freio: usar ou não usar

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
hate
membro
Mensagens: 1250
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 4:51 am

Mensagem por hate »

Aproximacao para pouso:

com a helice parada é que nem desengatar a marcha na serra, veja o resultado, o carro vai embalar cada vez mais...

com a helice girando, a baixa rotacao, traciona o modelo, mantendo a velocidade constante, pois o modelo esta tracionado.

FREIO DOS ESCS:

FREIA A HELICE.

É util para quem nao tem trem de pouso, nem prop saver. Voce qnd vem para o pouso, desacelera, e a helice imediatamente para de girar. Caso pare na posicao horizontal, pode pousar de barriga que a helice nao tocara o chao.

Quanto ao gasto do FREIO do ESC, DUVIDO que seja algo no minimo perto de SIGNIFICANTE.
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???

Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.

Valeu galera
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Alguns fabricantes de motores outrunners recomendam não usar freio.Não sei o porque.
Avatar do usuário
hate
membro
Mensagens: 1250
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 4:51 am

Mensagem por hate »

[quote:86e2ffdbc2="Felipe_rj"]Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???

Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.

Valeu galera[/quote:86e2ffdbc2]

tudo que eu falei se aplica avioes, para helis é usado freio DESABILITADO SEMPRE, não so helis, mais com motores com reducao tmb é altamente recomendado nao utilizar freio, pois danifica a coroa da reducao!
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Pois é caro Hate, isso mesmo q disse se aplica a aviões tb, disse q a hélice girando gera mais sustenção no héli por isso ele não cai de uma vez, ou seja, o freio habilitado no aeromodelo a hélice é forçada a parar de girar gerando menos arrasto.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:6353ff9419="Felipe_rj"]Pois é caro Hate, isso mesmo q disse se aplica a aviões tb, disse q a hélice girando gera mais sustenção no héli por isso ele não cai de uma vez, ou seja, o freio habilitado no aeromodelo a hélice é forçada a parar de girar gerando menos arrasto.[/quote:6353ff9419]
Belo exemplo!!!

Agora que voce deu a ideia, outro bom exemplo sao os girocopteros: se helice parada dessa mais arrasto que virando, os girocopteros nao teriam uma helice livre, teriam uma helice fixa!!!
Gustavo - São Paulo/SP
Responder