planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Servos digitais consomem mais... E é TENSÃÃOOOO!!!

Qual a área dos comandos?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Depois de algum tempo, hoje consegui terminar a colagem da asa e ponteiras, em parte graças ao jogo Brasil x México, estava passando tanta raiva que larguei a tv e fui trabalhar no planador, rsrsrs.

Asa com poliedro, shear web em toda a sua extensão, seção central com fixação por parafusos e pino guia. As uniões das partes da asa foram feitas com cola epoxi, acho pouco provável que aconteça um "bate palmas" durante o voo, mas ainda colocarei reforços triangulares nos encontros das uniões... :shock:

A asa ficou muito resistente, realmente o conselho do colega Álvaro em utilizar o shear web entre as longarinas, superior e inferior, e o pitaco do Fernando em utilizar o recurso em toda a asa, reforçou a estrutura inteira quanto a torção.

Envergadura: 150cm
Peso da asa: 90 gr.
Peso do modelo até o momento: 140 gramas.

A próxima etapa é a linkagem.. ainda estou decidindo qual servo utilizar.

Ainda não fechei a frente, estou esperando a chegada das helices folding com spinner, para deixar alinhado corretamente. Estou pretendendo fazer um canopy raso e comprido, com fecho por ímãs e pino, para acesso a eletrônica. Esta será a última etapa, antes de começar a entelar.

Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:





Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Lindo modelo....

Espera não, faz a Folding!

Hehehe.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:b60e63f1a0="RodrigoB"]Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:[/quote:b60e63f1a0]

Olhando as fotos não consigo imaginar alguma razão que o impeça de planar.
Belíssimo modelo!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Marco Antonio escreveu:Lindo modelo....

Espera não, faz a Folding!

Hehehe.


Abusado.. não tenho o conhecimento e a paciência do colega pra tanto.. :?
Obrigado por passar por aqui... :)
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:57 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:
RodrigoB escreveu:Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:


Olhando as fotos não consigo imaginar alguma razão que o impeça de planar.
Belíssimo modelo!


Álvaro, obrigado pelos comentários e pelos valiosos conselhos que vem postando durante a montagem. Suas construções são verdadeiras aulas.
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

1,50m de envergadura com a eletrônica de hoje em dia?
Vai planar como uma pena.
Esse ESSENCE da Midwest com 2m era equipado com um Graupner Speed Gear 2.8:1 with Speed 500 race (200g), hélice graupner 12x10, servos normais Futaba 148 (gramas prá caramba), pack de 7 células Sanyo 1800 mAh (mais um meio quilo, com conectores e fios).
Ou seja quase 1,2 kg se bem me lembro, entelado com monokote normal e planava demais.
Cheguei a fazer voos de mais de uma hora, com todos na pista tendo chance de voar, em uma só carga da bateria.
Anexos
img104.jpg
img104.jpg (34.9 KiB) Exibido 16495 vezes
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Sem falar na linda construção. Com o que pretende entelar?
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

rnjorge escreveu:Sem falar na linda construção. Com o que pretende entelar?


Obrigado Jorge. Quanto ao material da entelagem tenho as opções de monocote, lightex e oralight. A preferência é o oralight, é muito leve, mas só tenho o vermelho transparente.
Estava pensando em utilizar o branco na parte frontal da fuselagem (monocote ou lightex - tenhos os dois) e o oralight vermelho transparente na asa, empenagem e restante da fuselagem onde aparecem as varetas.
Parece que adivinhou o que eu estava fazendo... estava nesse momento no corel fazendo esboços da entelagem..
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Que belo trabalho Rodrigo.

De cair o queixo, parabéns!
Responder