Piper J3 cub 1/4 em cedro rosa
[quote:0597560aff="marcos kurtrock"]até pensei nisso, mas como o voo dele já é muito dócil fui aconselhado a não colocar!![/quote:0597560aff]
Dócil?
Quem te disse isso?
Se fosse dócil o Piper J3 seria um treinador para iniciantes, coisa que todos nós sabemos que não é.
O seu trabalho está ótimo, não há o que discutir, só faltou esse pequeno detalhe que deixaria o Piper realmente dócil.
Todos que conhecem realmente os Piper J3 RC sabem que ele tem sérios problemas de estol de ponta de asa em aproximações de pouso e em curvas fechadas com os ailerons.
Você tem algum simulador de voo como o Phoenix por exemplo?
Se tem o Phoenix ou o Aerofly, vá nas características do Piper J3 e veja que mesmo no simulador, o Piper tem diedro e washout.
Não estou te acusando por não usar, somente comentando que se o original tem que foi projetado por engenheiros, tem por um motivo óbvio que é a estabilidade do voo.
Não quer utilizar? é um direito seu, só comento aqui para que iniciantes possam saber da real construção de um Piper J3 e os motivos que o levam a não ser um treinador para quem está começando, pois ainda não vi um Piper J3 RC comercializado que tenha diedro e washout.
O washout nessas asas é fundamental, pois o Piper J3 tem uma envergadura maior do que os demais de sua classe, pois como podemos notar, os asa alta tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem 65% da envergadura, o que o torna mais suscetível ao estol de ponta de asa se não tiver o washout e menos estável sem o diedro.
Juntando o estol e a pouca estabilidade, se torna fácil entrar em parafuso com estol de ponta de asa que eu já vi acontecer muito com aqueles que não usam o leme para fazer as curvas em baixa velocidade.
Dócil?
Quem te disse isso?
Se fosse dócil o Piper J3 seria um treinador para iniciantes, coisa que todos nós sabemos que não é.
O seu trabalho está ótimo, não há o que discutir, só faltou esse pequeno detalhe que deixaria o Piper realmente dócil.
Todos que conhecem realmente os Piper J3 RC sabem que ele tem sérios problemas de estol de ponta de asa em aproximações de pouso e em curvas fechadas com os ailerons.
Você tem algum simulador de voo como o Phoenix por exemplo?
Se tem o Phoenix ou o Aerofly, vá nas características do Piper J3 e veja que mesmo no simulador, o Piper tem diedro e washout.
Não estou te acusando por não usar, somente comentando que se o original tem que foi projetado por engenheiros, tem por um motivo óbvio que é a estabilidade do voo.
Não quer utilizar? é um direito seu, só comento aqui para que iniciantes possam saber da real construção de um Piper J3 e os motivos que o levam a não ser um treinador para quem está começando, pois ainda não vi um Piper J3 RC comercializado que tenha diedro e washout.
O washout nessas asas é fundamental, pois o Piper J3 tem uma envergadura maior do que os demais de sua classe, pois como podemos notar, os asa alta tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper tem a fuselagem 65% da envergadura, o que o torna mais suscetível ao estol de ponta de asa se não tiver o washout e menos estável sem o diedro.
Juntando o estol e a pouca estabilidade, se torna fácil entrar em parafuso com estol de ponta de asa que eu já vi acontecer muito com aqueles que não usam o leme para fazer as curvas em baixa velocidade.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
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Planta
Bom dia pessoal...tudo em paz?
a planta foi da internet, modificada em corel e ampliada para escala de 1/4 2,65~2,68m envergadura!
quanto ao arquivo para corte eu apenas redesenhei nervuras e cavernas para minha necessidade por ex: a planta em questao se nao me engano foi planta eletrica o que tem pontos que necessitam de atençao especial o que na planta nao mostra, outra coisa a bitola da longarina principal foi ampliada(super dimencionada 15x10mm em cedro rosa)
a planta em si nao esta pronta, pq no decorrer do projeto vamos agregando algumas peças que no projeto original nao tem!
o corte a laser foi terceirizado em uma empresa de publicidade...atualmente nao é dificil de se encontrar empresas que disponham de cnc e que alugam hora/corte..
no mais, é isso
agradecendo novamente ao marcos pela confiança...e em breve vamos jogar o "piperzinho" pra cima rsrs
abraços
vitor costa :D
a planta foi da internet, modificada em corel e ampliada para escala de 1/4 2,65~2,68m envergadura!
quanto ao arquivo para corte eu apenas redesenhei nervuras e cavernas para minha necessidade por ex: a planta em questao se nao me engano foi planta eletrica o que tem pontos que necessitam de atençao especial o que na planta nao mostra, outra coisa a bitola da longarina principal foi ampliada(super dimencionada 15x10mm em cedro rosa)
a planta em si nao esta pronta, pq no decorrer do projeto vamos agregando algumas peças que no projeto original nao tem!
o corte a laser foi terceirizado em uma empresa de publicidade...atualmente nao é dificil de se encontrar empresas que disponham de cnc e que alugam hora/corte..
no mais, é isso
agradecendo novamente ao marcos pela confiança...e em breve vamos jogar o "piperzinho" pra cima rsrs
abraços
vitor costa :D
gostaria de ingressar a este grupo para aprender algo mais no aeromodelismo!!!!
abracos a todos
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washout/diedro
Como colocar wash out numa asa montada?
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa
gostaria de ingressar a este grupo para aprender algo mais no aeromodelismo!!!!
abracos a todos
abracos a todos
Re: washout/diedro
[quote:401d891e99="vitor costa"]Como colocar wash out numa asa montada?
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa[/quote:401d891e99]
Se a asa não foi chapeada ainda, com um gabarito tem como colocar washout nela.
Se já foi chapeada, fica bem complicado de fazer isso e resta deixar para outra asa.
Por causa das baionetas, fica complicado agora de colocar o diedro.
vou seguir as recomendaçoes do amigo que levantou essa questao e adicionar diedro...resolveria o problema?
pq para adicionar o wash out, so montando outra asa[/quote:401d891e99]
Se a asa não foi chapeada ainda, com um gabarito tem como colocar washout nela.
Se já foi chapeada, fica bem complicado de fazer isso e resta deixar para outra asa.
Por causa das baionetas, fica complicado agora de colocar o diedro.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
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Vi que os tubos de alumínio vão quase que em toda a extensão da asa. Esses tubos já estão colados?
Se já estão, será difícil de fazer o washout pois a cola impedirá as nervuras de girarem nos tubos de alumínio.
Se eu fosse você a essa altura, deixaria como está e deixaria esses detalhes para o próximo já que você como a maioria, desconhecia tais detalhes sobre o Piper J3.
O Piper PA18 tem essas mesmas características nas asas.
O seu só será igual aos demais Piper J3 fabricados por vários construtores sem esses detalhes, nada mais.
Vai piorar? Não vai, só poderia ter ficado mais estável em voo.
Se já estão, será difícil de fazer o washout pois a cola impedirá as nervuras de girarem nos tubos de alumínio.
Se eu fosse você a essa altura, deixaria como está e deixaria esses detalhes para o próximo já que você como a maioria, desconhecia tais detalhes sobre o Piper J3.
O Piper PA18 tem essas mesmas características nas asas.
O seu só será igual aos demais Piper J3 fabricados por vários construtores sem esses detalhes, nada mais.
Vai piorar? Não vai, só poderia ter ficado mais estável em voo.
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- marcos kurtrock
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nao, os tubos sao apenas guias...e outra, baioneta apenas 50% de cada painel
ja olhei ali os paineis, e sim, vao conter o wash out!!! sempre soube do wash out, mas desconhecia que o piper tinha, mas nunca é tarde para se aprender!
agradeço as dicas...e no que achar que deve ser melhorado pode dar um alô aí!
ja olhei ali os paineis, e sim, vao conter o wash out!!! sempre soube do wash out, mas desconhecia que o piper tinha, mas nunca é tarde para se aprender!
agradeço as dicas...e no que achar que deve ser melhorado pode dar um alô aí!
Muitos aeromodelistas criticam os escalistas, dizendo que são cheio demais de detalhes, mas os escalistas quando vão construir uma réplica em escala, procuram por todos os detalhes de um avião em suas especificações, não somente envergadura e comprimento.
Segue o manual do Piper J3.
http://www.eaglesport.org/documents/cub_service_manual.pdf
Segue o manual do Piper J3.
http://www.eaglesport.org/documents/cub_service_manual.pdf
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- marcos kurtrock
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