Sensor FrSky DIY - Voltage Meter

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Mensagem por fokker102 »

Olá.

Montei um desses esses dias para Lipo 3 S e funcionou quase perfeitamente no D8R
(só deu uma pequena diferança na tensão porque eu só achei resistor de 7,66 k)

Use o seguinte:

- 01 resistor de precisão 7,5 kOhms (7k5) - esse no lugar dos três da tua foto, não tem sentido usar três, ao menos que não tenha na capacidade correta.
- 01 "" "" "" 1,5 kOhms (1k5)
- 01 Capacitor 100 nF

Configure o Ratio na telemetria do FrSky para 6:1 ou seja, essa configuração funciona para até 19,8 V de entrada, o que daria 3,3 V na saida

Vou tentar fazer um usando o Ratio de 4:1 para tensão máxima de 13,2 V, me parece ser mais preciso pois trabalha em um range maior na escala, com resistores de 7,5 k e 2,5 k.

A primeira configuração é exatamente a mesma do sensor da FrSky que é vendido por ai a uns R$ 25,00, e você não gasta nem R$ 3,00 para fazer isso esses ai.
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Se for comprar os componetes na Soldafria aproveite compre uma PCI (placa para circuito impresso) padrão, e use para a montagem, ficará firme e seguro:

http://www.soldafria.com.br/placa-padrao-de-fenolite-ppc1-p-1511.html

Apesar que o metódo do Eslovaco com cola quente sobre um pedaço de plástico ser suficiente...

Av8r
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Mensagem por fokker102 »

[quote:0a859f5767="Av8r"]Se for comprar os componetes na Soldafria aproveite compre uma PCI (placa para circuito impresso) padrão, e use para a montagem, ficará firme e seguro:

http://www.soldafria.com.br/placa-padrao-de-fenolite-ppc1-p-1511.html

Apesar que o metódo do Eslovaco com cola quente sobre um pedaço de plástico ser suficiente...

Av8r[/quote:0a859f5767]

Desculpe, mas acho que não recomendaria usar placa para um circuitinho tão simples, vai complicar e pode ficar maior e mais pesado. Use fios finos de cabos de servos e estanhe os fios e as peças o mais compacto que puder e envelope tudo com um termo retrátil. Não tem como dar problema, ao menos de mau contato ai no sensor. É muito fácil estanhar esses componentes entre si.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

maior não fica, fica até menor, e mais pesado????? o que 1g???? Uau!!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

[quote:ae5e563501="fokker102"]Olá.

Montei um desses esses dias para Lipo 3 S e funcionou quase perfeitamente no D8R
(só deu uma pequena diferança na tensão porque eu só achei resistor de 7,66 k)

Use o seguinte:

- 01 resistor de precisão 7,5 kOhms (7k5) - esse no lugar dos três da tua foto, não tem sentido usar três, ao menos que não tenha na capacidade correta.
- 01 "" "" "" 1,5 kOhms (1k5)
- 01 Capacitor 100 nF

Configure o Ratio na telemetria do FrSky para 6:1 ou seja, essa configuração funciona para até 19,8 V de entrada, o que daria 3,3 V na saida

Vou tentar fazer um usando o Ratio de 4:1 para tensão máxima de 13,2 V, me parece ser mais preciso pois trabalha em um range maior na escala, com resistores de 7,5 k e 2,5 k.

A primeira configuração é exatamente a mesma do sensor da FrSky que é vendido por ai a uns R$ 25,00, e você não gasta nem R$ 3,00 para fazer isso esses ai.[/quote:ae5e563501]

Obrigado pela dica, penso que ele usou os 3 de 1,5 pq resistores se compra de lote, então deu pra fazer tudo usando apenas o mesmo tipo, entendeu? Digamos, para aproveitar material que poderia estar sobrando. Mas o que vc diz faz sentido também, usar um de 7,5.

Um colega me disse que não precisa do Capacitor, precisa? Qual a função dele no circuito (lembrando que sou um leigo querendo entender)

Ismael
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Mensagem por fokker102 »

O capacitor é para dar uma certa estabilizada na tensão, mas não sei bem quanto tempo ele consegue atuar nisso, tentei calcular mas não consegui. No tamanho do capacitor segui a sugestão de outro membro aqui do fórum que criou um tópico também sobre isso. Me parece que ele poderia ter uma maior capacitância, mas ainda não consegui estudar melhor o assunto.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Em modos práticos o capacitor está ai par evitar que os algarismos depois da virgula fiquem oscilando muito. Nessa caso com esse capacitor e resistor algo em torno de 3 micro segundos. É o suficiente.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

[quote:de9b2ea1b1="Marco Antonio"]Em modos práticos o capacitor está ai par evitar que os algarismos depois da virgula fiquem oscilando muito. Nessa caso com esse capacitor e resistor algo em torno de 3 micro segundos. É o suficiente.[/quote:de9b2ea1b1]

Valeu Marco

[quote:de9b2ea1b1="fokker102"]O capacitor é para dar uma certa estabilizada na tensão, mas não sei bem quanto tempo ele consegue atuar nisso, tentei calcular mas não consegui. No tamanho do capacitor segui a sugestão de outro membro aqui do fórum que criou um tópico também sobre isso. Me parece que ele poderia ter uma maior capacitância, mas ainda não consegui estudar melhor o assunto.[/quote:de9b2ea1b1]

Valeu Fokker
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

[quote:c29251d8e7="Marco Antonio"]são 4 resistores de 3,3k ou 3k3( pode ser 4 de 4k7) 1% onde o divisor está no terceiro ponto de junção.

Qual a duvida.[/quote:c29251d8e7]

Marco, se eu quiser mudar para aceitar até 4S, como ficam os valores dos resistores?

Valeu
Na boa, o mundo precisa de mais paciência e respeito.
Mais amor, por favor!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Pelo visto não entendeu mesmo... Não é valor é quantidade de divisor!
Desculpe mas você já tem a base, basta pensar e a resposta eu já deu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder