Projeto e Construção | Super Decathlon 1400mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

Lindo demais, esse aero.

Também curioso se cortou em router ou à laser.

Aliás, uma dúvida: O mesmo projeto e arquivos para corte cnc router, serve para corte à laser?

Forte abraço!
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Bom dia Jose,

Que maravilha de projeto...

Eu tive muita dificuldade também em alinhar as cavernas, sem contar as cavernas que faltam nessa projeto Bellanca, já estou no acabamento grosso estou indo devagar pois ainda não chegaram a entelagem e nem as peças...

Que beleza de corte as suas peças ficaram em, as minhas eu cortei toda na micro retifica, um trabalhão e imprecisão danada, não quero mais nem saber de cortar na mão, gasto um pouco mais, porém economizo semanas de trabalho... (estou construindo com os 25% original do projeto).

A grande carência desse projeto eu acredito que seja a continuidade da fuselagem após o bordo de fuga, eu achei muito frágil, qualquer pancadinha na lateral eu achei que iria quebrar e palitei até o profundor e o leme, acrescentou um pouco de peso mas acredito que foi necessário...

Resumindo, digitalizei a planta e fiz diversas modificações, a fuselagem será em compensado inteiriça, fazendo os detalhes e quinas com varetas superficiais, estudei muito as construções dos gringos pra chegar a esse ponto...

Grande abraço e acompanhando!!!
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Bom dia pessoal,

Agradeço a todos pelos comentários e elogios, assim que avançar mais um pouco vou postando.

Para quem perguntou como foi feito o corte, ele foi feito na CNC Router, o corte Laser deixa as bordas queimadas (preta) e dependendo da qualidade do compensado, vira carvão :evil:


Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:d8a651393f="danx"]Bom dia Jose,

Que maravilha de projeto...

Eu tive muita dificuldade também em alinhar as cavernas, sem contar as cavernas que faltam nessa projeto Bellanca, já estou no acabamento grosso estou indo devagar pois ainda não chegaram a entelagem e nem as peças...

Que beleza de corte as suas peças ficaram em, as minhas eu cortei toda na micro retifica, um trabalhão e imprecisão danada, não quero mais nem saber de cortar na mão, gasto um pouco mais, porém economizo semanas de trabalho... (estou construindo com os 25% original do projeto).

A grande carência desse projeto eu acredito que seja a continuidade da fuselagem após o bordo de fuga, eu achei muito frágil, qualquer pancadinha na lateral eu achei que iria quebrar e palitei até o profundor e o leme, acrescentou um pouco de peso mas acredito que foi necessário...

Resumindo, digitalizei a planta e fiz diversas modificações, a fuselagem será em compensado inteiriça, fazendo os detalhes e quinas com varetas superficiais, estudei muito as construções dos gringos pra chegar a esse ponto...

Grande abraço e acompanhando!!![/quote:d8a651393f]

Bom dia danx,

Eu pretendo construir um grande depois hehehe, o 25% tem 2.4m né isso ?, eu não tenho espaço para uma construção deste porte.

O meu projeto foi feito a partir do ZERO, estudando imagens de construções, manuais da Aeronave real e algumas plantas, no meu projeto, tem uma mistura do modelo da Hangar 9 com o modelo da Pilot RC :lol: :lol:

Este ainda é o protótipo e já vi alguns pontos que necessitam mudanças, já estou trabalhando nisso, mas correção de planta não acaba nunca rsss...

Esse ponto de encontro que você menciona entre as varetas da fuselagem/cauda e ao BF da asa eu também achei uma peça de "vidro", vai quebrar com muita facilidade.

Eu estou estudando como reforçar este ponto frágil sem agregar muito peso, mas já estou trabalhando em uma versão da fuselagem toda de chapa de compensado e vou fazer as quinas como você citou também, eu já vi algumas construções assim.

Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:2848f01131="so_bad"]Lindo demais, esse aero.

Também curioso se cortou em router ou à laser.

Aliás, uma dúvida: O mesmo projeto e arquivos para corte cnc router, serve para corte à laser?

Forte abraço![/quote:2848f01131]

Oi so_bad,

Normalmente são arquivos de código de máquina diferentes, mas tudo depende como a Router e Laser é controlada, então posso te dizer que serve e não serve.

Abs,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Sun Shade
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sáb Jan 18, 2014 10:29 pm
Localização: SP

Mensagem por Sun Shade »

Não sei se você já decidiu, mas para elétrico NACA 2412, e combustão 2414, é minha sugestão!

Maravilhoso, sucesso!
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:e45f13287c="Sun Shade"]Não sei se você já decidiu, mas para elétrico NACA 2412, e combustão 2414, é minha sugestão!

Maravilhoso, sucesso![/quote:e45f13287c]

Olá Sun Shade!

Obrigado por acompanhar, resolvi fazer com o NACA2412 já que será EP, Glow só mais pra frente.

Abs,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Pessoal,

Consegui avançar um pouco na fuselagem, mas foi bem complicado porque eu precisei fazer alguns ajustes, mas está ficando como eu imaginava :lol: :lol:

Onde necessitou de ajustes, já foi devidamente corrigido no projeto, eu comecei a fazer o projeto em 3D, mas o tempo está muito curto :evil:

A fuselagem no ponto que está, já está quase 100% pronta, falta apenas um detalhe ali na frente na C1 e o fundo da fuselagem, mas isso é coisa rápida, depois só precisa lixar para o acabamento final.

Ainda hoje devo iniciar o trabalho no conjunto de Cauda, conforme avançar vou postando e, por último vou fazer a asa, mas o projeto dela ainda não está concluído.

Início do varetamento da fuselagem, ou coisa difícil :lol:
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140604_003.jpg[/img:d6018e9dfd]

Vista lateral de como o varetamento está ficando.
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140604_004.jpg[/img:d6018e9dfd]

Vista frontal do conjunto para observar o alinhamento das cavernas, até que está ficando bom.
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140608_001.jpg[/img:d6018e9dfd]

Vista lateral, para uma noção geral da fuselagem
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140608_002.jpg[/img:d6018e9dfd]

Vista inferior, visão do varetamento, como não vou chapear, resolvi acrescentar algumas varetas para a entelagem não ceder muito.
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140608_003.jpg[/img:d6018e9dfd]

Mais uma da vista inferior do modelo, a resistencia, eu pensei que estava muito fraca, mas é impressionante como ficou firme.
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140608_004.jpg[/img:d6018e9dfd]

Mais uma da lateral, esta com visão da porta de entrada na Aeronave :lol:
[img:d6018e9dfd]http://www.redbox.com.br/aeros/sd/WP_20140608_005.jpg[/img:d6018e9dfd]
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Mensagem por Jonathan M. »

Fala José Gomes, beleza?
Meu amigo seu Super Decathlon está com os cortes sensacionais, parece kit desses importados. Parabéns!


Abração.
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Show de bola, belissima construção, acompanhando...
Responder