postei no link abaixo) ficou até mais preciso e melhorou o visual mas nao é necessário:
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=487693
Depois fiz a conversao BL (kit da nanoheli + Flash USB stick) para instalar o programa BLHeli-Setup e programar o esc em governor mode:
http://www.helifreak.com/blog.php?u=144146&blogcategoryid=119
Configurei 82% flat no governador para dar uma margem de 18% na solicitacao de potência ao variar o passo sem gerar perda de RPM e realmente ele mantem a rotacao mesmo com variacao rápida de pitch, ficou bem bacana tb pois nunca tinha voado um heli com governador.
Uma opcao mais prática caso queira converter futuramente é o kit do Dylan da Astroid Designs que é praticamente plug&play sem ter que fazer o "flash" no esc manualmente e dá muito menos trabalho.
Com baterias maiores e uma queda de bico no concreto quebrou a landing gear e a canopy que tb é frágil, mas caindo na grama dificilmente acontece alguma coisa.
Os servos dele sao muito bons e é um heli de baixíssimo custo de manutencao.
Peca tb baterias extra e espere alguns minutos entre os vôos até o motor esfriar para prolongar a vida útil. Depois de alguns vôos (fase de break-in), notei uma leve melhora na performance.
Você fez uma boa escolha adquirindo o DX6i.
Bons vôos!
- grecofelipe
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Então Fabio, to pensando em comprar esse motor e esc na helidirect.
http://www.helidirect.com/xtreme-brushless-motor-carbon-panel-13500kv-14d-x-04h-mm-nano-cpx-p-32476.hdx
http://www.helidirect.com/brushless-converter-10a-esc-for-nano-cpx-helicopter-p-30377.hdx
Esse é plug and play, vem c uma parte de carbono junto para adaptar no frame e encaixar o motor na lateral.
Qual o valor de throttle curve que se usa nele c motor brushless? Uns 85% flat? Ou é muito? Rs
:o
http://www.helidirect.com/xtreme-brushless-motor-carbon-panel-13500kv-14d-x-04h-mm-nano-cpx-p-32476.hdx
http://www.helidirect.com/brushless-converter-10a-esc-for-nano-cpx-helicopter-p-30377.hdx
Esse é plug and play, vem c uma parte de carbono junto para adaptar no frame e encaixar o motor na lateral.
Qual o valor de throttle curve que se usa nele c motor brushless? Uns 85% flat? Ou é muito? Rs
:o
TREX 150 DFC, V977 WL - FUTABA 6J
- Fabio Flieger
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É verdade, tinha esquecido deste kit da Xtreme. Nao sei se é governado mas vc pode simular um tb com uma curva de motor bem acentuada em "V", isto deve dar mais autoridade na cauda pois o controlador original mandará mais corrente para o motor da cauda conforme a curva. Se tiver governador vc vai fazendo os testes. Acho que pelo menos uns 15% de folga sao necessários, senao com 100% flat o motor nao tem de onde tirar e vai faltar potência em alteracao brusca de pitch.
Mas deixa para converter depois que seu motor original estiver fraco :)
Mas deixa para converter depois que seu motor original estiver fraco :)
Fabio Fiegler, td blz?
Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.
O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.
O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.
Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.
Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?
Abraços,
Joao Figueira
Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.
O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.
O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.
Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.
Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?
Abraços,
Joao Figueira
- Fabio Flieger
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[quote:5f296f1098="rockefile"]Fabio Fiegler, td blz?
Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.
O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.
O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.
Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.
Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?
Abraços,
Joao Figueira[/quote:5f296f1098]
Blz, Joao.
Os 50% de ganho (DX6i, DX7/SE) é o valor optimal de fábrica mas você pode alterar de 51 a 100% em modo SW-GYRO alternando com a chave FLAP GYRO equivalente ao canal 5 sem problemas que vai aumentar o ganho.
Se nao me engano, para este helicóptero, a funcao Gyro em modo SW-F.MODE alternando com a respectiva chave GEAR F.MODE, nao irá surtir efeito e permanecerá neutro (50%).
Mas verifica se depois da queda o conector do motor de cauda nao se deslocou pouca coisa da placa ou do próprio motor.
Confira tambem se a regiao do encaixe com o eixo principal e rotor nao está mole ou se há rachadura no eixo.
O mesmo para o tail boom, se nao se deslocou um pouco do frame ou se estiver torcendo com facilidade.
As pás estao com bom tracking? Senao pode ter empenado o eixo transversal.
Depois refaz o Bind (sem Expo, Trim ou Sub Trim) para ver se melhora....
Abraco
Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.
O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.
O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.
Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.
Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?
Abraços,
Joao Figueira[/quote:5f296f1098]
Blz, Joao.
Os 50% de ganho (DX6i, DX7/SE) é o valor optimal de fábrica mas você pode alterar de 51 a 100% em modo SW-GYRO alternando com a chave FLAP GYRO equivalente ao canal 5 sem problemas que vai aumentar o ganho.
Se nao me engano, para este helicóptero, a funcao Gyro em modo SW-F.MODE alternando com a respectiva chave GEAR F.MODE, nao irá surtir efeito e permanecerá neutro (50%).
Mas verifica se depois da queda o conector do motor de cauda nao se deslocou pouca coisa da placa ou do próprio motor.
Confira tambem se a regiao do encaixe com o eixo principal e rotor nao está mole ou se há rachadura no eixo.
O mesmo para o tail boom, se nao se deslocou um pouco do frame ou se estiver torcendo com facilidade.
As pás estao com bom tracking? Senao pode ter empenado o eixo transversal.
Depois refaz o Bind (sem Expo, Trim ou Sub Trim) para ver se melhora....
Abraco