motor glow metanol transformado para uso de alcool etanol
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fiz a conversao do meu tb e um jba 56 ,,comprei um cabecote novo ,,,e uma vela be 3 da OS na hobby delivery ,, e levei em algumas retificas e nao quiseram fazer a rosca bom ,, o motivo de refazer a rosca e que uma e mm e outra em polegada ,,, simplesmente peguei uma chave e fui apertando a vela na rosca do cabecote original devagar e com um pouco de wd ,,, montei o motor e tive vazamento de oleo mas foi pouco ,,apertei novamente a vela agora com o motor quente ,,esperei esfriar e funcionei novamente sem vazamentos ,,e fica muito bom a lenta dele ; apesar do meu carburador estar com uma certa folga na agulha que dificulta a regulagem ,,,
a somente para desencargo de consciencia heheh deixei funcionando um tanque para amaciar com o novo combustivel ,,lendo posts por ah gente ve um pessoal falando que precisa e outro nao entao por via das duvidas ....o o combustivel rende mais tb
postei minhas conclusoes para ajudar o pessoal que gosta de modificacoes abracos a todos
a somente para desencargo de consciencia heheh deixei funcionando um tanque para amaciar com o novo combustivel ,,lendo posts por ah gente ve um pessoal falando que precisa e outro nao entao por via das duvidas ....o o combustivel rende mais tb
postei minhas conclusoes para ajudar o pessoal que gosta de modificacoes abracos a todos
Ola e a minha primeira vez neste fórum e quero agradecer a todos pelos comentários aqui postados que já me foram de muita ajuda, por isso quero deixar um comentário de algo que tenho experimentado ja tem um tempo mas só agora coloco a disposicão de todos por que queria ter certeza do seu funcionamento. Motores ASP movidos a Etanol. Sei que ja foi amplamente discutido mas queria deixar a minha experiencia.
Motor ASP .52 com vela A3 combustivel bioetanol comprado em loja original 25 min de voo num pastinha...isso mesmo 25 min, onde antes com metanol 10% voava 12 min. Motor ASP .91 um tanque de 400cc meus amigos e tempo pra caramba voando ainda nao cronometrei mas e muito tempo, com galao de bioetanol a R$ 36,00 ficou muito barato voar.
Motor ASP .52 com vela A3 combustivel bioetanol comprado em loja original 25 min de voo num pastinha...isso mesmo 25 min, onde antes com metanol 10% voava 12 min. Motor ASP .91 um tanque de 400cc meus amigos e tempo pra caramba voando ainda nao cronometrei mas e muito tempo, com galao de bioetanol a R$ 36,00 ficou muito barato voar.
[quote:fbbe54ca2b="rbtonet"]
Motor ASP .52 com vela A3 combustivel bioetanol comprado em loja original 25 min de voo num pastinha...isso mesmo 25 min, onde antes com metanol 10% voava 12 min. Motor ASP .91 um tanque de 400cc meus amigos e tempo pra caramba voando ainda nao cronometrei mas e muito tempo, com galao de bioetanol a R$ 36,00 ficou muito barato voar.[/quote:fbbe54ca2b]
Olá,
Realmente é muito barato, e muitos aeromodelistas ainda não sabem disso. O galão de metanol pronto está entre R$100 e R$130. Já o etanol pronto (da Dimetil) comprei há poucos dias por R$42. Só que um galão de R$42 acaba custando só R$25; [b:fbbe54ca2b]porque o motor à etanol consome de 40% a 60% a menos[/b:fbbe54ca2b]. Voa-se de graça!
E o motor à etanol gira uma hélice maior que o mesmo na versão à metanol. Estou usando um motor OS 75AX-BE.
Motor ASP .52 com vela A3 combustivel bioetanol comprado em loja original 25 min de voo num pastinha...isso mesmo 25 min, onde antes com metanol 10% voava 12 min. Motor ASP .91 um tanque de 400cc meus amigos e tempo pra caramba voando ainda nao cronometrei mas e muito tempo, com galao de bioetanol a R$ 36,00 ficou muito barato voar.[/quote:fbbe54ca2b]
Olá,
Realmente é muito barato, e muitos aeromodelistas ainda não sabem disso. O galão de metanol pronto está entre R$100 e R$130. Já o etanol pronto (da Dimetil) comprei há poucos dias por R$42. Só que um galão de R$42 acaba custando só R$25; [b:fbbe54ca2b]porque o motor à etanol consome de 40% a 60% a menos[/b:fbbe54ca2b]. Voa-se de graça!
E o motor à etanol gira uma hélice maior que o mesmo na versão à metanol. Estou usando um motor OS 75AX-BE.
Ja tive motor OS BE um 55, foi uma decepcao so acostumado com glow normal, sem um conta giro e queria regular no ouvido acabou que fundi o motor mas agora buscando alternativas mais baratas descobri nos motores ASP essa possibilidade de estar usando bioetanol sem muitas alteracoes a nao ser na vela troca-se a A8 pela A3 e pronto sem contar que um OS 75BE custa na faixa de 700 a 1000,00 reais, comprei um ASP .91 zero por R$ 450,00.
- alissongc2000
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rbtonet,
Realmente, a tendência do povo que usa motor a metanol é regular a agulha de alta do motor a etanol igual ao primeiro, pois, aparentemente, parece tudo ok e dá muita potência. Isso acontece direto. Mas detona o motor, conforme outros casos que tenho visto. Tenho notado que o motor a etanol tem que trabalhar com mistura mais rica (menos ar, mais combustível) do que os a metanol. A partida deve ser mais "afogada", como carro a álcool. O óleo que sai pelo escapamento não deve ser preto, idealmente, mas vermelho.
Realmente, a tendência do povo que usa motor a metanol é regular a agulha de alta do motor a etanol igual ao primeiro, pois, aparentemente, parece tudo ok e dá muita potência. Isso acontece direto. Mas detona o motor, conforme outros casos que tenho visto. Tenho notado que o motor a etanol tem que trabalhar com mistura mais rica (menos ar, mais combustível) do que os a metanol. A partida deve ser mais "afogada", como carro a álcool. O óleo que sai pelo escapamento não deve ser preto, idealmente, mas vermelho.