Iniciando no GLow com motor 0.15

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:3beb6269cc="Betoluiz"]alguém sabe me dizer se alguma desta hélices serve para o ap15?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9669__Master_Airscrew_propeller_8x6_Pusher_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8092[/quote:3beb6269cc]

Beto, uma 8x6 tripá com certeza é muito para ele, eu tenho usado com sucesso 8x4 e 8x5 Master bipá. A 7x4 é possível tentar, nunca usei tripás em modelos pequenos.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: CUSTO + BENEFÍCIO

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:10ef816758="Piloto da Pavuna"][quote:10ef816758="Marco Antonio"]E como sempre digo e provo!!!

Tradução para Custo X Beneficio.

Você fica com o custo e o beneficio fica com quem tomou o seu dinheiro.[/quote:10ef816758]ter
==================================================
Meu caro!
Quem pensa "FORA DA CAIXINHA", tem mais opções de se dar bem!
Fico feliz, por hoje em dia não haver apenas FUTABA, JR, OS, Super Tiger, entre outras marcas. Muitos só compram da Aeromodelli ou da HobbyKing. Isso também faz parte do "CUSTO X BENEFÍCIO". Tenho um TX comprado da China, me custou R$ 80,00, muitos dizem que só uma marca presta, outros dizem que não confiam, é uma porcaria, etc... Já voei muito com ele, nunca tive qualquer problema. Tenho outros itens que são mais baratos do que os "de marca", sem apresentar qualquer problema! ISSO É O CUSTO BENEFÍCIO. Compro sem pagar para o atravessador! Afinal, pegue o seu TX e olhe atrás, duvido se vai estar escrito "MADE IN BRAZIL", com certeza vai estar próximo do "MADE IN CHINA"![/quote:10ef816758]

Ainda não peguei um motor impossível de regular, tenho e voo de tudo, SC, ASP, Thunder Tiger, Webra, OS, Super Tigre, Enya, MDS,Evolution, CB, Sassi...... todos já fiz voar, não posso dizer que perdi dinheiro neles, cada um tem sua particularidade e seu custo x benefício. Como disse o amigo é preciso sair um pouco da caixinha....
jucão
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:00 pm
Localização: São Lourenço da Serra

Mensagem por jucão »

só para estimular a galera!!! este video é do meu cessna que vendi para o usuario Flavio.
https://www.youtube.com/watch?v=uZhTwMCkUDs
Betoluiz
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Mai 18, 2014 8:23 pm
Localização: Ribeirão das Neves

Mensagem por Betoluiz »

[quote:fcdeb66e2d="Leonardo M.T."][quote:fcdeb66e2d="Betoluiz"]alguém sabe me dizer se alguma desta hélices serve para o ap15?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9669__Master_Airscrew_propeller_8x6_Pusher_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8092[/quote:fcdeb66e2d]

Beto, uma 8x6 tripá com certeza é muito para ele, eu tenho usado com sucesso 8x4 e 8x5 Master bipá. A 7x4 é possível tentar, nunca usei tripás em modelos pequenos.[/quote:fcdeb66e2d]
as unica pusher que encontrei foram estas tripás proporcional a ele,pensei mesmo que a 7x4 se adequaria melhor a ele,estou pensando e construir uma zagi para usar com este motor,vou tentar usar ele pusher igual zagi elétrica, assim que concluir meu quad.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Fala galera, deixar minha experiência com este motor para ajudar futuros interessados no mesmo.

Pontos positivos:
Custa metade do preço que outros motores da mesma categoria
Mais leve que os concorrentes
Baixo consumo de combustível

Pontos negativos:
Na verdade não se trata de um .15 nativo e sim uma modificação do 0.9, onde foi mantido a mesma mufla.
Desempenho inferior em relação aos concorrentes da mesma categoria.

Mitos e verdades sobre este motor:
Não pega lenta! Mentira. Muitos nem sabem o que é uma lenta. Para regular a lenta deve-se ajustar o gradiente de abertura da borboleta do carburador. Porém por ser um motor pequeno, não aceita lenta com RPM muito baixo, porém o resultado é suficiente para manter o aero parado em piso liso.
Não possui agulha de baixa, por isso deve-se acertar bem a regulagem da agulha de alta.
Primeira ligada, particularmente "EU" só consegui com uso de starter, porém após quarto tanque e entendendo o ponto ideal de combustível no motor, consigo faze-lo pegar na mão mesmo na primeira ligada do dia. A dica fica da seguinte forma. Fechar a borboleta do carburador, tampar a saída do escape com o dedo e girar a hélice 5 vezes, em seguida tirar o dedo do escape e girar mais quatro vezes, com isso o combustível que já entrou no carburador, chega até a câmera de explosão sem afogar o motor.

Considerações finais para novos proprietários:
Saibam que irão comprar um motor pela metade do preço que os demais, porém se trata de um motor 0.9 "tunado", seu desempenho não corresponde a um .15 como os seguintes motores: OS 15 LA, Magnum 15 XLS e ASP 15A.

Recomendação de faixa de peso do aero:
Apesar de ser muito relativo, pois a aerodinâmica do aero influencia diretamente na aplicação. Posso arriscar a seguinte faixa de peso de uso baseado em testes que fiz. Para aeros com perfil de velocidade, no máximo 900G abastecido com hélice 8x5. Para aéros asa alta, perfil treinador, onde as asas geram maior sustentação, até 1200G com helice 8x4, porém o voo irá ficar escala, mas voa e voa bem.

Abaixo alguns videos do motor em ação.

1 - Teste de lenta. Observem que o aero fica totalmente parado em piso liso, onde é facil a movimentação. O motor apagou pq o tanque estava no final quando resolvi gravar.

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=DyiYa84yVC0&list=UUrxxpduVCQVnEIAcyXr-x1A[/yt]


2 - Voo esporte visando testar instalação do tanque, pescador e conexões.

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=eEN-wRjHxT0[/yt]


3 - Pouso forçado em arvore apos decolagem (sem danos) devido bolhas na linha de alimentação do carburador. Culpado? Eu que decidi decolar sem sanar o problema.

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=GybDOp3f95M&list=UUrxxpduVCQVnEIAcyXr-x1A[/yt]
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:912b7267b5="Thalles Santiago"]Fala galera, deixar minha experiência com este motor para ajudar futuros interessados no mesmo.

Abaixo alguns videos do motor em ação.

1 - Teste de lenta. Observem que o aero fica totalmente parado em piso liso, onde é facil a movimentação. O motor apagou pq o tanque estava no final quando resolvi gravar.

[yt]DyiYa84yVC0[/yt]


2 - Voo esporte visando testar instalação do tanque, pescador e conexões.

[yt]eEN-wRjHxT0[/yt]


3 - Pouso forçado em arvore apos decolagem (sem danos) devido bolhas na linha de alimentação do carburador. Culpado? Eu que decidi decolar sem sanar o problema.

[yt]GybDOp3f95M[/yt][/quote:912b7267b5]

Gostei
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Tbm gostei bastante do resultado, acredito que após alguns voos o motor irá soltar mais, estou acompanhando o RPM com tacômetro a cada tanque. Optei por não fazer o "mod" na mufla para ganhar RPM pq a instalação em meu aero ficou na conta, tudo muito justo, então seria uma melequeira danada.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagem por mauemmel »

Qual aero asa baixa fica bom com esse motor? (menos o ugly sick).
Pretendo construir um em balsa, mas ainda não sei qual modelo fica bom.
Aceito sugestões.
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagem por zocra »

mauemmel escreveu:Qual aero asa baixa fica bom com esse motor? (menos o ugly sick).
Pretendo construir um em balsa, mas ainda não sei qual modelo fica bom.
Aceito sugestões.


Não se se alguém já fez mais eu quero fazer um calmato de 1m de asa eu tenho um os .15la
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Iniciando no GLow com motor 0.15

Mensagem por mauemmel »

também estou pensando seriamente num calmatinho, tenho um de 1,20m e é muito bom de voo...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Responder