Novo Blade mCP X BL

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grecofelipe
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Mensagem por grecofelipe »

Fabio com esse lançamento do trex 150 a blade deve estar planejando algo novo.

Enquanto isso vou de blade nano cpx e quem sabe arriscar um trex 150 rsrs
TREX 150 DFC, V977 WL - FUTABA 6J
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Legal, você vai gostar do bixinho! O mais legal dele é o fato de ser muito pequeno e ao mesmo tempo ser tao acrobático como outros da série. Dá para voar em casa, mas nao arrisque flipar dentro do quarto logo no primeiro vôo como eu fiz, é pancada na certa :lol:
Coloquei a bailarina da RKH com AR guide (postei no link abaixo) ficou até mais preciso e melhorou o visual mas nao é necessário:

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=487693

Depois fiz a conversao BL (kit da nanoheli + Flash USB stick) para instalar o programa BLHeli-Setup e programar o esc em governor mode:

http://www.helifreak.com/blog.php?u=144146&blogcategoryid=119

Configurei 82% flat no governador para dar uma margem de 18% na solicitacao de potência ao variar o passo sem gerar perda de RPM e realmente ele mantem a rotacao mesmo com variacao rápida de pitch, ficou bem bacana tb pois nunca tinha voado um heli com governador.

Uma opcao mais prática caso queira converter futuramente é o kit do Dylan da Astroid Designs que é praticamente plug&play sem ter que fazer o "flash" no esc manualmente e dá muito menos trabalho.

Com baterias maiores e uma queda de bico no concreto quebrou a landing gear e a canopy que tb é frágil, mas caindo na grama dificilmente acontece alguma coisa.
Os servos dele sao muito bons e é um heli de baixíssimo custo de manutencao.
Peca tb baterias extra e espere alguns minutos entre os vôos até o motor esfriar para prolongar a vida útil. Depois de alguns vôos (fase de break-in), notei uma leve melhora na performance.
Você fez uma boa escolha adquirindo o DX6i.

Bons vôos!
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grecofelipe
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Mensagem por grecofelipe »

Então Fabio, to pensando em comprar esse motor e esc na helidirect.

http://www.helidirect.com/xtreme-brushless-motor-carbon-panel-13500kv-14d-x-04h-mm-nano-cpx-p-32476.hdx

http://www.helidirect.com/brushless-converter-10a-esc-for-nano-cpx-helicopter-p-30377.hdx

Esse é plug and play, vem c uma parte de carbono junto para adaptar no frame e encaixar o motor na lateral.

Qual o valor de throttle curve que se usa nele c motor brushless? Uns 85% flat? Ou é muito? Rs

:o
TREX 150 DFC, V977 WL - FUTABA 6J
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

É verdade, tinha esquecido deste kit da Xtreme. Nao sei se é governado mas vc pode simular um tb com uma curva de motor bem acentuada em "V", isto deve dar mais autoridade na cauda pois o controlador original mandará mais corrente para o motor da cauda conforme a curva. Se tiver governador vc vai fazendo os testes. Acho que pelo menos uns 15% de folga sao necessários, senao com 100% flat o motor nao tem de onde tirar e vai faltar potência em alteracao brusca de pitch.

Mas deixa para converter depois que seu motor original estiver fraco :)
rockefile
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Mensagem por rockefile »

Fabio Fiegler, td blz?

Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.

O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.

O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.

Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.

Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?

Abraços,

Joao Figueira
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:5f296f1098="rockefile"]Fabio Fiegler, td blz?

Peguei meu MCPX BL ontem, fiz o bind, 4 voos, um crash de leve q deslocou a engrenagem... Até ai blz.

O problema q quando giro a cauda em 360 graus, dá um engasgue e não ta travando.

O gyro está em 50% e 50% e toda a configuração conforme manual.

Agora percebi q o nível do elevador está um pouco pra trás... Ai mexi no link do elevador botando uma volta pra cima. Melhorou mas nada significativo.

Vc que conhece esse heli, o q me aconselha?

Abraços,

Joao Figueira[/quote:5f296f1098]

Blz, Joao.

Os 50% de ganho (DX6i, DX7/SE) é o valor optimal de fábrica mas você pode alterar de 51 a 100% em modo SW-GYRO alternando com a chave FLAP GYRO equivalente ao canal 5 sem problemas que vai aumentar o ganho.

Se nao me engano, para este helicóptero, a funcao Gyro em modo SW-F.MODE alternando com a respectiva chave GEAR F.MODE, nao irá surtir efeito e permanecerá neutro (50%).

Mas verifica se depois da queda o conector do motor de cauda nao se deslocou pouca coisa da placa ou do próprio motor.
Confira tambem se a regiao do encaixe com o eixo principal e rotor nao está mole ou se há rachadura no eixo.
O mesmo para o tail boom, se nao se deslocou um pouco do frame ou se estiver torcendo com facilidade.

As pás estao com bom tracking? Senao pode ter empenado o eixo transversal.

Depois refaz o Bind (sem Expo, Trim ou Sub Trim) para ver se melhora....

Abraco
rockefile
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Mensagem por rockefile »

Fábio Fiegler, blz?

Vou seguir as suas sugestões... Mando um vídeo pra mostrar como ficou.

Eu tenho tb o MCPX V1 e ele voava bem, apesar de não fazer 3D... Me empolguei e peguei esse BL pra ter mais diversão...

Abraços,

Joao Figueira
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