O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Patolino
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 07, 2011 10:14 pm
Localização: Santos-SP

Mensagem por Patolino »

Olá pessoal.....

O buraco parece ser mais embaixo......

Eu comprei um Aurora 9 na HobbyDelivery há alguns anos e ele tem o selo da ANATEL. Vendo este tópico, pensei em consultar o site da ANATEL e imprimir o certificado.

Para surpresa, ele consta como emitido por solicitação da HobbyDepot ( Hobby Delivery ) em 20/12/2010 e como SUSPENSO em 07/12/2012 !!!

Será que tem que renovar a cada período ?!?!?

E ai ?! Como ficamos ?!


[img:c44d66cedb]http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/536/2zaBVk.jpg[/img:c44d66cedb]
Patolino
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 07, 2011 10:14 pm
Localização: Santos-SP

Mensagem por Patolino »

O certificado SUSPENSO.....

[img:0f4d50dd0f]http://i.imgur.com/sR2o5kc.jpg[/img:0f4d50dd0f]
Avatar do usuário
PilotoRC
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 1:50 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por PilotoRC »

Nossa.... que furada da HobbyDelivery, hein? Seria a obrigação deles renovar isso?
IRSegate
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mai 12, 2012 3:19 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por IRSegate »

Estarei acompanhando este tópico.

Isaque
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Por curiosidade, este assunto também não seria de interesse da nossa confederação? Seria interessante se algum representante da mesma pudesse nos ajudar ou dar a sua opinião sobre o assunto.
Thomas
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Out 31, 2006 4:24 pm
Localização: Sao Paulo, SP

Mensagem por Thomas »

[quote:2d21de03d4="Patolino"]Olá pessoal.....

...
Será que tem que renovar a cada período ?!?!?




[img:2d21de03d4]http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/536/2zaBVk.jpg[/img:2d21de03d4][/quote:2d21de03d4]

Na maioria dos produtos que exigem certificação/homologação e só necessária na venda ou seja na hora de vender. Ou seja sem homologação/certificação valida não pode-se vender o produto mas pode ser usado desde que tenha o selo e foi comercializada durante o período de validade do mesmo.
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

[quote:0abe525e9a="Patolino"]Olá pessoal.....

O buraco parece ser mais embaixo......

Eu comprei um Aurora 9 na HobbyDelivery há alguns anos e ele tem o selo da ANATEL. Vendo este tópico, pensei em consultar o site da ANATEL e imprimir o certificado.

Para surpresa, ele consta como emitido por solicitação da HobbyDepot ( Hobby Delivery ) em 20/12/2010 e como SUSPENSO em 07/12/2012 !!!

Será que tem que renovar a cada período ?!?!?

E ai ?! Como ficamos ?![/quote:0abe525e9a]

Os certificados da Futaba, Hitec, Art-Tech também estão suspensos...
ofmarconi
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 14, 2014 9:14 pm
Localização: São paulo

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por ofmarconi »

Caro, eu to entrando com um processo também, o que você teve apreendido foi um Phantom 2 Também?

Se quiser trocar mais info sobre isso me manda uma mensagem!

abraço!



[quote:2de2e4fe05="PilotoRC"]Boa tarde, amigos! Esta é a minha primeira postagem aqui neste fórum e eu espero poder contribuir com os novatos e ser também ajudado pelos mais experientes.

Estou iniciando esta discussão aqui porque, pelo o que andei vendo em outros fóruns, parece que estamos passando pelo "boom" da fiscalização aqui no Brasil. Talvez o "boom" em si não tenha chegado ainda, mas está bem perto de explodir.

[b:2de2e4fe05]Vim falar sobre a homologação de equipamentos transmissores de rádio frequência, objeto de fiscalização da ANATEL. Em virtude das dezenas de drones retidos na receita federal, equipamentos transmissores, etc.; acho justo abrir este espaço para discutirmos soluções legais e maneiras eficientes de exigir o nosso direito quanto ao uso de equipamentos de aeromodelismo.[/b:2de2e4fe05]


Várias gigantes do hobby já se pronunciaram, como por exemplo a ilustríssima ReadyMadeRC. Leia o manifesto em resposta à regulamentação da FAA clicando [url=http://www.readymaderc.com/store/index.php?main_page=page&id=16]aqui[/url].

Aqui no Brasil, porém, pouco se ouve falar de Leis que regulamentam isto.
Segundo o experiente Alex (alexcmag, 2010), [i:2de2e4fe05]na verdade a faixa de 2,4GHz usa espectro espalhado, significa que um sistema nunca toma uma frequência completamente, mas transmite apenas parte do tempo em cada frequência.

Por isto não é preciso homologação individual, mas claro que há regras, a potência máxima irradiada média é de 100mW por frequência.[/i:2de2e4fe05]

Eu, como aeromodelista, praticante de FPV, venho também em defessa do nosso hobby.

Em contato com a ANATEL, fui informado de que, de fato, equipamentos sem homologação estão sendo retidos com o auxílio da Polícia. Fico muito triste com isso tudo e pela situação no geral.

O que o governo está falando, na minha humilde entendedora opinião, é o seguinte: peguem seus equipamentos (rádios, transmissores de FPV, etc), joguem fora e comprem equipamentos homologados. Só que, neste ponto, há um porém!

Para homologar um equipamento há duas formas de se fazer: uma é a própria fabricante homologar o produto no país. A outra é uma empresa pagar uma simples quantia que gira em torno dos R$9.000,00 (isso só laboratório + ensaio), sem contar com as tarifas da ANATEL, e homologar o produto para poder revender.
[b:2de2e4fe05]Aí você vem e fala... tudo bem! O cara vai revender, ter lucro, etc, etc e etc. Eu concordo que, embora alto, é um valor plausível. Mas o bicho pega quando VOCÊ, AEROMODELISTA, PESSOA FÍSICA, deseja homologar seu equipamento para USO PRÓPRIO. Sabe quanto custa homologar o produto para uso próprio? Os OCDs (Organismos de Certificação Designados) da ANATEL cobram os mesmos R$9.000,00, não importa se for pessoa física ou jurídica.[/b:2de2e4fe05]

[b:2de2e4fe05]Aqui entre nós, amigos... ISSO É UM ABSURDO![/b:2de2e4fe05]

Eu estou vindo aqui compartilhar com vocês informações concretas, obtidas depois de muito pesquisar sobre este assunto.

[b:2de2e4fe05]Eu, como cidadão Brasileiro, praticante de aeromodelismo e FPV, quero exigir meus direitos em relação ao uso dos meus equipamentos![/b:2de2e4fe05]

[b:2de2e4fe05]Não quero ser taxado de criminoso por voar meus aeromodelos com meus rádios comprados na hobbyKing - os mesmos que muitos de vocês possuem.
[/b:2de2e4fe05]
[u:2de2e4fe05]Acham mesmo que eu vou gastar R$9.000,00 para homologar um equipamento que custou US$50,00 (Transmissor FrSky)? [/u:2de2e4fe05]

[b:2de2e4fe05]O que eu quero é que sejam criadas Leis sérias, que regulamente o uso de drones no ambiente urbano, restringindo o uso próximo aos aeroportos, praças muito populosas, etc.[/b:2de2e4fe05]

[b:2de2e4fe05]O que eu quero é que seja necessário INSTRUIR e não DESTRUIR gerações e gerações de hobbystas com estas proibições absurdas que estão ocorrendo nas alfandegas. [/b:2de2e4fe05]Quantos amigos já tiveram seus DJI Phantom confiscados na barreira fiscal! Quantos tem medo de viajar levando consigo os equipamentos, com medo de apreensão! O que é isso, gente? O que é isso?

[b:2de2e4fe05]Eu quero exigir meus direitos! Não vou jogar meu rádio fora porque não é homologado! Se assim for necessário, eu quero homologa-lo por um preço justo, cabível para uso pessoal. Devem ser criadas Leis distintas em relação à homologação: a primeira, pra quem irá revender. A segunda, para uso próprio.[/b:2de2e4fe05]

Você pode estar achando que eu estou fazendo uma tempestade em copo d'água, mas se parar para analisar cada aspecto de tudo o que estou dizendo, verás que por trás das restrições não existe uma Lei clara, com soluções esclarecedoras para os usuários.

Hoje, estão apreendendo drones nas ruas. Este aqui foi só mais um exemplo:

[img:2de2e4fe05]https://scontent-a-atl.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/10352995_10202506008360682_4472127329120810685_n.jpg[/img:2de2e4fe05]

Amanhã, vai ser aonde? Nos aeroclubes?

Quero me juntar a pessoas que desejam lutar por estes direitos.

Vamos correr atrás de advogados, juízes, políticos, etc., que querem lutar por esta causa! Não podemos abaixar a cabeça, temos que ter raça e coragem!

Compartilhem suas ideias, opiniões; passem informações úteis e, claro, as conquistas obtidas em relação a isso.
Vamos usar este espaço para debater isso, se os moderadores deste fórum me permitirem.

Sigam-me os bons![/quote:2de2e4fe05]
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Putzzzz... O meu Aurora 9 tem o selo.. vou verificar se esta nesta mesma leva de suspensos...
pateta15
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Ago 15, 2014 3:12 pm
Localização: São Paulo,SP

Putzzzz

Mensagem por pateta15 »

Iria em Setembro para Espanha fiz todo um aparato para levar um drone(Phantom 2) e filmar da França a Portugal viajando de bike. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Gastei uma grana só pra fazer um baú com bagageiro na bike e agora essa bolada nas costas.
Putz que sacanagem....
Responder