Motores 2T Glow com camisa cônica.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Motores 2T Glow com camisa cônica.

Mensagem por Viridias »

Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Motores ABC têm camisa cônica. Meu OS .46 AX está amaciado e sem a vela e ele tem o mesmo comportamento que o seu motor. Provavelmente você deve ter visto um daqueles vídeos de pessoas rodando motores ASP novos e agarrando lá no topo. Ou não? Isso é porque o conjunto camisa-pistão é novo, não tem sequer uma gota de óleo ali para lubrificar e também pelo fato do motor estar frio. A camisa cônica nos motores ABC são feitas assim porque quando o motor esquenta, as peças se dilatam então a camisa roda justa a todo tempo num motor "sadio".
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Motores 2T Glow com camisa cônica.

Mensagem por carlitovargas »

[quote:18fe76d6ef="Viridias"]Gostaria de saber a partir de quando os motores Glow 2T passaram a ser fabricados com a camisa levemente cônica. Pergunto isso porque tenho 3 motores OS ABC da década de 80, todos comprados novos, e nenhum deles tem camisa cônica. Inclusive tenho um OS MAX FS .61 novinho em folha. Sem a vela o pistão sobe e desce sem prender em lugar nenhum da camisa. Os OS de hoje têm camisa cônica?[/quote:18fe76d6ef]

Tenho um OS 61 RF Hanno Special e sem a vela gira livre esse motor deve ser 1990 92. Porém tenho um xing da JBA 56 que sem a vela o pistao da uma travadinha no final do curso e já tá bem amaciado.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Então os motores chineses usam materiais com mais dilatação do que os motores "de grife", sendo assim os engenheiros forçados a fazer uma camisa mais justa do que as dos motores "de grife", para manter uma certa compressão na temperatura de funcionamento.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Eu tenho um Enya que não amaciou ainda e trava. Comprado na fabrica.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Quando falamos de motores glow utilizados em nosso hobby, temos que ter em mente que são micro-motores e por este motivo as tolerâncias de folgas são muito pequenas, e obviamente cada projeto de cada fabricante irá varia um pouco.

Via de regra todos os motores ABC (sem anel) possuem sim camisa cônica, ocorreu um fato interessante esses dias comigo, um amigo deixou um automodelo para manutenção, um Team Associated com motor .15, o conjunto camisa/pistão já apresentava desgaste excessivo e por este motivo o motor apagava depois de quente (baixa compressão).

Pedi um conjunto camisa/pistão/biela zerados para o motor em questão e quando as peças novas chegaram era nítida a interferência entre pistão e camisa caso tentasse deslizar o pistão pela mesma, porém após montar os componentes no bloco do motor e torquear os parafusos do cabeçote, a interferência sumiu, sem a vela era possível girar o virabrequim suavemente sem sentir interferência no ponto morto superior, achei isso estranho pois nunca tinha notado comportamento semelhante em nenhum motor, voltei a soltar o cabeçote e a interferência entre pistão e camisa voltou, verifiquei se a sede onde a borda da camisa se assenta tinha alguma sujeira ou defeito aparente e não constatei nada de errado, nem na superfície de apoio do cabeçote, mas ao remontar o cabeçote a interferência sumiu novamente.

Nem por isto o motor deixou de funcionar perfeitamente, segurando muito bem a marcha lenta e com ótimo desempenho em alta. Então creio que possa sim um motor glow ABC mesmo sendo zero não apresentar a interferência.

Abraços.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

[quote:0625d1f0a4="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:0625d1f0a4]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Uma coisa é fato: Pode prensar camisa, martelar pistão, etc. Desempenho igual a um novo somente com componentes novos, o resto é lenda urbana... :roll:
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

[quote:6a6c2beaae="Joel Barbosa"][quote:6a6c2beaae="viziadoq"]Motor grow e conico e entala em pms em cima quando esquenta a camisa dilata e gira livre existe uma ferramenta que espreme a ccamisa desgastada e o motor trabalha de novo desde q nao tenha perdido o cromo[/quote:6a6c2beaae]
já me disseram que existem pessoas que depois do motor deagastado, batem com um martelo na cabeça do pistâo, com muito cuidado e claro, para que o mesmo "inche" nas laterais, e que o motor fica como novo, mas uma vez mandei um motor de carrinho pra um cara que diz que fazia esse serviço, o cara destruiu meu motor, i pior que quando o cara mandou o motor de volta, ele disse que tinha deixado com 20 porcento a mais de compressão, pensei, como ele mediu isso, mas enfim pode ser que funcione mas tem que ser alguem com muita habilidade e experiência.[/quote:6a6c2beaae] tem um aparelho,um manometro que rosqueia no lugar da vela, o mesmo principio para carro e moto 1\1 ao girar o motor acusa a compressao,que pode ser comparada numa tabela do fabricante
Responder