Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc
- Caveira Special Paint
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[quote:2f56bbfc1a="Moiado"][quote:2f56bbfc1a="Moiado"]Estou para começar a amaciar meu DLE35-RA.
Como o DLE30 e o DLE35 são praticamente idênticos, será que, com relação ao amaciamento, o que é dito para um vale para o outro??[/quote:2f56bbfc1a]
Amigos, desculpem a ignorância, mas estou perguntando isso porque não encontrei quase nada sobre o DLE35. Talvez pelo motivo de ele ser tão semelhante ao DLE30...[/quote:2f56bbfc1a]
nao tem muita regra pra amaciar, ja que os motores gasolinas levam de 10h a 15hrs pra amaciar... ou seja, MUITO VOO.
o recomendado é voar ligeiramente mais gordo nos primeros vôos, SEM ESMIRILHAS o motor... nao acelerar ao maximo, colocar a helice correta, voar mais sussa nos primeiros 20 ou 25 vôos..
vc vai ver que, à medida que o motor vai amaciando, vc tem que mexer na regulagem... inicialmente é praticamente a cada 7 ou 10 voos tem que mexer na regulagem!
abs
Como o DLE30 e o DLE35 são praticamente idênticos, será que, com relação ao amaciamento, o que é dito para um vale para o outro??[/quote:2f56bbfc1a]
Amigos, desculpem a ignorância, mas estou perguntando isso porque não encontrei quase nada sobre o DLE35. Talvez pelo motivo de ele ser tão semelhante ao DLE30...[/quote:2f56bbfc1a]
nao tem muita regra pra amaciar, ja que os motores gasolinas levam de 10h a 15hrs pra amaciar... ou seja, MUITO VOO.
o recomendado é voar ligeiramente mais gordo nos primeros vôos, SEM ESMIRILHAS o motor... nao acelerar ao maximo, colocar a helice correta, voar mais sussa nos primeiros 20 ou 25 vôos..
vc vai ver que, à medida que o motor vai amaciando, vc tem que mexer na regulagem... inicialmente é praticamente a cada 7 ou 10 voos tem que mexer na regulagem!
abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
[quote:bc12be35fa="Caveira Special Paint"][quote:bc12be35fa="Moiado"][quote:bc12be35fa="Moiado"]Estou para começar a amaciar meu DLE35-RA.
Como o DLE30 e o DLE35 são praticamente idênticos, será que, com relação ao amaciamento, o que é dito para um vale para o outro??[/quote:bc12be35fa]
Amigos, desculpem a ignorância, mas estou perguntando isso porque não encontrei quase nada sobre o DLE35. Talvez pelo motivo de ele ser tão semelhante ao DLE30...[/quote:bc12be35fa]
nao tem muita regra pra amaciar, ja que os motores gasolinas levam de 10h a 15hrs pra amaciar... ou seja, MUITO VOO.
o recomendado é voar ligeiramente mais gordo nos primeros vôos, SEM ESMIRILHAS o motor... nao acelerar ao maximo, colocar a helice correta, voar mais sussa nos primeiros 20 ou 25 vôos..
vc vai ver que, à medida que o motor vai amaciando, vc tem que mexer na regulagem... inicialmente é praticamente a cada 7 ou 10 voos tem que mexer na regulagem!
abs[/quote:bc12be35fa]
Obrigado pela resposta Caveira. Gostaria de saber também se é verdade que, para o DLE35, os procedimentos são os mesmos do DLE30. E qual o tamanho da hélice boa para o amaciamento (do DLE35) e, posteriormente, qual usar para voar definitivamente. Abraço e obrigado.
Como o DLE30 e o DLE35 são praticamente idênticos, será que, com relação ao amaciamento, o que é dito para um vale para o outro??[/quote:bc12be35fa]
Amigos, desculpem a ignorância, mas estou perguntando isso porque não encontrei quase nada sobre o DLE35. Talvez pelo motivo de ele ser tão semelhante ao DLE30...[/quote:bc12be35fa]
nao tem muita regra pra amaciar, ja que os motores gasolinas levam de 10h a 15hrs pra amaciar... ou seja, MUITO VOO.
o recomendado é voar ligeiramente mais gordo nos primeros vôos, SEM ESMIRILHAS o motor... nao acelerar ao maximo, colocar a helice correta, voar mais sussa nos primeiros 20 ou 25 vôos..
vc vai ver que, à medida que o motor vai amaciando, vc tem que mexer na regulagem... inicialmente é praticamente a cada 7 ou 10 voos tem que mexer na regulagem!
abs[/quote:bc12be35fa]
Obrigado pela resposta Caveira. Gostaria de saber também se é verdade que, para o DLE35, os procedimentos são os mesmos do DLE30. E qual o tamanho da hélice boa para o amaciamento (do DLE35) e, posteriormente, qual usar para voar definitivamente. Abraço e obrigado.
- Caveira Special Paint
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Caveira você pode nos informar qual é a marca e especificação do óleo náutico que você usa. Eu uso o motul e o Sthil, ocorre tenho percebido a vela carbonizada, acho que este óleo usado por você vai me dar um tempo maior entre as manutenções, e terei menos problemas com as minha peneirinhas.
P51 , EDGE 540, Zagi, Decatlhon,Tucano, Mini Zagi, MX2, Cesnna 182 e Canadair
[quote:7b0f0d052a="Caveira Special Paint"]segue o manual em PDF do DLE 35
http://manuals.hobbico.com/dle/dleg0435-manual.pdf
da uma olhada pra ver os procedimentos!
abss e boa sorte[/quote:7b0f0d052a]
Obrigado pelo Manual. Mas eu já o havia traduzido e ensina muito bem configurar o motor para o voo em geral mas não há quase nada especificamente sobre amaciamento. Indica o óleo, mas não fala a proporção na fase de amaciamento e, depois, na fase de voo definitivo; hélices são apenas genericamente nomeadas as que são indicadas (Recommended Propellers: 18x8, 18x10, 19x8, 20x8, 20x10).
Porque há tão pouca literatura sobre o DLE35 (tanto na net quanto no e-voo) é que perguntei se, com relação aos procedimentos de amaciamento, podemos, no geral, nos basear nas informações sobre o DLE30.
Em todo caso, obrigado pela boa vontade em ajudar... Abraço.
http://manuals.hobbico.com/dle/dleg0435-manual.pdf
da uma olhada pra ver os procedimentos!
abss e boa sorte[/quote:7b0f0d052a]
Obrigado pelo Manual. Mas eu já o havia traduzido e ensina muito bem configurar o motor para o voo em geral mas não há quase nada especificamente sobre amaciamento. Indica o óleo, mas não fala a proporção na fase de amaciamento e, depois, na fase de voo definitivo; hélices são apenas genericamente nomeadas as que são indicadas (Recommended Propellers: 18x8, 18x10, 19x8, 20x8, 20x10).
Porque há tão pouca literatura sobre o DLE35 (tanto na net quanto no e-voo) é que perguntei se, com relação aos procedimentos de amaciamento, podemos, no geral, nos basear nas informações sobre o DLE30.
Em todo caso, obrigado pela boa vontade em ajudar... Abraço.
- Caveira Special Paint
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os motores são muito parecidos e tem pouca diferença. O 30 tem 3.7HP e 0 35 tem 4.1HP.... isso é cerca de 10%.
eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas...
Eu uso uma mistura unica, tanto pra amaciar como pra voar... coloco 33ml de óleo pra 1L de gasolina. Uso gasolina pódium com óleo de motor de popa - marítimo, porque tem mais detergente e nao deixa formar aquela borra no carburador, nem aquele po branco...
um dos meus DLE55 tem cerca de 200 vôos e NUNCA formou borra nem esse pó...
se nao aloprar nos 20 primeiros voos e voar ligeriamente mais gordo, seu motor vai amaciar corretamente e vai durar muito...
abraços e boa sorte!!
eu acho que a helice ideal pro DLE30 é uma 18x10 ou 19x8... acho que vc vai cobrir qq tipo de aero se ficar nessas...
Eu uso uma mistura unica, tanto pra amaciar como pra voar... coloco 33ml de óleo pra 1L de gasolina. Uso gasolina pódium com óleo de motor de popa - marítimo, porque tem mais detergente e nao deixa formar aquela borra no carburador, nem aquele po branco...
um dos meus DLE55 tem cerca de 200 vôos e NUNCA formou borra nem esse pó...
se nao aloprar nos 20 primeiros voos e voar ligeriamente mais gordo, seu motor vai amaciar corretamente e vai durar muito...
abraços e boa sorte!!
- Luiz Roberio
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- Caveira Special Paint
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Luiz, eu usava o Quick Silver como o Mhmanzotti comentou.
Muito bom, mas de um tempo pra cá eu estou com dificuldade pra encontrar...
então mudei pro Envirude Johnson Xd30. é um óleo vermelho, deixa até um cheiro bom rsrss...
Custa cerca de R$23,00 o litro e encontra em casa náutica!
me adaptei muito bem com esse óleo e gasola pódium!
http://media.marine-products.com/media/catalog/product/cache/1/image/650x650/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/j/o/johnson_evinrude_xd_30_2-cycle_oil_quart_0764348.jpg
forte abraço
Muito bom, mas de um tempo pra cá eu estou com dificuldade pra encontrar...
então mudei pro Envirude Johnson Xd30. é um óleo vermelho, deixa até um cheiro bom rsrss...
Custa cerca de R$23,00 o litro e encontra em casa náutica!
me adaptei muito bem com esse óleo e gasola pódium!
http://media.marine-products.com/media/catalog/product/cache/1/image/650x650/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/j/o/johnson_evinrude_xd_30_2-cycle_oil_quart_0764348.jpg
forte abraço