planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:Contra olho gordo existe o velho colírio dietético...


Ehehee boa Alvaro... nosso colega "está faceiro" por que eu disse que passaria a planta para ele após a construção... rs
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:48 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Rodrigo,
Está muito legal a construção desse clássico, mas vendo a foto do conjunto de cauda parece que você não previu espaço no leme para o deslocamento do profundor.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:Rodrigo,
Está muito legal a construção desse clássico, mas vendo a foto do conjunto de cauda parece que você não previu espaço no leme para o deslocamento do profundor.


O profundor ficará deslocado para fora, e como o leme é inclinado, acredito que não irá pegar... de qualquer modo, deixei uma gordurinha de balsa ali, que poderá ser lixado. Estou mais preocupado neste momento é no suporte da asa e nas nervuras da mesma.
Posso aproveitar o colega para tirar uma dúvida?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:47 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

O suporte da asa é do tipo "pilão", certo? Nesse caso são 2 laterais unidas por cavernas e um chapeado na frente do bordo de ataque e outro atrás do bordo de fuga.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:O suporte da asa é do tipo "pilão", certo? Nesse caso são 2 laterais unidas por cavernas e um chapeado na frente do bordo de ataque e outro atrás do bordo de fuga.


Isso mesmo Alvaro.. estive analisando a planta e notei a incidência do suporte da asa, bem como o perfil utilizado.
Como originalmente este modelo é um planador de reboque, essa incidência e esse perfil não irão atrapalhar no momento da aceleração cabrando o modelo em demasia?

Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:47 pm, em um total de 2 vezes.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Outra coisa é com relação a disposição das longarinas na asa... a envergadura ficou com 132 cm... pensei em deixa-las em paralelo, uma em cima outra em baixo, e uma entre o BA e as duas em paralelo...
A planta não prevê um diedro central, apenas o diedro na ponta das asas... fiquei de olho gordo no seu Zéfiro e em como montou as asas... imaginei que poderia estar utilizando a mesma técnica empregada....
O que acha??
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:1613fb73f8="RodrigoB"]Como originalmente este modelo é um planador de reboque, essa incidência e esse perfil não irão atrapalhar no momento da aceleração cabrando o modelo em demasia?[/quote:1613fb73f8]

Isso pode acontecer, mas básicamente você corrige dando down thrust no motor. Dessa forma você controla o voo na aceleração e mantém a característica do planeio do modelo.

Pra mim é normal ir testando a relação do CG com a incidência da asa durante a fase de trimagem. Inclusive, nos modelos de voo livre usa-se fixar o pilão provisóriamente de forma a a poder deslocar adiantando ou atrasando o CG e também para que o pilão possa ser modificado ajustando a incidência.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu: ... nos modelos de voo livre usa-se fixar o pilão provisoriamente de forma a a poder deslocar adiantando ou atrasando o CG e também para que o pilão possa ser modificado ajustando a incidência.


Como é feita essa fixação provisória?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:45 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

A fixação provisória depende do tamanho e peso final do modelo.
No Jaburu, que tinha 76 Cm de envergadura e pesava 50g foi com fita crepe mesmo. Fiz uns voos e fui mudando a posição do pilão até que ficou bom, mas pegou uma térmica e foi embora antes que eu pudesse colar o pilão na posição definitiva.

Nesse modelo, você pode colar o pilão na fuselagem com cola branca e se quiser mudar, basta passar um pincel com água.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Qual a área da asa e o peso final esperado?
Responder