Novidade! GGT15 Gasoline Engine

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

A ENYA já tem no catálogo desde 2011 um motor 2T 1.80 gasolina que usa vela tipo glow.


[url]http://www.modelairplanenews.com/blog/2011/10/12/enyas-180x-gs-gasglow-engine-a-closer-look/[/url]
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f7c0dfbc2f="DELTA"]Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?[/quote:f7c0dfbc2f]

E a taxa de compressão faz como?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

[quote:51027a2595="Marco Antonio"][quote:51027a2595="DELTA"]Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?[/quote:51027a2595]

E a taxa de compressão faz como?[/quote:51027a2595]
A grosso modo a taxa de compressão de um glow é aproximadamente de 9:1 e 11:1 para gasolina, então nada muito significativo se compararmos por exemplo com a diferença dos motores gasolina/alcool no inicio do proalcool.
Nos motores automotivos flex usa-se uma taxa intermediária, funciona bem mas cobra-se no consumo.
Voltando a como se faz para aumentar a taxa pode-se rebaixar o cabeçote ou (se possível) usar junta mais fina. Essa é apenas minha opinião, me corrijam se estiver errado.
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:32a4e81f9e="Leonardo M.T."]A ENYA já tem no catálogo desde 2011 um motor 2T 1.80 gasolina que usa vela tipo glow.


[url]http://www.modelairplanenews.com/blog/2011/10/12/enyas-180x-gs-gasglow-engine-a-closer-look/[/url][/quote:32a4e81f9e]

Acho que esse da MVVS também é com vela deste dipo, inclusive eu tenho esse mesmo motor porem com outro tipo de carburador parado, pois ele só funciona bem com glow 10/10.
Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 1:30 am
Localização: SBPA, RS

Mensagem por Emerson67 »

Manual do GGT15 :!:

http://attachments.modelengines.com.au/products/files/3A200%5B16712%5D.pdf?r=1402535686

Update: Aqui tem uma cópia melhor:

http://manuals.hobbico.com/osm/ggt15-manual.pdf
Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 1:30 am
Localização: SBPA, RS

Mensagem por Emerson67 »

Passagens boas do manual:

"Use regular gasoline. (No need to use high octane gasoline)"

"This engine does not require a muffler pressurized fuel system but be sure to provide an air vent"

"No need to carry out running-in on a bench nor with the model fixed. Just fly the model with the above mentioned fuel and needle setting"
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:ef44866140="DELTA"][quote:ef44866140="Marco Antonio"][quote:ef44866140="DELTA"]Desculpem minha ignorância mas, a exemplo do que é feito com bioetanol, será que se colocarmos a vela desse motor num glow teria possibilidade dele funcionar com gasolina ?[/quote:ef44866140]

E a taxa de compressão faz como?[/quote:ef44866140]
A grosso modo a taxa de compressão de um glow é aproximadamente de 9:1 e 11:1 para gasolina, então nada muito significativo se compararmos por exemplo com a diferença dos motores gasolina/alcool no inicio do proalcool.
Nos motores automotivos flex usa-se uma taxa intermediária, funciona bem mas cobra-se no consumo.
Voltando a como se faz para aumentar a taxa pode-se rebaixar o cabeçote ou (se possível) usar junta mais fina. Essa é apenas minha opinião, me corrijam se estiver errado.[/quote:ef44866140]

Além da taxa de compressão precisa considerar :
1- Temperatura de operação que varia em cada um dos combustíveis e por consequência altera as folgas internas.
2- O "timming"interno de cada motor, tempos das janelas de admissão e escape, varia conforme o combustível e o uso do motor.
3-Até o formato da câmara de combustão em si pode variar para alterar a performance.
4- Usando pouco óleo na mistura (como nos motores gasolina 2T) precisamos de rolamentos nos pinos da biela, nossos motores Glow e Bioetanol 2T usam buchas e precisam de bastante óleo para lubrificar.
Pode até funcionar, mas duvido conseguir performance e confiabilidade, um motor que não superaquece, e ETC.......
Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 1:30 am
Localização: SBPA, RS

Mensagem por Emerson67 »

Comparação em termos de força: esse motor gira hélice 15x8, enquanto o 75AX-BE (etanol) gira 15x6. Obs.: hélices máximas recomendadas pelos respectivos manuais.

O GGT15 pesa só 27g a mais que o 75AX-BE.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

peguei o motor....

Mensagem por Eduardo Marocco »

trouxe o motor comigo de viajem...vamos ver se arranjo um tempo p por ele p rodar esta semana...seguem as fotos...o acabamento e a qualidade impressionam...como nunca tive um OS, somente os DLE, realmente parece q é 1º linha...



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_002_zps64f026af.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_003_zps83d63024.jpg[/img:b3f006a053]

[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_005_zps88d3f986.jpg[/img:b3f006a053]



[img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_007_zps58945e66.jpg[/img:b3f006a053][img:b3f006a053]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140817_012_zps815450c2.jpg[/img:b3f006a053]

era isso, abçs Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Responder