Voando em Interlagos - Autódromo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:c6832a9d0b="Antonio Carlos"]Existe algum lugar que tenha a relação de pistas homologadas pela COBRA?[/quote:c6832a9d0b]ola antonio,eu ja tinha comentado a algumas mensagens atraz,no site da COBRA tem todas as informaçoes que precisamos para manter a nossa modalidade saudavel,abraço:
COBRA-
http://www.cobra.org.br
CLUBES-
http://www.cobra.org.br/clubes.html
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:3321331017="Luizaerotudo"]Cesar eu entendi,a minha também tem o sentido de concientização, é que este assunto aqui ja é velho , vira e mexe tem alguém arrumando os lugares mais estranhos pra voar, e o pior sem critério , pesquisa, conhecimento e ajuda tecnica e o pior ainda sempre aparece um cara pra dizer que pode.O aeromodelismo esta sendo banalizado, quanto comecei a 10 anos atras, as pessoas ensinavam tudo , hoje se vc falar pra mais da metade dos pilotos sobre circuito de voo, ele vai achar que é uma nova placa para o PC. Dia desses numa famosa loja , juro que vi um cara querendo começar, o lojista deu a seguinte informação:
[color=red:3321331017]Olha este aqui é glow, voce vai ter que ir a um clube, arrumar um instrutor , da muita mão de obra e custo, pega um eletrico que voce aprende a voar sozinho até na pracinha da sua casa. Isto esta certo ??????[/quote:3321331017][/color:3321331017]realmente isso ocorre com a maior frequencia com quem esta começando,lojistas tratam aeromodelos eletricos como brinquedos,vejam bem"nao estou generalizando",so que eles se esquecem que o sistema de radio e o mesmo que usamos em todas as modalidades de aeromodelismo,so muda o tamanho e o dano causado por um aeromodelo treiner de 300grs,ja imaginaram que um tx usado em um aeromodelo eletrico tambem e usado em um jato que atinge uns 250 quilometros!!!!!!!!,um pilon-race que tambem atinge uma velocidade consideravel!!!!!!!!um giant-scale com seus poucos 10 quilos em media!!!!! :shock: :shock:[size=18:3321331017][/size:3321331017][size=12:3321331017][/size:3321331017]
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:892366f270="Fabrício"]Abro um parenteses sobre o alcance de um transmissor e receptor.

Há alguns meses atrás, quatro aeromodelos caíram num intervalo de meia hora, aparentemente por interferência nos rádios. Naquele dia ninguém mais se arriscou a voar. Nas semanas seguintes tudo voltou ao normal e nada mais de quedas por interferência. Então um associado do clube trouxe a informação de que no mesmo dia das estranhas quedas, foi realizada uma prova de planadores no chamado “new campão”. Este “campão” fica a 4,8km (em linha reta) da UBA. Coincidência? É possível... Já esquecemos o ocorrido e bola pra frente...a medidas cabiveis foram tomadas.

Não preciso e nem quero invocar minha profissão e formação para explicar isso. Basta lembrar que no estatuto da AMA, exige 8km entre pistas.[/quote:892366f270]

Fabrício,

Não pretendo contráriá-lo nem estou defendendo ninguém sobre se deve-se ou não voar em Interlagos, Campão ou UBA, não vôo em nenhum destes locais.

Mas esta medida de 8Km é estranha, mesmo porque dá um número muito quebrado no sistema imperial.

No documento "Membership Manual" da AMA, disponível em http://www.modelaircraft.org/PDF-files/Memanual06.PDF , página 3, tópico "Radio Control", ítem 6 diz que:

[quote:892366f270]6. I will not knowingly operate my model aircraft within three (3) miles of any preexisting flying site without a frequency-management agreement.[/quote:892366f270]

Traduzindo (se houver algum professor de inglês aqui por favor me corrija, pois aprendi sozinho):
[quote:892366f270]6. Eu não operarei conscientemente meu aeromodelo dentro de um raio de três (3) milhas (4,8Km) de um local de vôo pré-existente sem um acordo de gerenciamento de freqüências.[/quote:892366f270]

Portanto se alguém voou no campão estava no limite do raio de segurança, mas não dentro dele. Portanto se as interferências foram causadas por outros transmissores, deve ter sido de mais perto.
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Verdade alexcmag, errei mesmo, são 5 km e não 8.

Mesmo assim, isso não elimina a possibilidade ou garante que tenha sido um rádio mais próximo. Mas como disse, isso são águas passadas. Não é motivo pra discutir agora, já foi...Eu só quiz dar um exemplo do que estamos passando lá na UBA... (eu mesmo afirmei que pode ter sido uma triste coincidencia)

Outro dia tinha um cara voando um helicoptero 60 glow "na rua". Um sócio, no caminho pra uba, viu o heli. Estava a alguns quarteirões de nós. Ele parou e foi conversar com o piloto e, educadamente, tentou instrui-lo. Resultado..; o sócio da UBA foi xingado, mal-tratado e humilhado pelo piloto do heli...e ainda ouviu coisas como " se cair compro outro".

É isso que está se tornando o aeromodelismo no Brasil?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Esta do cara que não está nem aí é um problema sério... numa das últimas vezes que voei no Paca, antes de ligar meu rádio e saí gritando a frequencia como sempre fiz (35, 72490), ninguém se manifestou.

Liguei o TX e o RX, mas o modelo ficou louco.

Dei outra volta, perguntando um por um, ninguém se manifestou.

Como sou curioso, deixei só o avião ligado, sem o TX, e esperei. Depois de uns 10 minutos um dos caras para quem tinha acabado de perguntar decolou o modelo, e meu modelinho seguindo os comandos dele, ou seja, o cara tava com o rádio ligado, perguntei cara a cara pra ele se alguém estava usando a frequencia e ele nem se preocupou em verificar.

Uma vez passando pelo Ibira resolvi parar no tanque de modelismo e fiquei olhando a turma, resolvi dar uma olhada nos transmissores, tinha vários T4VF em 72Mhz...
claudinho
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Mensagem por claudinho »

Acho que isso é problema de todos nós... questão de conscientização, por mais que sejamos recebidos com pedradas como foi o caso do heli glow perto da UBA, o sócio da uba fez a coisa certa. É uma situação delicada dizer para uma pessoa ainda mais se ela for uma ignorante que ela não pode voar na rua que é pública, numa praça ou na calçada. Nesse caso, se não me engano existe alguma lei que fala do peso e tamanho do modelo que pode ser voado em área urbana? Se existe nestes casos devem-se tomar as medidas cabíveis...
Eu procuro fazer minha parte, ontem teve um piloto novo no paca que já chegou ligando o rádio.... ainda bem que não tinha ninguém voando! Eu expliquei como funcionava o controle e ele passou a utiliza-lo.
pu2onx
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Mensagem por pu2onx »

Espectro de frequencias
Gente lembrando que o raio de 8 kms proximos a terminais atz CGH GRU MT , existem o espectro de 70 MHz radionavegação aérea.
Não estamos sós em 72 MHz
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William Okamura
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Mensagem por William Okamura »

Pessoal, na primeira vez que fui ao TC aconteceu de pegar interferencia ou outro radio. realmente é preocupante..

aqui ta um pedaco do meu post da ocasiao...

"Porem me preocupou uma coisa.. quando estava levantando voo com meu trex tomei a cautela por causa do vento, mas quando estava para sair do chao ele inclinou e o motor ficou acelerando mesmo eu cortando o acelerador.. foi realmente estranho.. resultado pontas da helices raladas e uma polia mastigada.. nada de mais.. ja que to acostumado a cair dai vem a preocupacao.. ou foi interferencia ou alguem ligou o radio no mesmo canal justo nesse momento, pois apos 2 minutos veio um senhor perguntando quem estava com o canal 54.. (que por sinal devia se achar o dono da frequencia, pois nem obrigado falou) apos chegar em casa que atentei para esse fato.. sera que esse senhor inadvertidamente ligou o seu radio e quando viu que o aero dele nao estava respondendo direito foi procurar??
Bom nao estou metendo o pau em ninguem, pois o prejuizo foi pequeno. Mas poderia ocorrer de estar alto e perder o controle e cair em cima de alguem, portanto creio que é melhor prevenir e pedir a todos a atentar ao quadro de frequencias que foi a primeira coisa que fiz ao chegar...
a regra é clara [size=18:3cf84f4067]"Nunca ligue seu rádio sem que você esteja com o crachá da freqüência grudado no seu transmissor" [/size:3cf84f4067] Sei que é um espaco informal, mas como o Edgard falou temos que arriscar a ser chatos e metidos para nao perder esse espaco, e se para isso seja necessario regras rigidas que sejam entao.. para o bem de todos "
uʍop ǝpısdn
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:58795e0219="pu2onx"]Espectro de frequencias
Gente lembrando que o raio de 8 kms proximos a terminais atz CGH GRU MT , existem o espectro de 70 MHz radionavegação aérea.
Não estamos sós em 72 MHz[/quote:58795e0219]


Antes que começem a criar lendas e contos da amazonia a respeito, comecem a buscar a norma técnica utilizada e as normas adotadas mundialmente e pela ANATEL com respeito ao Espectro de frequencia

http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/resolucao/2004/res_365_2004.pdf

Vão verificar que a banda de 72Mhz está como outras resguardada para uso exclusivo em telecomando, portanto pode ter até Jesus Cristo operando em 71Mhz que ele não vai interferir, a não ser que use de sua capacidade divina, do contrario tirando desajustes, do TX.. ineficiencia do RX, transmissores com frequencia harmonico ressonante bem proximo e de grande potencia por um bom tempo as coisas serão bem resguardadas.
A maior parte do problema se dá por imprudencia de quem voa e não pensa que seu radio pode ter a mesma frequencia do proximo, em segundo lugar temos receptores silgle que tem um indice de rejeição baixo, antenas mal dimencionadas ou com problemas de colocação, radios TX com sérios desajustes mesmo tendo saido de fabrica e tinindo de novo(já vi com 100mW de potencia, quando o normal é 350mW... antes era 1W)
Soma-se isso ao fato de que hoje teos muito mais aeros voando junto, existe o problema de não se voar como manda a norma e embora alguns possam achar que é frescura o fato de se voar em um luagr fixo mesmo tendo outra pessoa ao lado impossibilita que o aero passe no raio de atuação da antena o que causa uma sobrecarga no primeiro sintonizador do RX, mas como é terra de ninguém e é mesmo então se põe a culpa no radio.
Não se deve economizar com o mais importante, se fizer isso não reclame.
Respeite o modo correto de pocisionar a antena.
Respeite o espaço de voo
Verifique se ao ligar o radio ninguém está com sua frequencia, o proximo pode ser vc
Respeite a distancia minima de local de voo... radiofrequencia não é igual compasso... a "bolha" de propagação pode ir além ou aquém do que se diz... é igual feitiçaria e é assim e não vai mudar, pode xingar e não vai adiantar.... só vai adiantar se seu receptor não mais escutar o outro TX

Basta usar o minimo de cerebro e não inventar lendas e costumes que tudo se resolve.

Ahh, e procurem alguém que realmente conhece do assunto, se alguém não acreditar é porque não me conhece, sou Fisico, trabalho com isso, conheço disso , já montei um montão disso e não abro a boca a menos que tenha certeza disso.

Quando um burro fala o outro abaixa a orelha... Yhoooo(som do burro falando)
pu2onx
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Mensagem por pu2onx »

atribuições são internacionais.




faixa de até serviço observação
20 Hz 20.000 Hz Sons audíveis
20 KHz 30 KHz Ultrassom

530 KHz 1.600 KHz Rádio AM 107 emissoras com 10 KHz de banda

34,48 MHz 34,82 MHz Rádio Taxi
38 MHz 40,6 MHZ Telemedição Biomédica
40,6 MHz 40,7 MHz Telemedição de características de materiais
40,7 MHz 41,0 MHz Telemedição Biomédica
41,0 MHz 49,6 MHz Diversos serviços
49,6 MHz 49,9 MHz Telefone sem fio
49,9 MHz 54 MHz Diversos serviços
54 MHz 60 MHz Televisão VHF Canal 2
60 MHz 66 Mhz Televisão VHF Canal 3
66 MHz 70 MHz Televisão VHF Canal 4
70 MHz 72 MHz Radioastronomia
72 MHz 73 MHz Telecomando
73 MHz 75,4 MHz Rádio Navegação Aeronáutica
75,4 MHz 76 MHz Telecomando
76 MHz 82 MHz Televisão VHF Canal 5
82 MHz 88 MHz Televisão VHF Canal 6
88 MHz 108 MHz Radiodifusão
Rádio FM 99 canais em
faixas de 200 KHz
88 MHz 108 MHz Microfone sem fio de alcance restrito
108 MHz 117,975 MHz Rádio Navegação para Aeronáutica
117,975 MHz 121,5 MHz Comunicação Móvel para Aeronáutica
121,5 MHz 121,5 MHz Comunicação de Socorro
121,5 MHz 136 MHz Comunicação Móvel para Aeronáutica
136 MHz 138 MHz Satélites Meteorológicos Internacionais
138 MHz 143,6 MHz Reservado parea comunicações fixas e móveis
143,6 MHz 143,65 MHz Pesquisas Espaciais
143,65 MHz 144 MHz Rádio Amador
144 MHz 146 MHz Rádio Amador por Satélite
146 MHz 148 MHz Rádio Amador
148 MHz 149,17 MHz Reservado ao SESC - Serviço Especial de Supervisão e Controle
149,17 MHz 174 MHz Diversos serviços
174 MHz 180 MHz Televisão VHF Canal 7
180 MHz 186 MHz Televisão VHF Canal 8
186 MHz 192 MHz Televisão VHF Canal 9
192 MHz 198 MHz Televisão VHF Canal 10
198 MHz 204 MHz Televisão VHF Canal 11
204 MHz 210 MHz Televisão VHF Canal 12
210 MHz 216 MHz Televisão VHF Canal 13
216 MHz 470 MHz Diversos Serviços
470 MHz 476 MHz Televisão UHF Canal 14
476 MHz 482 MHz Televisão UHF Canal 15
482 MHz 806 MHz Televisão UHF Canais 16 a 69
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824 MHz 834,4 MHz Telefonia Celular Banda "A"
834,4 MHz 845 MHz Telefonia Celular Banda "B"
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869 MHz 880 MHz Telefonia Celular Banda "A"
880 MHz 880,6 MHz Outros Serviços
880,6 MHz 890 MHz Telefonia Celular Banda "B"
890 MHz 891,5 MHz Telefonia Celular Banda "A"
891,5 MHz 894 MHz Telefonia Celular Banda "B"
894 MHz 896 MHz Telefonia Celular Aeronáutico
896 MHz 3.000 MHz Outros Serviços
3 GHz 3,1 GHz Rádio Navegação e Rádio Localização
3,7 GHz 4,2 GHz Descida de sinal de Satélite Banda "C

5,925 GHz 6,425 GHz Subida de sinal de Satélite Banda "C"
6,425 GHz 7,125 GHz Sistema Digital

10,7 GHz 11,7 GHz Rádio Digital
10,7 GHz 12,2 GHz Descida de sinal de Satélite Banda "Ku"

13,75 GHz 14,8 GHz Subida de sinal de Satélite Banda "Ku"
14,5 GHz 15,35 GHz Rádio Digital

Segue tabela
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