planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Rodrigo posso dar meu pitaco? Eu poria shear web na asa toda, pois ela pode fechar ao tentar sair da térmica.

De resto está demais!!! Quero ver o vôo!!!!

Atente-se ao aviso do Alvaro sobre estabilidade.

Abraço!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

-NiHoN- escreveu:Rodrigo posso dar meu pitaco? Eu poria shear web na asa toda, pois ela pode fechar ao tentar sair da térmica.

De resto está demais!!! Quero ver o vôo!!!!

Atente-se ao aviso do Alvaro sobre estabilidade.

Abraço!


Grande Fernando! Pitaco que nada... informações preciosas de pessoas com experiência de causa não tem valor.
Se esse modelinho planar, será graças aos "pitacos" dos colegas que estão participando e tirando minhas dúvidas, na medida do possível é claro.
Não me sinto seguro neste estilo de modelo, nunca voei um planador puro. É claro que este será motorizado, mas será apenas por causa da minha falta de experiência na modalidade e falta de local apropriado para o voo.
Por favor, continue com os pitacos.

E QUERO O MEU ZEFIRO!!!! :)
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:55 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Uma ponta de asa pronta... sou lento para construir, mas pensa numa terapia boa, acho que é por isso que demoro.... :)

Ainda falta lixa, peso 10 gramas.

Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:55 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Planta prevê um diedro com 9 cm de ponta de asa com relação a base, tal como na imagem abaixo:



Como farei o diedro em dois momentos, um na seção central da asa e outro nas pontas, estava imaginando em deixar 3 cm para a seção central,
e 6 para as pontas, o que totalizaria os 9 cm propostos na planta.
Ou 4,5 e 4,5... estou em dúvida.

Sugestões? :oops:
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:55 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Pontas da asa prontas, cada uma com 9 gramas.
Peso do conjunto até o momento 48 gramas e ainda falta muita lixa nessa asa.

Só de pensar em fazer shear webs nessa asa toda está me dando agonia....

Trabalhando agora nas ponteiras da asa. Estou pensando em fazer de balsa massissa fazendo uma leve curvatura para as pontas,
como se fossem winglets... vamos ver como fica.



Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:56 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Dúvida do angulo do poliedro resolvida. O excelente tópico contém informações preciosas e uma excelente construção do amigo Alvaro.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=25
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Pessoal, estou em dúvida com relação aos servos que irei utilizar para o leme e o estabilizador.
Tenho duas opções disponíveis comigo aqui:

1. Emax ES08DE : 8,5 gramas, digital e com gears de plástico
2. Emax ES08MAII: 12 gramas, analógico e com metal gear.

Nas caixinhas deles, as especificações são as mesmas de voltagem, torque, e velocidade.
As dimensões são as mesmas e pelo que percebi as diferenças são apenas essas, um é digital e com engrenagens de plástico e o outro é analógico e com engrenagens de metal.
Na opinião dos colegas, dentre os dois, qual seria a escolha mais adequada?



Obs.: Ah, tenho também os TowerPro de 9 gramas, mas não me sinto a vontade de colocá-los nesse modelo após tanto trabalho... rs
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:56 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Tá ficando lindão esse planador heim véi.

Veri biutifou.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

CONDOR 2 escreveu:Tá ficando lindão esse planador heim véi.

Veri biutifou.


Tá ficando "baozinho", ehehehe. Já separei a parte central e unifiquei as pontas nas metades.
Fiz a área central já com o diedro estipulado, falta apenas unir as duas metades para fechar a asa.
Estava preparando a mesa de servos quando surgiu a dúvida de qual utilizar...
O duro é voltar a trabalhar no planador só sábado que vem... . :cry:
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:56 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

O mais leve fica melhor, eu iria com servos de 5 gramas. Uso de 5g há anos em um motoplanador de 1,6m.
Responder