Projeto fresadora CNC - TB6560 [montagem da mecânica]

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:02ce6848bf="eliezer"]Pessoal... preciso comprar a [b:02ce6848bf]barra roscada[/b:02ce6848bf] mas ainda tenho dúvida de qual a melhor opção pro meu caso... Seria uma de 8mm?
Alguém com experiência pode me ajudar nesse quesito?

Dados úteis:
Motores:
[b:02ce6848bf]ASTROSYN TYPO 23LM C004-04[/b:02ce6848bf]
6 VOLTS/FASE
1,2 AMPÉRES FASE
1.8 GRAUS
6 FIOS
LIGADO EM DRIVER BIPOLAR FORNECE 7KGF.CM

Tamanho da área útil pretendida: [b:02ce6848bf]600x450mm[/b:02ce6848bf]

Obrigado
Eliézer[/quote:02ce6848bf]


Podes usar uma barra de 14mm passo 2.

Como é pequena, use fusos trapezoidais acabei de comprar fusos trapezoidais de 11mm passo 2, com 700mm 31,50 a castanha em plastico injetado com flange 33,50 não é caro em se tratando de um bom deslocamento.
[], motta
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:1e11a17fb6="motta"][quote:1e11a17fb6="eliezer"]Pessoal... preciso comprar a [b:1e11a17fb6]barra roscada[/b:1e11a17fb6] mas ainda tenho dúvida de qual a melhor opção pro meu caso... Seria uma de 8mm?
Alguém com experiência pode me ajudar nesse quesito?...
Eliézer[/quote:1e11a17fb6]
Podes usar uma barra de 14mm passo 2.
Como é pequena, use fusos trapezoidais acabei de comprar fusos trapezoidais de 11mm passo 2, com 700mm 31,50 a castanha em plastico injetado com flange 33,50 não é caro em se tratando de um bom deslocamento.[/quote:1e11a17fb6]
Maravilha motta...
Os fusos poderiam ser nessa medida menor que vc encontrou então (11mm)?
Muito obrigado por contribuir neste humilde projeto.
Abraço
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Projeto humilde, mas com bom conteúdo, a cada projeto sempre acontecem novas idéias, gostaria de colocar sobre a placa, hoje temos drivers TB6560 individuais, o que nos permite em caso de queima de um, apenas trocarmos este modulo sem prejuízo dos demais, e no caso de usarmos USB, mais uns 100,00 a 150,00 reais podemos comprar uma placa controladora que use a porta USB, é o que estou fazendo no momento, comprei no mercado aqui mesmo, 60,00 cada driver, 180,00 200,00 pela controladora via USB 380,00 e temos uma máquina controlada pela USB, apenas 100,00 reais a mais e comprando no mercado, scaso comprem na china, vão pagar 30,00 dólares pelos 3 drivers e 50 dólares pela controladora, 80,00 dólares mais os impostos 160,00 dólares coisa de 350,00 reais, se formos computar um frete que entregue em 3 dias ultrapassa o valor pago aqui.

Dependendo do que se vai comprar, vale mais apena fazer uma pesquisa comparar preço, disponibilidade e rapidez em receber os produtos e comprar por aqui mesmo, assim ajudamos o pessoal que vende estes materiais e como em todo o mercado, maior quantidade melhor preço.

Nunca esquecer que um frete da china que entregue em 3 dias aqui no Brasil, não sai por menos de 75 dólares.
[], motta
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Tem toda razão... Mas como as vezes não tenho tanta pressa assim ainda acredito que valha a pena esperar um pouco mais para receber o produto mas economizar alguns trocados... Muito embora, ultimamente, raramente isso tem compensado.

Bom, acho importante retratar o que você informou por MP aqui pra quem não tem (como eu não tinha) essa informação a respeito do uso de corrediças para fresadoras...

Então...
Pra quem interessar, esse projeto, ao que tudo indica, está muito comprometido com o uso de corrediças pois as mesmas não dão a precisão ideal para trabalhos com fresadora, a não ser que fosse uma cortadora (hot wire).

Ainda mesmo assim estou pensando em levar a frente apenas como estudo já que ganhei o material em MDF e corrediças.

Mas fica o alerta para quem esta pensando em começar...
Se quer algo definitivo e funcional é importante pensar em eixos lineares e fusos trapezoidais.

Abraço
Eliézer
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Acompanhando...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:040dbf9e2d="eliezer"]Tem toda razão... Mas como as vezes não tenho tanta pressa assim ainda acredito que valha a pena esperar um pouco mais para receber o produto mas economizar alguns trocados... Muito embora, ultimamente, raramente isso tem compensado.

Bom, acho importante retratar o que você informou por MP aqui pra quem não tem (como eu não tinha) essa informação a respeito do uso de corrediças para fresadoras...

Então...
Pra quem interessar, esse projeto, ao que tudo indica, está muito comprometido com o uso de corrediças pois as mesmas não dão a precisão ideal para trabalhos com fresadora, a não ser que fosse uma cortadora (hot wire).

Ainda mesmo assim estou pensando em levar a frente apenas como estudo já que ganhei o material em MDF e corrediças.

Mas fica o alerta para quem esta pensando em começar...
Se quer algo definitivo e funcional é importante pensar em eixos lineares e fusos trapezoidais.

Abraço
Eliézer[/quote:040dbf9e2d]


Perfeito, como um projeto para estudos podemos usar corrediças, como na hot wire só temos um movimento, a folga lateral não se faz presente, como em uma fresadora, temos o movimento circular, a folga lateral compromete o movimento correto.

Para iniciarmos o conhecimento sobre fresadoras é perfeito, não se gasta muito para aprender o funcionamento e dominar os programas é muito bom.

Com o conhecimento adquirido vão conseguir partir para um projeto ideal para aquilo que vamos necessitar, no meu caso a muito tempo parti para uma de 1x1metro, com o decorrer do uso notei que uma de 600 x 400 estaria até grande para o uso que faço da máquina, então eixos, fusos etc poderiam ser menores e com menor espessura o custo bem inferior, em vez de usar fusos de 18mm poderia ter usado de 12mm, em vez de eixos de 25mm eixos de 16 ou 18, um projeto bem mais barato do que se usa para uma maior, é bom começar com um projeto simples e barato para aprender é o caminho.
[], motta
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Qual mdf pretende usar? 18mm? pois na minha utilizo esse e tenho obtido bons resultados, estou usando guias galvanizadas de 1 pol e rolamentos de skate para fazer a movimentação. Ainda não esta pronta falta terminar o eixo Z e comprar a placa pois os motores já tenho.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

ola

vou acompanhar seu topico. A alguns meses eu estou montando uma fresadora, usando a mesma placa tb 6560. Tive e ainda estou tendo muita dificuldade para fazer a fresadora funcionar "redondinho".

Sobre os motores, temos disponível um tutorial na net para mudar o motor de 6 fios para 8 fios.
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:25446011ae="Alvin"]Qual mdf pretende usar? 18mm? pois na minha utilizo esse e tenho obtido bons resultados, estou usando guias galvanizadas de 1 pol e rolamentos de skate para fazer a movimentação. Ainda não esta pronta falta terminar o eixo Z e comprar a placa pois os motores já tenho.[/quote:25446011ae]
Olá amigo, estou usando MDF de 12mm... Acredito que seu projeto terá melhores resultados que o meu. Não estou depositando muitas expectativas pois, a princípio vou usar corrediças.
Boa sorte e, se não tiver postado ainda, poste aqui pra gente acompanhar e aprender.
Abraço
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:471f75735d="podecha"]ola
vou acompanhar seu topico. A alguns meses eu estou montando uma fresadora, usando a mesma placa tb 6560. Tive e ainda estou tendo muita dificuldade para fazer a fresadora funcionar "redondinho".
Sobre os motores, temos disponível um tutorial na net para mudar o motor de 6 fios para 8 fios.[/quote:471f75735d]
Olá amigo...
Espero que eu consiga domar essa plaquinha viu.. Ainda não botei a mão na massa pois estou começando ainda a fazer a estrutura...

Talvez seja o caso de você dar uma olhada nesse link aqui:
[url]http://www.victortrucco.com/CNC/CorrecoesTB6560/CorrecoesTB6560.asp[/url]

Quanto ao motor, acho que você quis dizer de 8 para 6 fios, não?
Os meus são de 6 e estou usando 4, no modo bipolar.
Abraço
Responder