Melhor padrão de entelagem para visualização?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
brasileirot
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:34 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Melhor padrão de entelagem para visualização?

Mensagem por brasileirot »

Pessoal,
Vou começar a construção de um Ugly Stick asa baixa e gostaria da ajuda de vocês para a entelagem.
Qual o melhor padrão para facilitar a visualização?
Seria cor escura em cima e clara em baixo?
Azul escuro e amarelo por cima e branco por baixo ficaria bom para a visualização?
Agradeço qualquer opinião.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Para visualização do aero, o mais importante são os contrastes de cor e não a cor de fundo em questão.

Te falo por voar planador e em competição que exige grandes alturas, independente da cor que irás utilizar com principal, o mais importante é o grafismo e cor que irá utlilizar para contrastar e chamar a atenção.

Sou bem cegueta, uso muito o laranja bem vivo e o rosa luminoso, mas estou falando de visualizar a grandes alturas mesmo... em se tratando de um aero que irás voar próximo, faz uma boa marcação no dorso da asa e na parte de baixo da asa.

Em resumo, o importante é o contraste. cores bem diferentes
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Concordo com o Douglas, as cores utilizo praticamente para o aero ficar bonitão, utilizo o contraste para a minha orientação, e acima de tudo me concentro nas reações do aero. Dependendo do aero gosto de fazer com cor preta em cima e branco em baixo com algumas faixas, ai alguns colegas ficam doidos comigo, como você vê o aero? kkk simples +- a 200-300 metros eu não vejo cor nenhuma, somente o contraste, então basta treinar e com o tempo o seu cérebro acostuma a pilotar com o padrão de constrate e não utilizando somente as cores como referência, as cores claro que são importantes no contexto de compreensão da orientação do aero.
Humberto Melo
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... já pilotei uma asa de 80cm camuflada de verde escuro e verde claro em cima e cinza em baixo no Pacaembu a noite com a luminária queimada!

E tem pelo menos 10 testemunhas que ainda estão aqui.

Aprenda que depois de uma distancia tudo é tom de cinza!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
brasileirot
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:34 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por brasileirot »

Valeu pessoal!
Vou usar as dicas de vocês. Grafismo nele!
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

Olá,

Brasileirot,

É fato, depois de uma certa distância as cores não vão fazer muita diferença. A situação fica pior quando o modelo tem o formato que não ajuda a manter a referência (como no caso das zagis).

Da experiência que tenho, o que vai fazer diferença mesmo é o contraste entre as cores e padrões escolhidos para a entelagem. Meu primeiro treinador tinha um metro de asa e um retângulo preto (do tamanho de uma fita cassete) no dorso da asa, que era branco. Me ajudou bastantes a enxergar saídas de rolagens e loopings.

Tenho um Easy Glider (motoplanador) e ele é construído em Elapor branco. Pintei faixas pretas largas no dorso da asa. Como o contraste é muito grande, ajudou bastante, mesmo voando alto.

Tenho também uma zagi de 1,2 m, onde fiz um grafismo com grande contraste (faixas pretas sobre amarelo) de um lado e deixei outro padrão na parte de cima. Isso me ajuda muito durante a pilotagem, com essa é bem raro de me perder no ar.

Seguem duas fotos dessa asa como referência:


[img:7aca9a43ca]http://imageshack.us/a/img577/3484/jq7p.jpg[/img:7aca9a43ca]

[img:7aca9a43ca]http://imageshack.com/a/img32/1715/nczi.jpg[/img:7aca9a43ca]



Abraços,

Rondoni
brasileirot
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:34 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por brasileirot »

Muito obrigado, Rondoni.

As fotos da sua Zaggi foram muito ilustrativas. Por sinal, ficou bem legal esse padrão, principalmente aquele filete preto na parte de cima. Os detalhes fazem toda a diferença. Parabens!
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

Essa dica foi retirada do RCGroups:
Anexos
TeoriaCoresAeros.jpg
TeoriaCoresAeros.jpg (25.84 KiB) Exibido 3266 vezes
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
pediuparasairxxxx
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 7:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Melhor padrão de entelagem para visualização?

Mensagem por pediuparasairxxxx »

[quote:7ba9e16dfa="brasileirot"]Pessoal,
Qual o melhor padrão para facilitar a visualização?[/quote:7ba9e16dfa]
Que tal esse, não tem como confundir! :D
Eu adoro xadrez para contraste, você pode fazer uma faixa apenas que já dá muito efeito
Anexos
IMG_1557.JPG
IMG_1557.JPG (35.89 KiB) Exibido 3125 vezes
IMG_1558.jpg
IMG_1558.jpg (37.65 KiB) Exibido 3125 vezes
brasileirot
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:34 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por brasileirot »

Valeu, Ronaldo!
Lindão seu shock.
Responder