Radio Futaba T8J, 8FG ou T6J.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
William_RG
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Mensagem por William_RG »

[quote:7c24af89f8="Papalegua"][quote:7c24af89f8="William_RG"]Onde você leu sobre a futaba falando que o T8J não é indicado para larga escala e gasolina?[/quote:7c24af89f8]

A uns tempos quando a Futaba lançou o 8J e o 6J, tinha explicado no site sobre as limitações de alcance em 1000 metros, hoje eles apagaram isso, mas pode ver que os rádios 6J e 8J, não tem programação para planadores, somenre ACRO e HELI, justamente por que planadores tem uma caixa de voo muito maior e muito mais distante, como os aviões grandes a gasolina.
A Futaba não iria retirar as programações de planadores desses modelos à toa, tanto é que você olha todo o manual desses dois modelos e não encontra a programação GLIDE (planador).[/quote:7c24af89f8]

[yt]y7PysTYccq0[/yt]

[yt]FWyb6a49Pyg[/yt]

[yt]YUW2U31lxzs[/yt]

[yt]-AZDMR7n8BQ[/yt]

É.. realmente são só 1000 metrinhos.. coitado de quem pagou aproximados R$1.300 num radinho desses.. :twisted: 8)
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Prestou atenção nos lugares de voo?
Cadê os edifícios próximos, antenas de telefonia, e coisas do tipo.
Como eu disse antes, a Futaba logo que lançou os rádios tinha o aviso no site, agora eles retiraram o aviso, mas não colocaram a função planador nesses rádios.
O alcance de um rádio tem que ser em todas as situações e não somente em determinados locais, embora a pratica do aeromodelismo tenha que ser somente em determinados locais e não onde der na telha.
Tudo tem pró e contra e o fato da Futaba não colocar a função Planador nesses rádios, não me inspira confiança.

Um detalhe importante que deve ser o receptor que acompanha ou acompanhava o 8J, nele consta as seguintes informações.

R2008GS 2.4GHz S-FHSS 8-Channel High-Voltage Receiver Features:

Small, lightweight 2.4 GHz FHSS eight-channel receiver incorporating Frequency Hopping technology, S.Bus supported!
No crystals, no spot frequency selection, and maximum protection from same-channel interference thanks to high-speed 2.4 GHz FHSS technology. High-speed Frequency Hopping for effective suppression of interference signals.
Frequency Hopping system with thirty channels at 1.5 MHz spacing in the 2404 - 2447.5 MHz range. Maximum 28 simultaneous users.
[b:598e6b7a23]Not recommended for large-scale model aircraft and jets.[/b:598e6b7a23]
[b:598e6b7a23]Range: approx. 1000 m[/b:598e6b7a23]
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
peptod
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Mensagem por peptod »

o GS é o de 6 canais R2006GS e o SB é de 8 canais R2008SB. no site oficial da Futaba, diz que esses receptores são para aemodelos, não vi nada sobre restrições . eu já tive o 7c e nunca tive problemas de interferências, mas eu não gostei da programação, achei muito pouco intuitiva(complicação é com a Futaba); não tem gráficos nenhuns ;a tela é minúscula, não cabem todos os caracteres mínimos para um bom entendimento; os receptores da Fasst são quase o dobro do preço dos Fhss ; os receptores R2008SB tem s-bus que dão um jeitão danado; e tem antena sim, fica escondida dentro da pega de transporte. vendi o 7c para comprar o 8J e não me arrependo.
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felipegrossi
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Mensagem por felipegrossi »

[quote:6936183e8f="donato.jun"][quote:6936183e8f="air_softbr"]Vou comprar o Futaba 7C,,[/quote:6936183e8f]

Meu primeiro rádio foi um Futaba 7CA (72Mhz), e me decepcionei muito com ele pela limitações dele, tipo não poder fazer profundor duplo.
[/quote:6936183e8f]

Este foi um dos motivos que me ajudaram a trocar meu 7C... depois vim descobrir que existe a função ailevator que faz exatamente isso, mantendo o trim pra os 2 servos.

Em ultimo caso, utilizamos um componente externo chamado SR-10!

E pra mim, o 7C é o radio que indico para todos que querem um radio de ótima qualidade e barato! Não tem frescura, mas funciona pra tudo.

Abraço
Life's short, Fly hard!!!
William_RG
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Mensagem por William_RG »

[quote:7cc76fba48="Papalegua"]Prestou atenção nos lugares de voo?
Cadê os edifícios próximos, antenas de telefonia, e coisas do tipo.
Como eu disse antes, a Futaba logo que lançou os rádios tinha o aviso no site, agora eles retiraram o aviso, mas não colocaram a função planador nesses rádios.
O alcance de um rádio tem que ser em todas as situações e não somente em determinados locais, embora a pratica do aeromodelismo tenha que ser somente em determinados locais e não onde der na telha.
Tudo tem pró e contra e o fato da Futaba não colocar a função Planador nesses rádios, não me inspira confiança.

Um detalhe importante que deve ser o receptor que acompanha ou acompanhava o 8J, nele consta as seguintes informações.

R2008GS 2.4GHz S-FHSS 8-Channel High-Voltage Receiver Features:

Small, lightweight 2.4 GHz FHSS eight-channel receiver incorporating Frequency Hopping technology, S.Bus supported!
No crystals, no spot frequency selection, and maximum protection from same-channel interference thanks to high-speed 2.4 GHz FHSS technology. High-speed Frequency Hopping for effective suppression of interference signals.
Frequency Hopping system with thirty channels at 1.5 MHz spacing in the 2404 - 2447.5 MHz range. Maximum 28 simultaneous users.
[b:7cc76fba48]Not recommended for large-scale model aircraft and jets.[/b:7cc76fba48]
[b:7cc76fba48]Range: approx. 1000 m[/b:7cc76fba48][/quote:7cc76fba48]

Interessante esta ideia de que o alcance do radio em locais onde tenham edificios, antenas de telefonia e coisas do tipo tenha que ser o mesmo em locais abertos.. já que voce esta me afirmando aqui no forum, gostaria que citasse a fonte da informação.. (especificação técnica, norma.. ) já que outros usuarios podem ler e tomar por verdade a sua afirmação.

Tambem gostaria de saber qual a necessidade de se ter o mesmo range nestas areas visto que não são locais seguros para o voo..

Visitei o site da Futaba e procurei as especificações atuais dos receptores FHSS e não encontrei nada de restrições quanto a alcance ou típo de aeromodelo..



[quote:7cc76fba48="peptod"]o GS é o de 6 canais R2006GS e o SB é de 8 canais R2008SB. no site oficial da Futaba, diz que esses receptores são para aemodelos, não vi nada sobre restrições . eu já tive o 7c e nunca tive problemas de interferências, mas eu não gostei da programação, achei muito pouco intuitiva(complicação é com a Futaba); não tem gráficos nenhuns ;a tela é minúscula, não cabem todos os caracteres mínimos para um bom entendimento; os receptores da Fasst são quase o dobro do preço dos Fhss ; os receptores R2008SB tem s-bus que dão um jeitão danado; e tem antena sim, fica escondida dentro da pega de transporte. vendi o 7c para comprar o 8J e não me arrependo.[/quote:7cc76fba48]


Concordo com voce.. e acho extremamente dificil que uma empresa com o tamanho da Futaba e tradição em aeromodelismo estaria enganando seus clientes omitindo informações sobre o alcance.. Seria um belo tiro no pé..

Só um detalhe, a antena do T8J fica na parte superior do radio, conforme a figura abaixo:

[img:7cc76fba48]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/0/9/9/6/a4930230-157-txinside.jpg[/img:7cc76fba48]
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

[quote:09d8e37203="William_RG"][quote:09d8e37203="Papalegua"]Prestou atenção nos lugares de voo?
Cadê os edifícios próximos, antenas de telefonia, e coisas do tipo.
[b:09d8e37203]Como eu disse antes, a Futaba logo que lançou os rádios tinha o aviso no site, agora eles retiraram o aviso, mas não colocaram a função planador nesses rádios[/b:09d8e37203].
[b:09d8e37203]O alcance de um rádio tem que ser em todas as situações e não somente em determinados locais, embora a pratica do aeromodelismo tenha que ser somente em determinados locais e não onde der na telha.[/b:09d8e37203]
Tudo tem pró e contra e o fato da Futaba não colocar a função Planador nesses rádios, não me inspira confiança.

[b:09d8e37203]Um detalhe importante que deve ser o receptor que acompanha ou acompanhava o 8J[/b:09d8e37203], nele consta as seguintes informações.

R2008GS 2.4GHz S-FHSS 8-Channel High-Voltage Receiver Features:

Small, lightweight 2.4 GHz FHSS eight-channel receiver incorporating Frequency Hopping technology, S.Bus supported!
No crystals, no spot frequency selection, and maximum protection from same-channel interference thanks to high-speed 2.4 GHz FHSS technology. High-speed Frequency Hopping for effective suppression of interference signals.
Frequency Hopping system with thirty channels at 1.5 MHz spacing in the 2404 - 2447.5 MHz range. Maximum 28 simultaneous users.
[b:09d8e37203]Not recommended for large-scale model aircraft and jets.[/b:09d8e37203]
[b:09d8e37203]Range: approx. 1000 m[/b:09d8e37203][/quote:09d8e37203]

Interessante esta ideia de que o alcance do radio em locais onde tenham edificios, antenas de telefonia e coisas do tipo tenha que ser o mesmo em locais abertos.. já que voce esta me afirmando aqui no forum, gostaria que citasse a fonte da informação.. (especificação técnica, norma.. ) já que outros usuarios podem ler e tomar por verdade a sua afirmação.

Tambem gostaria de saber qual a necessidade de se ter o mesmo range nestas areas visto que não são locais seguros para o voo..

Visitei o site da Futaba e procurei as especificações atuais dos receptores FHSS e não encontrei nada de restrições quanto a alcance ou típo de aeromodelo..
[/quote:09d8e37203]

Está ali em negrito onde eu falei do local de voo e salientei que não se pode mesmo voar onde der na telha.
Está ali em negrito também quando falei que deve ser o receptor que acompanha ou acompanhava o rádio, pois sabemos que o alcance mesmo é determinado pelo receptor e não somente pelo rádio.tanto é que tem receptores parkflyers de 300 m que funcionam no mesmo rádio que manda sinal para um receptor de 1600 m.
Lógico que sabemos da potência de transmissão de um rádio que muda de marca para marca e as vezes até de modelo para modelo.
Sabemos também que em lugares onde hajam construções e ou torres de telefonia, haverá uma reflexão do sinal (digamos assim) já que o sinal dos rádios da banda 2.4 é mais direcional e sabemos também que sinais que chegam atrasados nos receptores, muitas vezes os fazem resetar.
O mesmo acontecia com as TV em casa, que a maioria chamava de fantasma da imagem, pois haviam sinais que eram refletidos em outros prédios e a TV recebia esses sinais com frações de segundos de atraso e criavam as imagens fantasmas e o mesmo ocorre com os sinais da banda 2.4 GHz.
Dei minha contribuição, se foi útil, bom, se não foi, basta ignorarem.
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Falconspace
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Mensagem por Falconspace »

Tenho um T8j a 8 meses, vôo quase todo fim de semana, paguei 279,00 dólares mais uma receptora 49,00 dólares mais a receptora que vem na caixa com rádio, estou muitíssimo satisfeito com meu FUTABA iuruuu!!! Há coloquei uma nanotech 2s 6,6v 2200mha - Meu aero atual um calmatao 60 Sport articulado motor .65 O.S. abraço a todos e bons vôos ai no fim de semana.
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Quero deixar bem claro que eu sou fã de carteirinha da Futaba, tanto é que os 3 rádios que tenho atualmente, são Futaba e os que eu tive a uns anos atrás quando iniciei no aeromodelismo, também eram Futaba e o meu primeiro rádio era AM.
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William_RG
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Mensagem por William_RG »

Para todos os incredulos nos radios TxJ da Futaba, que usam S-FHSS, enviei email para a Futaba questionando o alcance dos radios S-FHSS, segue abaixo a resposta:

Thank you for your recent e-mail.

The team at Futaba has tested both the FHSS and S-FHSS in "real world"
conditions and found that they meet or exceeded parameters needed for full
range RC applications.


Sincerely,
Krysta
Product Development & Support Specialist
Futaba Services
Hobby Services
3002 N. Apollo Dr. Suite 1
Champaign, IL 61822
USA
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Pergunte a eles também sobre a não recomendação inicial deles do uso em aeromodelos gigantes e a gasolina se eles não tem restrições agora.
Pois tinha no site deles essa restrição, pergunte como está agora para esses modelos.
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