FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Jean-Michel »

O padrão da FRSky não é o mesmo que você está acostumado (Futaba por exemplo), acho que é JR, a ordem dos canais é assim naturalmente, mas se quiser pode fazer como você fez mesmo, só que provavelmente terá que fazer para todos os modelos que inserir no TX.
Eu já acostumei e nem ligo, uso assim mesmo no Taranis e do outro jeito no Futaba.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:197ac188fa="macnas"]Pessoal, peço a ajuda de todos quanto ao seguinte: bindei o receptor D8R-II plus no meu taranis e quando fui testar os comandos estavam todos invertidos, no canal 1 tava funcionando o acelerador, o canal 2 tava funcionando o aileron, no canal 3 o profundor e no 4 o leme, ou seja só o 4 tava certo, entrei na configuração do radio e notei que esta configurado certo no modo 2, depois de tanto fuçar (sempre tomando o cuidado de nao mudar nada e se mudar, testar e logo apos voltar pra o que tava), encontrei a pagina 6 (MIXER) e notei que estavam de fato trocados ch1=thr e assim vai, conforme descrito acima, entrei na opção de editar e coloquei o certo CH1=eileron, CH2= elevetor, CH3= acelerador, CH4= leme e deu certo, agora ligando os servos nos canais correspondentes no receptor esta nessa mesma ordem, pergunto aos colegas, aconteceu isso com voces?? tiveram que fazer a mesma alteração??? por enquanto ta funcionando, mas sera que depois nao vai dar me...da nao??? outra pergunta, quando o receptor esta funcionando certinho ele fica com a luz vermelha acesa?[/quote:197ac188fa]

Se você ler o manual do rádio, você vai ver que eles até tiram sarro disto no proprio manual, pois existem diversos modelos de ordem de canais que podem ser usados, o que eu estou usando atualmente é o RETA123 que eu gosto mais.. do uqe o famoso AETR, este que veio ai é o TAER, que é o padrão do Taranis, mas é somente mudar para o padrão que você está acostumado e pronto, ai tem que refazer a mixagem do rádio.. ou criar outro modelo... Mas é possível alterar manualmente a ordem na tela de Mixagens.. mas não aconselho fazer isto manualmente pois você pode em algum momento se confundir..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Para quem interessar, o Taranis está de volta no estoque da HobbyKing. Eu estava interessado, mas este mês o orçamento de modelismo já estourou. Lá pro final do ano espero voltar o Taranis e o módulo EzUHF para ele.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__61356__FrSky_2_4GHz_ACCST_TARANIS_X9D_Digital_Telemetry_Radio_System_Mode_2_New_Battery.html
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

valeu Jean-Michel e alissongc2000 pela atenção, acho que vou mudar sempre isso, porque não consigo acostumar rsrsrs, outra perguntinha, como eu posso fazer o corte de motor glow nesse radio?, no meu antigo turnigy tinha a opção throtle cute, era só ativar e ir colocando o valor ate ver que o carburador fechava por completo, mas agora no taranis nao estou encontrando meio de fazer isso
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bem facil, basta configurar no Custom Functions uma chave como safe... safe alguma coisa, não lembro agora... qual o canal e o valor... ai você ao aciona a chave o comando vai para o valor que você definiu ali. ... e ainda vc já aproveita e acrescenta outra custom function para falar ... motor desligado... kkk bem facil mesmo..

Mas testa antes, pq se o canal do servo estiver invertido acho que o valor fica ao contrario.. por exemplo ao inves de ficar 10% fica 90%, então testa antes para não tomar uma aviãozada na cara! kkkk
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

alissongc2000, foi super simples, valeu mesmo pela ajuda, eu tinha visto na net pra mixar um canal no canal do acelerador, ate deu pra fazer, mas deu um trampo porque com o canal mixado acho q o servo trabalha so no curso normal dele, entao tive que mexer na linkagem tb, desse jeito que voce me ensinou, alem de mais facil, parece que o servo trabalha um pouco mais do curso normal, então voltei a linkagem como era antes. ainda vi que da pra colocar outras coisas bem interessantes na chave, como zerar o tempo e outras..
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

sim .. Mais loco ainda é usar os switches logicos onde um o switch tipo L1 etc são acionacionados "sozinhos" quando alguma coisa acontece. sobre o servo ir acionar mais é pq esta funcao safe alguma coisa ai.. Ela não respeita os "limites" do servo que vc definiu na tela "servos".. Alem de pelo que li ela ser mais rapida ao acionar pois ela é direta .. Ou seja ela não passa pela camada das mixagens.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

engraçado que em outros radios é permitido colocar mais do que 100% nos servos, ja o taranis nao permite isso, só vai ate 100 e acabou.
Gleiner
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Dez 07, 2011 11:20 pm
Localização: Araçatuba/SP

Mensagem por Gleiner »

O Taranis está U$ 172,25 na HK e ainda tem em estoque: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__61356__FrSky_2_4GHz_ACCST_TARANIS_X9D_Digital_Telemetry_Radio_System_Mode_2_New_Battery.html?aff=64701
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Gleiner não se empolga muito nao rsrs esses 172 dolares me renderam mais de 1000 reais.
Responder