Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Duvida

Mensagem por mths.diniz »

Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Re: Duvida

Mensagem por Papalegua »

[quote:fdddd13556="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?[/quote:fdddd13556]

Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Duvida

Mensagem por othernick »

[quote:73f1484e3f="Papalegua"][quote:73f1484e3f="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?[/quote:73f1484e3f]

Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.[/quote:73f1484e3f]

É possivel ligar motor "trifasico" com 2 fios apenas. Coloque um capacitor entre 2 fios do motor. Não sei dizer qual valor de capacitor, pois depende do motor.
Mas nesse caso, a alimentação via os 2 fios deve ser pulsada, não contínua. Então, com bateria apenas e direto, não rola. Melhor é usar o ESC mesmo e controlar o motor pelo sinal de PWM (liga/desliga apenas, é simples).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

No caso de motores BL não funciona!!!! Isso é para motores trifasicos AC
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Mensagem por othernick »

[quote:9418a61a4b="Marco Antonio"]No caso de motores BL não funciona!!!! Isso é para motores trifasicos AC[/quote:9418a61a4b]

Marco, recomendo pesquisar antes de responder. Como eu disse, aplicando uma sequencia de pulsos (frequencia) e usando um capacitor para defasar de 90 graus a tensão , aplicado no terceiro fio do motor, criamos um conjugado em um motor brushless "trifasico" e ele gira. Tal metodo é usado no planador Skysurfer, se não me engano da Nine Eagles.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... Vou ver isso, obrigado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Willian-MG
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Abr 19, 2014 12:23 am
Localização: Belo Horizonte. MG

Problema Esc H-king 30A

Mensagem por Willian-MG »

Ola sou novo nesse hobby de aeromodelismo tb,se alguem puder me ajudar ficarei grato,tenho um radio futaba tj10,tenho uma asa zagi com esc red-brick,sempre funcionou normal,porem esse esc queimou então coloquei um esc H-king de 30A e quando ligo o msm o motor não da nenhum sinal de aceleração,o receptor esta funcional normal quando dou comando no profundor e elevon os msm funcionam normal somente a aceleração do motor não da nada,se alguem passou por essa situação e puder me ajudar ficarei agradecido.
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Problema Esc H-king 30A

Mensagem por othernick »

[quote:cbf39931c2="Willian-MG"]Ola sou novo nesse hobby de aeromodelismo tb,se alguem puder me ajudar ficarei grato,tenho um radio futaba tj10,tenho uma asa zagi com esc red-brick,sempre funcionou normal,porem esse esc queimou então coloquei um esc H-king de 30A e quando ligo o msm o motor não da nenhum sinal de aceleração,o receptor esta funcional normal quando dou comando no profundor e elevon os msm funcionam normal somente a aceleração do motor não da nada,se alguem passou por essa situação e puder me ajudar ficarei agradecido.[/quote:cbf39931c2]

verificou na sequencia de bips sonoros o q pode ser?
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Senhores, tenho um motor ntm 42-48 de 650kv

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19621__NTM_Prop_Drive_Series_42_48_650KV_1295W.html?strSearch=42%2048%20650kv

Estou em dúvida em qual opção selecionar nas opções de número de pólos e PWM.

Alguém pode ajudar?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:53d1ebd466="lucioneto"]Senhores, tenho um motor ntm 42-48 de 650kv

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19621__NTM_Prop_Drive_Series_42_48_650KV_1295W.html?strSearch=42%2048%20650kv

Estou em dúvida em qual opção selecionar nas opções de número de pólos e PWM.

Alguém pode ajudar?[/quote:53d1ebd466]

12 polos.
PWM terá que ser baixo, pois ele é de 650 kv.

Pelo que sei ele tem 8K e 16K no PWM.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder