Curva de passo varia de flybar para flybarless ?
Curva de passo varia de flybar para flybarless ?
Bom dia a todos !
Estou finalizando os ajustes em um heli 450, de flybar para flybarless.
Eu devo refazer os ajustes das curvas de passos e throtle usando os mesmos números?
Ou existe diferença ?
Na curva de vôo simples (não 3D) eu estava iniciando com 3 negativo.
Mas com o flybarless eu acho que é muito negativo.
Na decolagem ele fica querendo tombar para os lados e sou obrigado a decolar de forma meio corrida.
No pouso ele também fica querendo tombar....
Se eu tentar corrigir com comandos de ciclico enquanto ele está no chão, aí é pior ....
Estou finalizando os ajustes em um heli 450, de flybar para flybarless.
Eu devo refazer os ajustes das curvas de passos e throtle usando os mesmos números?
Ou existe diferença ?
Na curva de vôo simples (não 3D) eu estava iniciando com 3 negativo.
Mas com o flybarless eu acho que é muito negativo.
Na decolagem ele fica querendo tombar para os lados e sou obrigado a decolar de forma meio corrida.
No pouso ele também fica querendo tombar....
Se eu tentar corrigir com comandos de ciclico enquanto ele está no chão, aí é pior ....
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Heli querendo tombar desse jeito me parece que a curva de passo pode ser melhorada.
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.
[quote:29a8dbea51="thiago_thomann"]Heli querendo tombar desse jeito me parece que a curva de passo pode ser melhorada.
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.[/quote:29a8dbea51]
As curvas que estou usando são essas:
Passo: -3/0/3/6/10
motor:0%/30%/60%/80%/100%
O que eu acho é que, -3 é muito forte....
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.[/quote:29a8dbea51]
As curvas que estou usando são essas:
Passo: -3/0/3/6/10
motor:0%/30%/60%/80%/100%
O que eu acho é que, -3 é muito forte....
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[quote:602b14acce="mauroao"][quote:602b14acce="thiago_thomann"]Heli querendo tombar desse jeito me parece que a curva de passo pode ser melhorada.
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.[/quote:602b14acce]
As curvas que estou usando são essas:
Passo: -3/0/3/6/10
motor:0%/30%/60%/80%/100%
O que eu acho é que, -3 é muito forte....[/quote:602b14acce]
A de passo eu deixaria de -2 a 10 e a do motor, tente 0/42/65/85/100
Depois vc nos conta se melhorou! Essa curva é pra vôo Normal!!!
Se a trimagem estiver mecanicamente correta e o CG estiver OK, tente deixar o motor com pelo menos 65% de aceleração quando o passo começar a ficar positivo! Isso é sintoma de muito passo pra pouco motor. Há, em sistemas FBL, não se corrigi cíclico na decolagem.[/quote:602b14acce]
As curvas que estou usando são essas:
Passo: -3/0/3/6/10
motor:0%/30%/60%/80%/100%
O que eu acho é que, -3 é muito forte....[/quote:602b14acce]
A de passo eu deixaria de -2 a 10 e a do motor, tente 0/42/65/85/100
Depois vc nos conta se melhorou! Essa curva é pra vôo Normal!!!
- guildy93
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A unidade costuma ficar meio doida com vibração. Tente balancear as pás, checar se não tem nada empenado, e testar trocar a dupla face da unidade. Dê preferência para as espumadas.
Ah, é interessante "amarrar" de leve a unidade com uma fita de Velcro.
Se o modelo tem uma tendência padronizada, de por exemplo, tombar para a esquerda, ajuste nos links do rotor até ficar legal.
Curva de passo e de motor pouco tem a ver com o heli ficando doido no chão!! Pode continuar usando as curvas antigas, ou busque uma que te deixe mais a vontade.
Abraço!
Ah, é interessante "amarrar" de leve a unidade com uma fita de Velcro.
Se o modelo tem uma tendência padronizada, de por exemplo, tombar para a esquerda, ajuste nos links do rotor até ficar legal.
Curva de passo e de motor pouco tem a ver com o heli ficando doido no chão!! Pode continuar usando as curvas antigas, ou busque uma que te deixe mais a vontade.
Abraço!
- PSN77
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- Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
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Bom dia colega, na minha opinião você está com head speed baixa, quanto menor o head speed no momento da decolagem você terá maior instabilidade no rotor principal sem falar na cauda. Tenho usa do throttle curve assim 0 - 70 - 80 - 90 - 100 no modo normal. Na minha opinião sua curva de passo esta boa. Confere o nivelamento do swash plate e manda ver. Grande abraço