Drones x Aeromodelos - Diferenças / Cuidados / segur. de voo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Drones x Aeromodelos - Diferenças / Cuidados / segur. de voo

Mensagem por guildy93 »

Pessoal, cansei tanto de escutar o termo "Drone" para se referir a nossos pequenos aeromodelos que resolvi escrever algo. Além disso, com a popularização do equipamento, fiquei preocupado também com a segurança de voo, em relação a padrões de segurança, locais inoportunos, pessoas e outras aeronaves.

Espero que possa ser de proveito.

O texto contém muitas fotos e uma tabe, dificultando assim a postagem aqui. Peço que leiam no portal SuperHelis.com

http://www.superhelis.com.br/?pg=noticia&id=383

Espero que eu não esteja só sendo mais um chato como muitos aqui.


Grande abraço.

Guilherme Vieira

Helimodelista / PC-H
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Excelente texto.

Espero que surta algum efeito e pelo menos coloque muitos à pensar e repensar suas atitudes.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

A audiência pública da anac será em breve. É preciso participar, de outra forma poderá sair uma regulamentação esdrúxula.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

[quote:c6f195cbf6="alsoares"]A audiência pública da anac será em breve. É preciso participar, de outra forma poderá sair uma regulamentação esdrúxula.[/quote:c6f195cbf6]

Vou pesquisar quando vai ser, e estarei lá.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1315


A Proposta de regulamentação me parece bem razoável, diria até que me surpreendeu. Abaixo alguns pontos interessantes:

•Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) significa toda aeronave não tripulada com finalidade diversa de esporte, lazer e competição.

•A operação de aeromodelos abaixo de 25kg PMD somente será permitida, sob total responsabilidade do seu operador, nas seguintes condições:
em VLOS até 400 pés AGL;
em locais privados, desabitados ou em locais públicos tais como parques, praças, praias, estádios, desde que formalmente autorizado pelo responsável do local, sendo vedado o sobrevoo de pessoas não envolvidas na operação e bens de terceiros; e
a uma distância de pelo menos 5km de aeródromos públicos.


Bom, a partir do que foi apresentado na proposta, teremos uma regulamentação interessante e segura.

Abraços!
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

Permitam-me usar o vermelho para destacar um ponto muito importante:

... em locais privados, desabitados ou em locais públicos tais como parques, praças, praias, estádios, desde que formalmente autorizado pelo responsável do local, [color=red:00af964a75]sendo vedado o sobrevoo de pessoas não envolvidas na operação e bens de terceiros;[/color:00af964a75]...

Assim quem sobrevoar a multidão no Carnaval, Festa do Boi, Festa de Peão, ou mesmo quermece da igreja do bairro, saberá que em caso de acidente, mesmo que com autorização do responsável pelo local a responsabilidade é toda do piloto que se meteu a arriscar a integridade de outros.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

Esta legal a regulamentação,mais o que tenho visto até por aeromodelistas experiente é uma falta de senso de perigo e excesso de confiança no equipamento,vi um video aqui mesmo no evoo que o cara sobrevoava a rodovia passando por cima de carros,ja pensou se acontece uma m... acredito que com liberação ou sem vale a consciência de cada um.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

Exatamente, está faltando consciência. Certas pessoas não tem noção do dano que um aeromodelo pode causar. Ou pior, tem noção e mesmo assim negligenciam tal coisa.
Responder