Alguem já montou um carregador p/Lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
cesarradio
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Mar 22, 2006 9:29 pm
Localização: São Bernardo, S.P

Carregador

Mensagem por cesarradio »

Obrigado coléga, pela dica, um bom carregador de lipo não tá barato, na verdade nem precisa ter um daqueles com visor para monitorar tudo, basta um que pelo menos carregue sua bateria perfeitamente.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Cuidado apenas com as soluções "caseiras" no Lítio... Os ajustes de tenão máxima são extremamente críticos, e se a tensão ultrapassar o lomite máximo o risco de explosão é grande...
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Galera,

Cuidado, isso é um barato que pode sair caro, as baterias de Litio pegam fogo de verdade, e pode botar fogo em casa. Não recomendo não profissionais com experiencia a tentar fazer um carregador como esse.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Exatamente,Oliver.. Um simples errinho de calibração e teremos um modelista lenhado... hehehe
Avatar do usuário
Markolino
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sáb Ago 26, 2006 8:23 pm
Localização: MG

Mensagem por Markolino »

eu tenho um carragador de Li-ion aki, sera q da p carraga LiPo com ele?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pelo que eu sei, não. Os parâmetros de terminação de carga são diferentes para os dois tipos. Cuidado com "experiÊncias"....
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:b3ae5790f1="Julio Cesar"][quote:b3ae5790f1="RTomoyose"]Que tal esse:

http://www.shdesigns.org/lionchg.html
[/quote:b3ae5790f1]

Este só carrega 3S com mais de 15V na entrada, para carregar com 12V(chumbo-ácida) é necessário um elevador de tensão.

Se for para carregar 3S é melhor comprar um comercial.[/quote:b3ae5790f1]

Tem uma solução, é montar 3 destes carregadores e carregar balanceando, matamos dois coelhos, evitamos um dobrador, e ao mesmo tempo equilibramos as celulas.

abraços motta
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

CArregadores para Lion, carregam Lipo sim, porem somente 90%, pois a voltage nominal das Lion é 3,6v e Lipo 3,7V.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:8207880091="Oliver"]CArregadores para Lion, carregam Lipo sim, porem somente 90%, pois a voltage nominal das Lion é 3,6v e Lipo 3,7V.[/quote:8207880091]

Boa noite, este que do site http://www.shdesigns.org/lionchg.html tanto pode ser ajustado para lion ou lipo.

[], motta
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por tavares »

Desculpem-me. Mas será que vale a pena montar um? Sabem, iniciei nos elétricos a pouquíssimo tempo, adquiri um apache 2030 por R$ 150,00 mais o frete.
Tô bem contente com ele, não tem lcd, mas é dai? Funciona, não corro o risco de tocar fogo na casa (acho...)
Comprei do Fred, gente boa.
Apesar de ter conhecimento em eletrônica, não acho que vale a pena montar um.
Faz as contas de quanto gastarás em componentes, mais a placa (se não tiver o layout, vai ter que gastar um tempinho projetando ela...), mais o tempo de montagem...bah, se comprar um carregador pronto em três dias(no máximo) estará em sua casa.
Mais uma vez me desculpem, mas queria expressar minha opnião. Já tomei muito na cabeça por tentar economizar.
Abraços e ótimos vôos para todos.
Responder