Asa Termal Monster High

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Asa Termal Monster High

Mensagem por Yensid »

Meu caro Alvaro e colegas do e-voo. Estou postando aqui alguns vídeos de minha última criação. Ua asa voadora termal feita em depron de 5mm com longarinas em balsa. Tem 1,8m de envergadura e pesa 1,5Kg em ordem de vôo. A carga alar ficou em 25g/dm2,

É bimotor pois não tenho aqui local para voar planador puro sangue.

Este é o vídeo do primeiro vôo:

[yt]1Psi9nu--0c[/yt]

E este é o vídeo do segundo vôo:

[yt]Ep2VZVbVKdM[/yt]

Em breve estarei postando a planta e como fiz a construção.

Um forte abraço!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: Asa Termal Monster High

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:0ed13f723d="Yensid"]Meu caro Alvaro e colegas do e-voo. Estou postando aqui alguns vídeos de minha última criação. Ua asa voadora termal feita em depron de 5mm com longarinas em balsa. Tem 1,8m de envergadura e pesa 1,5Kg em ordem de vôo. A carga alar ficou em 25g/dm2,

É bimotor pois não tenho aqui local para voar planador puro sangue.

[/quote:0ed13f723d]

Olá Disney, boa noite.

Gostei da asa, mas de termal não tem nada.

Para ser considerada termal, essa asa precisaria de ter no máximo umas 500 gramas e usar um perfil aerodinâmico adequado, assim como os elevons optimizados. Essas superfícies estão muito grandes, criando muito arrasto.

O comentário dos elevons, é porque você tem que trimar para cabrar e assim criar o efeito reflex para conseguir equilíbrio horizontal da asa.

O que é muito comum no planadorismo, é o pessoal confundir baixo afundamento com razão de planeio.

Um planador precisa de energia, muita energia (velocidade) para entrar no rotor e conseguir dropar e subir mesmos em dias frios.

O segredo do planadorismo térmico, é o aproveitamento e conhecimento do piloto para realizar o voo mais adequado para determinada situação de vento. Em dias de ventos fortes não se roda uma térmica, se custura ela com planadores eleves e eficientes.

O principio é semelhante ao dynamic soaring, você cria um rotor, quanto mais rápido for este rotor, mais vezes irá passar na transversal da térmica.

Vou colocar um vídeo abaixo sobre a gravidade visualizada e uma térmica a 5 metros de altura. Sim, eu disse 5 metros de altura. Tente achar alguma semelhança na maneira de se aproveitar energia.

[b:0ed13f723d]Planadorismo térmico (sem motor) é possível praticar em qualquer lugar do mundo, basta estudar, ter perseverança e insistir.[/b:0ed13f723d]

Abraço.

[yt]MTY1Kje0yLg[/yt]
[yt]SiNLscvZKXw[/yt]
[yt]IbwSwcy7H34[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Obrigado pelas considerações apresentadas Alexandre Lopes. Foram de muito proveito. Minha incursão no planadorismo é muito medíocre ainda. Mas um dia, quem sabe eu chego a este nível apresentado no vídeos.

Obrigado também a MacCross por suas proveitosas considerações sobre o assunto. Foi de muito proveito para todos do e-voo.com. É devido estas coisas que o fórum está se deteriorando a cada dia que passa.

Disney Martins
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Eu penso o contrário.... mesmo não havendo características de planador puramente termal, com sua carga alar baixa (pode abaixar mais ainda, retirando um motor) é possível que se faça bons voos termais, principalmente depois de se ter uma boa leitura termal do dia e conseguir engatar em alguma bolha mais forte.

Os comandos podem ser diminuídos, principalmente para se fazer curvas mais abertas e com menores perdas...

O que seria de um modelo com 500gr, perfil aerodinâmico flutuador e carga alar de 50g/dm2? A meu ver, um machado sem cabo.

As variáveis envolvidas no trabalho são muitas e penso que a ideia dele não está perdida e é um ponto de partida. Basta melhora-la.

Abs e boa sorte na empreitada meu caro.

Moisés
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Não achei algo de risível nessa asa.
Assim como o Moisés, penso que pode ser aprimorada mas pelo que aparece nos vídeos está voando muito bem e estável.

Acho que o Alexandre Lopes citou o peso de 500g pensando nas Zagis de 120 Cm de envergadura. Se eu fizesse uma dessas ia pensar entre 1.200 e 1.300g (considerando os 60 Dm² que deve ter)

Disney,
No segundo vídeo parece que alguém fala sobre os motores mixados no canal do leme. É isso?
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:a67493efa6="Yensid"]Obrigado pelas considerações apresentadas Alexandre Lopes. Foram de muito proveito. Minha incursão no planadorismo é muito medíocre ainda. Mas um dia, quem sabe eu chego a este nível apresentado no vídeos.

Disney Martins[/quote:a67493efa6]

Disney, Bom dia.

Meu intuito é apenas ajudar, de nenhuma maneira pensei em fazer qualquer outra coisa se não fosse ajudar.

Sou um grande admirador dos projetos da Kuestenflieger, na minha opinião esses caras são as melhores cabeças para projetar asas voadoras térmicas.

A Albatros XXL deles, tem [b:a67493efa6]2 metros[/b:a67493efa6] e pesa [b:a67493efa6]850g rtf[/b:a67493efa6], carga alar de [b:a67493efa6]8.5g[/b:a67493efa6]

http://www.kuestenflieger.de/modelle/albatros/bausatz.html

Clica no link e veja o tamanho da asa: http://www.kuestenflieger.de/modelle/albatros/images/bild4.jpg

Com uma asa leve e com perfil adequado, sobe na térmica da mão, sem motor, hi-start, guincho, reboque, morro, etc...

A asa abaixo tem [b:a67493efa6]120cm[/b:a67493efa6] e pensa [b:a67493efa6]-250g[/b:a67493efa6], no dia desse vídeo o vento estava a uns 10km/h em certos momentos, subiu na térmica da mão e voltou na mão.

[yt]da9X_AAx7lM[/yt]


[b:a67493efa6]Acho que seu projeto tem tudo para ficar muito bom![/b:a67493efa6]

Mas uma asa de 180cm com corda praticamente constante, que me agrada muito a ideia para uma asa moto planadora, precisaria pesar umas 500~600g.

Hoje existe motores de 25~50g com empuxo animal, esc e baterias leves.

A ideia de uma asa térmica bi-motor não é legal, além do peso agregado terá mais área para arrasto.

Uma asa de 180cm, com apenas um motor e com peso na casa das 700g, isso sim é uma asa motoplanadora termal.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
JBigorna
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 6:48 pm

Mensagem por JBigorna »

Parabéns Yensid , pelo menos voou, o que mais tem aqui no forum é blá blá e pouco voou..
Continue com os projetos até um sapato com asa voando é melhor que muita teoria!!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:40d5a3e4e6="Patetta-MG"]Eu penso o contrário.... mesmo não havendo características de planador puramente termal, com sua carga alar baixa (pode abaixar mais ainda, retirando um motor) é possível que se faça bons voos termais, principalmente depois de se ter uma boa leitura termal do dia e conseguir engatar em alguma bolha mais forte.[/quote:40d5a3e4e6]

Moisés,

Concordo em gênero, número e grau.

Quando não se tem um perfil, no caso do sanduíche de depron com longarina de balsa, ficando com ausência de ataque e estabilidade no caso do reflex. Sim, a economia de peso faz uma diferença absurda, e é possível até termicar mesmo não tendo um perfil aerodinâmico adequado.

Peso é o fator primordial em um planador térmico.

[quote:40d5a3e4e6="Alvaro Sala"]Não achei algo de risível nessa asa.
Assim como o Moisés, penso que pode ser aprimorada mas pelo que aparece nos vídeos está voando muito bem e estável.

Acho que o Alexandre Lopes citou o peso de 500g pensando nas Zagis de 120 Cm de envergadura. [b:40d5a3e4e6]Se eu fizesse uma dessas ia pensar entre 1.200 e 1.300g (considerando os 60 Dm² que deve ter)[/b:40d5a3e4e6][/quote:40d5a3e4e6]

Alvaro,

O comentário que fiz em relação ao projeto do Disney, foi somente em relação ao peso. Não disse que está voando mal.

O que acontece é que a ausência do reflex no perfil aerodinâmico, obriga a usar o trim para cabrar e estabilizar a asa. Dessa maneira se voa com um "freio" de elevons a todo momento.

Não estava me referindo a o peso de uma asa de 120 cm e sim de 180 cm mesmo.

Me desculpe, mas aqui você diz: [b:40d5a3e4e6][i:40d5a3e4e6]"Se eu fizesse uma dessas ia pensar entre 1.200 e 1.300g (considerando os 60 Dm² que deve ter)"[/i:40d5a3e4e6][/b:40d5a3e4e6]

Tem certeza que disse isso mesmo? Ai em sampa vocês devem voar tijolos com asa, porque tem morro,.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Disney,

Primeiramente desculpe por qualquer coisa que possa ter dito, em momento algum quis dizer falsas verdades baseado apenas em minhas idéias. Construí muitos planadores térmicos nos últimos anos, e o que venho é compartilhar o que aprendi.

Lembrei de um projeto muito bacana, de uma [b:8f7eb57506]ASA TERMAL[/b:8f7eb57506], que tem tudo haver com o seu projeto.

Se chama ZupAir Z1 ...

Asa tem [b:8f7eb57506]173cm e pesa 470g RTF[/b:8f7eb57506] ... Se usar um motor de shockflyer 20g, vai ter empuxo de sobra e ter uma asa termal.[b]

Esse é o caminho a seguir! Não estou conseguindo anexar as fotos, copia o link e cola no navegador.

http://www.hyperflight.co.uk/products.asp?code=ZUPAIR-Z1

http://www.hyperflight.co.uk/getpic.asp?code2=2&size=o&code=ZUPAIR-Z

Versão c/ micro motor:
http://static.rcgroups.net/forums/attachments/6/5/5/9/2/t4919658-138-thumb-Z1%20B2b.jpg?d=1339045936
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:10ae6d4cd8="Yensid"]Obrigado também a MacCross por suas proveitosas considerações sobre o assunto. Foi de muito proveito para todos do e-voo.com. É devido estas coisas que o fórum está se deteriorando a cada dia que passa.

Disney Martins[/quote:10ae6d4cd8]

Um dos motivos de ter me afastado do e-voo, é a falta de união da comunidade planadoristica.

Sabemos que tem muita gente com conhecimento para passar, que sempre está logado, mas nunca participa. Quando participa dá uma dessas.

Tinha escrito um desabado sobre a ironia, mas apaguei, não sei se deu tempo para ler. Enfim, é triste ver coisas assim nesta sessão.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Responder