Asa Termal Monster High

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:a9b423ffbc="alexandre lopes"]...aqui você diz: [b:a9b423ffbc][i:a9b423ffbc]"Se eu fizesse uma dessas ia pensar entre 1.200 e 1.300g (considerando os 60 Dm² que deve ter)"[/i:a9b423ffbc][/b:a9b423ffbc]
Tem certeza que disse isso mesmo? Ai em sampa vocês devem voar tijolos com asa, porque tem morro,.[/quote:a9b423ffbc]

Alexandre,
Gosto da discussão técnica porque é aí que eu aprendo.
Essa bela asa Zupair que você mostra, tem uma envergadura de 173 Cm e uma RA de 9.2. Com 32.4 Dm² tem uma CA de 14.5g/Dm² e pesa 470g.

Se eu entendi direito, a asa do Disney tem 180 Cm e uma RA de 5.4. Portanto, com apenas um pouco mais de envergadura tem 60 Dm² (quase o dobro da área da Zupair).

Para comparar cargas alares, eu uso uma fórmula do Ferdinando Farias (se houver interesse eu posto aqui) que me dá como resultado que para uma área de 60 Dm² a carga alar de 20.14g/Dm² é equivalente a 14.5g/Dm² numa asa de 32.4 Dm²
Por essa forma de encarar, se a asa do Disney pesasse 1.208g estaria com uma carga alar equivalente à Zupair de 470g.
Talvez essa fórmula (que é uma simplificação para ajudar a comparar pesos) esteja furada, mas sabemos que quanto maior a área de uma asa, maior a Carga Alar.

Alguns de nós aqui em Sampa gostamos de modelos leves. Ficarei feliz se quiser visitar o tópico do meu planador "Excelso" que tem 100 Cm de envergadura e pesa 131g
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=167673
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:e7eb424dd7="Alvaro Sala"][quote:e7eb424dd7="alexandre lopes"]...aqui você diz: [b:e7eb424dd7][i:e7eb424dd7]"Se eu fizesse uma dessas ia pensar entre 1.200 e 1.300g (considerando os 60 Dm² que deve ter)"[/i:e7eb424dd7][/b:e7eb424dd7]
Tem certeza que disse isso mesmo? Ai em sampa vocês devem voar tijolos com asa, porque tem morro,.[/quote:e7eb424dd7]

Alexandre,
Gosto da discussão técnica porque é aí que eu aprendo.
Essa bela asa Zupair que você mostra, tem uma envergadura de 173 Cm e uma RA de 9.2. Com 32.4 Dm² tem uma CA de 14.5g/Dm² e pesa 470g.

Se eu entendi direito, a asa do Disney tem 180 Cm e uma RA de 5.4. Portanto, com apenas um pouco mais de envergadura tem 60 Dm² (quase o dobro da área da Zupair).

Para comparar cargas alares, eu uso uma fórmula do Ferdinando Farias (se houver interesse eu posto aqui) que me dá como resultado que para uma área de 60 Dm² a carga alar de 20.14g/Dm² é equivalente a 14.5g/Dm² numa asa de 32.4 Dm²
Por essa forma de encarar, se a asa do Disney pesasse 1.208g estaria com uma carga alar equivalente à Zupair de 470g.
[b:e7eb424dd7]Talvez essa fórmula (que é uma simplificação para ajudar a comparar pesos) esteja furada, mas sabemos que quanto maior a área de uma asa, maior a Carga Alar.[/b:e7eb424dd7]

Alguns de nós aqui em Sampa gostamos de modelos leves. Ficarei feliz se quiser visitar o tópico do meu planador "Excelso" que tem 100 Cm de envergadura e pesa 131g
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=167673[/quote:e7eb424dd7]

Alvaro, boa noite.

Sei que quanto maior a área de uma asa, maior a carga alar, assim como o arrasto, que resulta em menor velocidade. Por isso que planador tem assas compridas e estreitas.

E em planadores térmicos, o buraco é mais embaixo.

Sabemos que a Zupair tem 173cm de envergadura, uma área alar de 32.4dm2, com o peso de 470g rtf, a carga alar é de 14.5g/dm2. Fisicamente então temos uma asa de 173 cm de envergadura, 20 cm de corda raiz, 17,5 de corda de ponta, totalizando uma corda média de 18,8 cm.

No site da zupair não consta a medida das cordas, então me corrija se estiver errado.

O Disney não publicou as medidas da sua asa, somente envergadura, peso e carga alar. Descontando a área dos elevons... Suponho que a asa tenha corda raiz de 32cm e 33cm de corda de ponta, daria uma carga alar 25g/dm2.

Para arrendondar as coisas baseando-se na corda raiz da ZupAir, a diferença no tamanho da corda raiz é de 50%, um pouco a mais na ponta e alguns milímetros a mais de envergadura. Então arrendondando as coisas, a asa do Disney teria 50% a mais área alar.

Disney, por gentileza confirme as medidas de corda raiz e ponta de sua asa.

Na minha opinião, se a asa tivesse:

180 cm de envergadura

32 cm corda raiz

33 cm corda ponta

Peso rtf: 850g

Teríamos uma asa com carga alar de 15g/dm2, isso sim já seria considerada uma asa termal. E a diferença seria de 650g em relação ao que foi usado.

Levando em consideração que cada conjunto de motor/adaptador de hélice,montante. hélice e ESC deve pesar quase 100g, já teríamos quase 200g só no sistema de propulsão. Mas a bateria que para tocar dois motores deve ser uma 3s 2200mah, já é mais 200g.

O Disney no seu último projeto, acabou não dando ouvidos no que comentamos, e acabou colocando aileron no seu ultimo planador poliédrico.

Certa vez lí uma frase do Grande Cebola: "Aileron em planador térmico é maquina de fazer arrasto"

As vezes as coisas mais simples, são capazes de se ter grandes resultados.

Espero em breve ver o Disney com a Monster High v2, no mesmo esquema só que mais simples e mais leve. Apenas um motor, sansuíche da asa em depron 2mm e elevons em 4mm.

Mudaria a corda talvez, deixaria um pouco mais estreita.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Responder