Quad para FPV com autonomia de 30 min. e Miniquad FPV.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Essa fórmula só seria válida se toda a energia consumida pelo Vtx fosse transformada em RF, ou seja, a eficiência do VTX fosse de 100%, o que é impossível de acontecer. A eficiência de um transmissor de vídeo está na casa dos 25-35% ou seja, se ele emite 1W de RF, ele consome cerca de 3 a 4W de energia da bateria.

Eu recebi anteontem, dois Kit's da Boscam compostos de um VTx de supostos 500mW e um receptor.
Medindo a potêcia dos Vtx, obtive cerca de 900mW em um deles e 700mW em outro. Estranho como estão todos "superfaturados" em suas potências. O mais fraco consome 0.41A e o mais forte consome 0.44A. E ambos são identicos, devendo ter a mesma potência e consumindo a mesma corrente.

Um deles consome 12.5V*0.41A=5.1W e o outro consome 12.5V*0.44A=5.5W. O que nos daria uma eficiência ainda mais baixa... Contudo, esses Vtx possuem uma ventoinha que está sendo alimentada e não trabalha de graça. Tudo isso são perdas elétricas que cobram sua parcela de energia para funcionar.

Como estimar o que consome de energia o seu Vtx? Usando como exemplo esse meu caso, onde o Vtx consome 0.44A, significa que se eu o deixasse ligado por uma hora, ele consumiria 440mAH da capacidade da bateria. Mas como não conseguimos deixá-lo funcionando por 1 hora, podemos fazer uma regra de 3 e estimar o consumo em 10 minutos de funcionamento na casa dos 73mAH da capacidade total da bateria, ou seja, uma quantidade infima comparado a capacidade total de 8000mAH de sua bateria. Na prática, o VTx não impactaria tanto na autonomia do seu quad.

Você precisaria se concentrar mais na eficiência aerodinamica das hélices e eficiência elétrica dos seus motores do que se preocupar com o VTx.

Existem motores capazes de eficiência de sustentação de até 20g por Watt consumido de energia, dependendo do setup das hélices, o que é o primeiro passo a ser analisado ao se definir o conjunto. A maioria dos kits que vemos por aí com hélices de 10-12" está na casa dos 6-7g/W quando bem dimensionados, o que dá pra ter uma idéia de como se desperdiça energia com motores/hélices comuns.

Ainda não comecei a montar o meu quad, pois estou ainda na fase de aprendizado e colecionando peças que vou comprando para projetos menos audaciosos que farão com que eu me aprofunde na parte de montagem e configuração das placas, me inteirar com os softwares e ganhar experiência com as peças e placas que escolhi. Comprei material para montar uns 3 quads "normais" que me ajudarão a ganhar know-how, já que sou marinheiro de primeira viagem ainda.

Chegaram várias encomendas essa semana e vou postando aqui pro pessoal ter uma idéia de como estou evoluindo no assunto e também peço a sugestão dos amigos nas peças que acabei comprando, no sentido de qual peça casa melhor com qual setup.

Sintam-se a vontade para apontar, sugerir, criticar e me orientar quando virem que estou me desviando da rota do bom-senso, kkkk
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Li tudo, e estou muito impressionado, aprendi bastante.

Não vejo a hoje de ver o quad (configuração) com autonomia de 30 minutos conforme o post, e o mini para FPV, pois vou montar para mim também.

Att
RubenBAT
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 01, 2014 3:27 pm
Localização: PORTUGAL

Mensagem por RubenBAT »

Os meus agradecimentos ao Piradrone. Tem de facto muito sentido o que escreveu.
Obrigado.
Responder