Baterias de telefone sem fio para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Servir, serve, mas não faz nenhum sentido usá-las a não ser que realmente estejam sobrando.

Custa uns 15 a 30 reais cada pack de 250mAh a 300mAh de telefone sem fio, para juntar dois custa 30 a 60 reais, e o peso fica em uns 70g.

Por 40 reais compra-se um pack de LiPo 250mAh 2S que além de ter mais performance pesa apenas 16g. Uma LiPo 1300mAh 2S com o mesmo peso custa apenas R$76
Avatar do usuário
Markolino
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sáb Ago 26, 2006 8:23 pm
Localização: MG

Mensagem por Markolino »

hoje ninguem usaria bateria Ni-Cd de tel, mais usando packs pequenos de 300mah pesa pouco, e dão bastante descarga!

calulas NiCd dão grandes descargas rodando grande variedades de motores..
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Markolino, nem toda NiCd tem grande capacidade de descarga.

Há desde células projetadas para descarregar menos mas ter menor auto-descarga (ou seja, durar meses com carga dentro de um aparelho) até as projetadas para baixíssima resistência interna e descargas muito altas.

Não fui nada feliz com células de telefone sem fio, celulares, etc., todas que achei, tanto faz NiCd/NiMh/LiIon, eram todas de baixa descarga.

Meu telefone sem fio, por exemplo, é feito para durar 1 semana sem carregar, mesmo usando bastante. Definitivamente não haveria nenhum bom motivo para o fabricante mandar uma Sanyo Cadnica de 30C dentro dele...
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Pois é Alex, sei que vc fala com propriedade e experiência, sei que as baterias de telefone sem fio podem não dar certo, o meu grande problema em comprar equipamentos próprios para aeromodelos é o sedex, pois faz algumas coisas dobrar de preço, e encomenda normal demora demais, para uma pessoa paciente tudo bem, mas para mim esperar 11 dias é um martírio.
Fora que as baterias de telefone sem fio já estão aqui, por isso que eu queria montar um pack, na verdade já decidi que vou montar, tô querendo reunir dicas para fazer a coisa da melhor maneira possível, mas é claro que não indico a ninguém que use bateria de telefone, vou fazer isso porque meu motor é muito pequeno (IPS-DXA), e para pôr em um blimp, que não tem grande problema de CG e peso.
Acho que a chance de dar certo é boa!!
Valeu mais uma vez Alexcmag, grande abraço a todos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Neste caso, tudo bem, deve dar certo sim.
Avatar do usuário
Markolino
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sáb Ago 26, 2006 8:23 pm
Localização: MG

Mensagem por Markolino »

Michelfas, quando seu modelo voa vc fala ai no forum!

vai da certo sim, mais depois vê se arruma umas Li-Po..
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Ta certo Markolino, informo sim!!!
Agora que já sei que pode da certo, gostaria de saber se tem algum esquema especial, pois abri minhas baterias de Ni-Cd de aeromodelo mesmo e não entendi nada, a bateria deveria ser ligada + com - , pelo menos foi assim que eu aprendi, e é assim em todo tipo de eletronico.
Só que as baterias estavao comfiguradas assim: +++- de um lado e do outro ---+, é um pack de 4,8 original da futaba que vei com o radio mesmo.
Vocês entenderao isso?
eu não entendi nada!!!
Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Verifique as ligações, às vezes o fabricante faz umas ligações diferentes para facilitar deixar o positivo do pack e o negativo do pack próximos e usar menos fio.
Avatar do usuário
Markolino
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sáb Ago 26, 2006 8:23 pm
Localização: MG

Mensagem por Markolino »

Michelfas

cara, vc liga o positivo ond tem q ser positivo , e o negativo ond tem q c negativo

..
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Sei Markolino, é minha intenção, só que eu não queria desmontar o pack todo, tenho 2 packs de 4,8V e queria formar um de 7,2V, ai vai sobrar duas celulas de 1,2.
Minha intenção colocar duas celulas a mais em um pack de 4,8V, ai vai ficar 7,2V, só que o bixo ta numa configuração muito doida nao sei como é isso.
Tem souda de negativo com negativo e positivo com positivo, ta assim : ---+ de um
lado e do outro +++-.
Sei como é isso não.
Se alguem tiver uma ideia fala ai.
Valeu!!!!!
Responder