Meu primeiro multimotor

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Meu primeiro multimotor

Mensagem por emernet »

Olá Pessoal,
Venho acompanhando o forum a algum tempo, e depois de ler bastante resolvi montar meu primeiro multimotor,
Entao gostaria de dividir com voces minha expectativa.

Estou montando um hexa com largura de 1100mm. por ser o primeiro reconheco que exagerei um pouco, mas como percebi aqui que muitos geralmente acabam evoluindo suas maquinas para modelos maiores e com mais autonomia, resolvi começar com esse pra nao gastar duas vezes.

Com certeza vou precisar da ajuda de voces na montagem e configuracao.
Vou postar as fotos do que ja tenho comprado.
Anexos
Frame
Frame
hexa01 (Custom).jpg (30.79 KiB) Exibido 213 vezes
Suporte gimbal
Suporte gimbal
hexa02 (Mobile).jpg (34.8 KiB) Exibido 213 vezes
Gimbal
Gimbal
hexa03 (Mobile).jpg (18.33 KiB) Exibido 213 vezes
Diz que é Resistente
Diz que é Resistente
hexa04 (Mobile).jpg (23.77 KiB) Exibido 213 vezes
hexa05 (Mobile).jpg
hexa05 (Mobile).jpg (23.03 KiB) Exibido 213 vezes
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

não sei se é você em cima do frame, mas não faça isso de forma alguma,

se um braço ou n braços tiverem diferença em qualquer ângulo já era, ele voa mas fica um lixo.

Pelo que entendi só comprou o frame e guimbal, se precisar de ajuda com algo, diga o que tem duvida.

Vai precisar de "ótimos" motores e ESCs, bem "pesadinho" o frame.

abs
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Mensagem por emernet »

Robertb,
Nao sou eu nao, é uma foto que peguei do anuncio onde comprei.

Tenho um amigo na China, eu havia passado uns links pra ele quotar pra mim motores, helices e ESC, e ele me confirmou a pouco que ja comprou o que eu havia pedido.
Vou postar as especificaçoes dos itens.
Se puder analisar pra mim se vai me servir, agradeço.

Motor:
EMAX MT Series MT-4114 KV340 Brushless
- Framework: 24N22P
- KV: 340KV
- Length: 35mm
- Dia.: 46mm
- No.of cells: 6
- Max.thrust: 2020g
- Shaft: 4mm
- Propeller: DJI15
- Weight: 141g

Helice:
15*5.5 carbon fiber

ESC
30A Emax Simonk

Por enquanto é isso.
Agradeço toda ajuda possivel.

Obrigado
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Mensagem por emernet »

Pessoal,
Finalmente chegou algumas pecas da minha maquina.
Frame, motores, gimbal, helices, esc.
Os esc vieram errados, veio 30A 3s.
Sendo que eu preciso de 6S, entao terei que dar um jeito de vende-los.

Na proxima semana devo receber o kit com APM2.6

Segue algumas fotos.


[img:ab25aad9b3]http://i32.photobucket.com/albums/d38/emernett/DSC07147_zps9b4b7aad.jpg[/img:ab25aad9b3]

[img:ab25aad9b3]http://i32.photobucket.com/albums/d38/emernett/DSC07148_zpsa76f74dd.jpg[/img:ab25aad9b3]

[img:ab25aad9b3]http://i32.photobucket.com/albums/d38/emernett/DSC07147_zps9b4b7aad.jpg[/img:ab25aad9b3]
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Mensagem por emernet »

Hola pessoal,

Venho solicitar ajuda dos entendidos, porque nao esta claro pra mim como alimentar a apm 2.6.

Ja queimei duas plaquinhas power module. Pois resolvi alimentar com ela porque li que seria a maneira mais adequada, tanto é que na apm ja vem o conector pra ela. Estou com uma bateria de 10A 6S.

Foi so conectar a power module a bateria que ja fritou, imaginei que estive com defeito e tal, comprei outra, esperei chegar, liguei e queimou devovo, chegou acender o chip dela. Nos anuncios da power module, alguns dizem ate 18V de entrada, outros diz ate 30V de entrada. Comprei o que dizia ate 30V. A minha bateria é de 22V. Talvez me enviaram o errado.... seilá.

Estava lendo sobre alimentar com os ESCs, mas nao entendi como se faz isso. Pergunto: Devo soldar algum fio no esc e ligar na apm ? Li tambem algo de cortar fio e colocar/retirar jumper.

Esses sao os ESC que possuo agora:
Emax Simonk 40A 6s

http://www.brchobbies.co.uk/catalog/product_info.php?products_id=2713

Eles servem pra alimentar a apm ?
é recomendavel ?
Se sim, como faço?

Desculpe se infringi alguma regra do forum.

Obrigado.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:346d7910f1="emernet"]Hola pessoal,

Venho solicitar ajuda dos entendidos, porque nao esta claro pra mim como alimentar a apm 2.6.

Ja queimei duas plaquinhas power module. Pois resolvi alimentar com ela porque li que seria a maneira mais adequada, tanto é que na apm ja vem o conector pra ela. Estou com uma bateria de 10A 6S.

Foi so conectar a power module a bateria que ja fritou, imaginei que estive com defeito e tal, comprei outra, esperei chegar, liguei e queimou devovo, chegou acender o chip dela. Nos anuncios da power module, alguns dizem ate 18V de entrada, outros diz ate 30V de entrada. Comprei o que dizia ate 30V. A minha bateria é de 22V. Talvez me enviaram o errado.... seilá.

Estava lendo sobre alimentar com os ESCs, mas nao entendi como se faz isso. Pergunto: Devo soldar algum fio no esc e ligar na apm ? Li tambem algo de cortar fio e colocar/retirar jumper.

Esses sao os ESC que possuo agora:
Emax Simonk 40A 6s

http://www.brchobbies.co.uk/catalog/product_info.php?products_id=2713

Eles servem pra alimentar a apm ?
é recomendavel ?
Se sim, como faço?

Desculpe se infringi alguma regra do forum.

Obrigado.[/quote:346d7910f1]

Olá

Vamos por partes

quanto a power module provavelmente esta queimando por ligar 6s,faz um tempinho que nao utilizo power module nao gosto, mais me lembro de ser apenas para ate 4s

quanto a alimentar com esc pode alimentar tranquilo,é só seu esc possuir bec interno,se for ligar desta maneira alimente a placa apenas com um dos esc,dos outros voce tira o sinal 5v,ou seja deixe apenas um fio vermelho dos esc ligados,desta maneira voce precisa conectar o jumper para alimentar tanto o imput quanto o output
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Se não me engano a power module é pra 3s ou 4s.
Se for alimentar por ubec sua APM tem que ter os pinos soldados. A minha não veio.
tem um topico aqui no e voo falando sobre a placa.


Se não for pedir muito tem como mandar o link do frame por PM ?
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Mensagem por emernet »

Felipioliveira e Angelo Tradewind,
Obrigado por responderem.

Semana que vem chega o BEC que comprei pra so garantir, mas vou ligar pelo ESC logo porque quero ver funcionar.
Minha duvida agora é, alimentando com o ESC, como seria a alimentacao do receiver ?

Angelo, mandei o link por mp pra vc.

Obrigado.
emernet
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jul 08, 2014 8:43 am
Localização: Foz do Iguacu, PR

Mensagem por emernet »

Pessoal,
Ta muito estranho, queimou mais dois ESC, do nada, desliguei tudo ontem, e fui ligar agora pra aprender mais no mission planer.... fumaça no esc. mer#%@. obs. eu nao liguei invertido. Os dois queimaram da mesma forma. separado.

Liguei uma vez com nada conectado ao output, so pra ouvir os bip dos esc, ninguem tocou nada, imagino que seja por nao estarem conectado a apm. Desliguei, conectei um que esta com os 3 fios, que tem os 5V pra alimentar a apm, e mais um, com intencao de ouvir os bips um de cada vez separadamente. Queimou esse segundo que tem apenas o sinal e o terra.

A bateria ta com tensao 23.2V, teria que ter 22.2 ne ? será que o ESC nao aguenta nem um volt a mais


Espero que alguem tenha alguma informação que possa ajudar.

Abraço.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

se o esc nao tem motor conectado nao ira escutar nada mesmo, o som eh gerado no motor

verifique todo o aterramento dos esc

um setup desse pede ao minimo um esc hobbywing de 40A

6s carregado chega nos 25,2v
Responder