Farol para o Drone - Super Bright 3Watt

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Farol para o Drone - Super Bright 3Watt

Mensagem por ianobre »

Galera, uma dúvida, penso que seja bem iniciante. Mas vamos lá.

Sempre q compro na HK acaba sobrando algumas granas e completo com uns leds de 3W.

Depois de aprender que não dava para ligar o LED direto no RX e fazer ele responder pelo rádio comprei um BEC e liguei direto no RX, ok, funciona.

Agora o problema é q este LED de 3W da HK esquenta demais. Caí na ingenuidade de fixar ele com cola quente, :oops: imagina o que aconteceu né?

É normal eles esquentarem tanto assim?

Alguma dica para resolver isto?

Led: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__45474__Super_Bright_3Watt_Red_LED_Lamp_with_Aluminium_Heatsink_EU_warehouse_.html?strSearch=3w%20led
BEC: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__39622__3_3V_3A_UBEC_2_5S_Lipoly_6_23v_EU_Warehouse_.html?strSearch=bec%203v
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! esquenta sim, existem no mercado dissipadores de calor para LEDs, mas uma chapa de alumínio resolve, é só dimensionar corretamente, abraço !
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

3W direto no RX? Vai perder o receptor já, já! Assim que colocar o dissipador a trilha vai pro saco!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=128859
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

[quote:0486b45a8d="Marco Antonio"]3W direto no RX? Vai perder o receptor já, já! Assim que colocar o dissipador a trilha vai pro saco!!![/quote:0486b45a8d]

Marco, me dá um help aí de qual a forma correta de fazer isto, por favor.
No link q vc mandou só tem os vídeos do seu.

Meu drone está assim:
Luzes de navegação com fita led ligada direto nas trilhas da bateria 3S (frame Q350). Até ai acho que está ok.

Agora quero colocar estes LEDS de 3w mas não sei a forma correta de fazer. E se possível com acionamento pelo controle. Tenho aqueles switchs da HK que podem ser ligados ao canal e fazem este acionamento, só não sei como colocar o LED de 3w de forma q não prejudique o resto do sistema e que não esquente.

:oops:
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Não sou o Marco Antônio mas essa eu sei, "rele eletrônico", esqueci o nome correto, você o alimenta pela LiPo e conecta a um canal do Rx, e a carga até 10A na saída, ao atuar a chave correspondente aquele canal você liga e desliga a carga, abraço !

Em tempo : tenho uma da Turnigy, devem existir outros fabricantes também . . .
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

[quote:291321d72f="Jacimar"]Não sou o Marco Antônio mas essa eu sei, "rele eletrônico", esqueci o nome correto, você o alimenta pela LiPo e conecta a um canal do Rx, e a carga até 10A na saída, ao atuar a chave correspondente aquele canal você liga e desliga a carga, abraço !

Em tempo : tenho uma da Turnigy, devem existir outros fabricantes também . . .[/quote:291321d72f]

Certo. Teria como colocar um exemplo com mais detalhes, quem sabe algumas imagens. Como eu mencionei, sou bem leigo no assunto, estou tentando aprender :oops:
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tres formas:
Uma direto da bateria com uma mini fonte chaveada de 3,3V
Direto da bateria com um resistor limitador de corrente
Direto do BEC com resistor limitador contanto que ele suporte os 3W

Resistor...

Se for usar direto em 12V coloca um resitor de 45R de 10W
Se for usar em 5V coloca um de 3,6R de 5W
Se notar que o resistor esquenta muito coloca um com maior dissipação.

Use os dissipadores próprios para o led pois ele fica muito quente
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Estou na rua, comprei no ML, acho que o nome e chave eletronica Turnigy
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... como eu não sei a queda de tensão que esse seu led da, dobre o valor das resistências e verifique a potencia, se ficar abaixo dos 3W pode diminuir o valor do resistor
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder