Qual enrolamento original do TP 2409-18
- Aluizio Martins dos Santo
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Qual enrolamento original do TP 2409-18
Ola pessoal achei aqui em casa um motor TP 2409-18, que esta parado. Estarei voltando ao aeromodelismo em breve e quero utilizar este motor. Mas antes quero rebobinar ele com uma fiação nova mas não encontrei no site. Alguem pode me ajudar nesta informação?
Aluizio - Irati/PR
“Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira."
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TP 2409-[b:fd67b28f2c]18[/b:fd67b28f2c]
No próprio modelo já diz quantas voltas.
toda a vez que encontrar motores com o modelo seguido de um número, esse número é o número de voltas das bobinas.
Quanto maior o número de voltas de um motor, menor será o KV dele.
Poderá encontrar vários motores com o mesmo modelo, porém com voltas diferentes nas bobinas e é aí que muda o KV do motor.
A cada volta que diminuir na bobina, irá aumentar um pouco o KV do motor e para saber isso, terá que buscar pela constante do motor para saber sempre quantos KV ficará para cada bobina diferente que fizer.
No próprio modelo já diz quantas voltas.
toda a vez que encontrar motores com o modelo seguido de um número, esse número é o número de voltas das bobinas.
Quanto maior o número de voltas de um motor, menor será o KV dele.
Poderá encontrar vários motores com o mesmo modelo, porém com voltas diferentes nas bobinas e é aí que muda o KV do motor.
A cada volta que diminuir na bobina, irá aumentar um pouco o KV do motor e para saber isso, terá que buscar pela constante do motor para saber sempre quantos KV ficará para cada bobina diferente que fizer.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- Aluizio Martins dos Santo
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[quote:0a9131fef1="Aluizio Martins dos Santo"]Obrigado John
Esse tópico é do e-max 2822, mas pesquisando mais a fundo achei aqui mesmo no fórum, deu um trabalho muito grande achei:
São 18 voltas de fio 32AWG Triplo por polo.
Ou 18 voltas de fio 24 por polo.
Fechado em Delta[/quote:0a9131fef1]
Acho que usando 18v com fio duplo AWG 28 fique melhor. Vi em algum lugar.
Agora 18 voltas com o fio 24...Sei não, acho que á errado isso ai.
Abs
Emerson
Esse tópico é do e-max 2822, mas pesquisando mais a fundo achei aqui mesmo no fórum, deu um trabalho muito grande achei:
São 18 voltas de fio 32AWG Triplo por polo.
Ou 18 voltas de fio 24 por polo.
Fechado em Delta[/quote:0a9131fef1]
Acho que usando 18v com fio duplo AWG 28 fique melhor. Vi em algum lugar.
Agora 18 voltas com o fio 24...Sei não, acho que á errado isso ai.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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[quote:d985a97df7="warne"][quote:d985a97df7="Aluizio Martins dos Santo"]Obrigado John
Esse tópico é do e-max 2822, mas pesquisando mais a fundo achei aqui mesmo no fórum, deu um trabalho muito grande achei:
São 18 voltas de fio 32AWG Triplo por polo.
Ou 18 voltas de fio 24 por polo.
Fechado em Delta[/quote:d985a97df7]
Acho que usando 18v com fio duplo AWG 28 fique melhor. Vi em algum lugar.
Agora 18 voltas com o fio 24...Sei não, acho que á errado isso ai.
Abs
Emerson[/quote:d985a97df7]
De fato, não é conveniente reenrolar motores brushless usando apenas um fio mais grosso, pois ele irá suportar menos corrente do que se enrolado com mais fios em paralelo.
Por isso é que esses motores são enrolados com 4 ou 5 fios ao invés de apenas um.
Um bom exemplo sobre isso é usar o drive calculator, ele além de mostrar as configurações de motores baterias e hélices, mostra dados para reenrolar motores elétricos brushless.
Outro detalhe é que se reenrolarmos motores usando apenas um fio, ao fecharmos ele em delta, teremos somente dois fios dentro do cabinho e isso se torna bem mais frágil para quebrar os fios e pifar o motor.
Fios esmaltados temos que ter muito cuidado ao manusear com eles para evitar que se quebrem.
Esse tópico é do e-max 2822, mas pesquisando mais a fundo achei aqui mesmo no fórum, deu um trabalho muito grande achei:
São 18 voltas de fio 32AWG Triplo por polo.
Ou 18 voltas de fio 24 por polo.
Fechado em Delta[/quote:d985a97df7]
Acho que usando 18v com fio duplo AWG 28 fique melhor. Vi em algum lugar.
Agora 18 voltas com o fio 24...Sei não, acho que á errado isso ai.
Abs
Emerson[/quote:d985a97df7]
De fato, não é conveniente reenrolar motores brushless usando apenas um fio mais grosso, pois ele irá suportar menos corrente do que se enrolado com mais fios em paralelo.
Por isso é que esses motores são enrolados com 4 ou 5 fios ao invés de apenas um.
Um bom exemplo sobre isso é usar o drive calculator, ele além de mostrar as configurações de motores baterias e hélices, mostra dados para reenrolar motores elétricos brushless.
Outro detalhe é que se reenrolarmos motores usando apenas um fio, ao fecharmos ele em delta, teremos somente dois fios dentro do cabinho e isso se torna bem mais frágil para quebrar os fios e pifar o motor.
Fios esmaltados temos que ter muito cuidado ao manusear com eles para evitar que se quebrem.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- Aluizio Martins dos Santo
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[ Editado ]
Bom dia:
Tenho alguns motores desses aqui e todos já foram reenrolados, tanto em delta quanto em estrela.
Originalmente esse motor é enrolado com fio AWG 28 DUPLO. A explicação que me deram uma vez é que o fato de ser duplo ou triplo é para melhor preenchimento das bobinas, dando um melhor acabamento. O 2822 é triplo com fio AWG 31, se não me falha a memória.
Os meus foram feitos com fio AWG 24 SIMPLES em delta, mas também já fiz em estrela, diminuindo a quantidade de voltas de 18 para 11, o que abaixa um pouquinho o Kva do motor. Com 10 eleva em uns 4 a 5% o Kva.
Tenho dois motores prontos em uso e um estator de reserva ( o que sobrou de um outro motor que sofreu uma queda com desalinhamento no bell ( parte externa onde ficam os imãs ).
A escolha do fio AWG 24 foi pelo fato de que sendo enrolado originalmente com fio 28 duplo, sendo que ele tem uma seção de 0,081 mm2 ( aprox. ), o fio 24 simples tem 0,21 mm2 de seção. Mas vendo melhor numa tabela AWG o fio 25 atenderia a necessidade, pois ele tem 0,16 mm2 de seção, ficando bem próximo da necessidade.
Mas se tem uma coisa que eu gosto nesse motorzinho são os rolamentos, ambos iguais e mais robustos que os do 2822.
Uma pena que não se acha mais para comprar. Pelo menos não tive sucesso na procura deles...
Esse motor fica excelente com uma 9x5.
Espero ter ajudado.
Daniel
Bom dia:
Tenho alguns motores desses aqui e todos já foram reenrolados, tanto em delta quanto em estrela.
Originalmente esse motor é enrolado com fio AWG 28 DUPLO. A explicação que me deram uma vez é que o fato de ser duplo ou triplo é para melhor preenchimento das bobinas, dando um melhor acabamento. O 2822 é triplo com fio AWG 31, se não me falha a memória.
Os meus foram feitos com fio AWG 24 SIMPLES em delta, mas também já fiz em estrela, diminuindo a quantidade de voltas de 18 para 11, o que abaixa um pouquinho o Kva do motor. Com 10 eleva em uns 4 a 5% o Kva.
Tenho dois motores prontos em uso e um estator de reserva ( o que sobrou de um outro motor que sofreu uma queda com desalinhamento no bell ( parte externa onde ficam os imãs ).
A escolha do fio AWG 24 foi pelo fato de que sendo enrolado originalmente com fio 28 duplo, sendo que ele tem uma seção de 0,081 mm2 ( aprox. ), o fio 24 simples tem 0,21 mm2 de seção. Mas vendo melhor numa tabela AWG o fio 25 atenderia a necessidade, pois ele tem 0,16 mm2 de seção, ficando bem próximo da necessidade.
Mas se tem uma coisa que eu gosto nesse motorzinho são os rolamentos, ambos iguais e mais robustos que os do 2822.
Uma pena que não se acha mais para comprar. Pelo menos não tive sucesso na procura deles...
Esse motor fica excelente com uma 9x5.
Espero ter ajudado.
Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...