Tipo de hélice - APC, DD, APC-E, quais as características?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Tipo de hélice - APC, DD, APC-E, quais as características?

Mensagem por NEWRJ »

Galera,
Já fui no "pesquisar" e pesquisei por:
- hélice
-tipo de hélice
E nada!!!!
Quer dizer, vieram vário resultados mas nenhum esclarecedor.

Alguem mais entendido no assunto pode dar "uma geral" ou indicar alguma literatura onde possamos consultar sobre os tipos de hlices existentes e suas características e aplicações?

Para nós iniciantes fica complicado de acompanhar nos tópicos quando se discute se usa um tipo APC ou uma "X" ou "Y".

Apesar de novato(ou talvez por isso?!), acho que caberia até um ARTIGO sobre isso...

Fica aqui o tópico para ser desenvolvido e\ou a sugestão de artigo.

Forte abç a todos
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

É mais complicado do quye eu pensava?

Minha pergunta é tão básica que não vale a pena responder?

NRA?

TRA?

rs
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Existem tópicos , mas "pesquisa" também é uma "arte" , meus amigos passam horas pesquisando no google coisas que eu geralmente acho em alguns segundos.

Mesmo existindo alguns tópicos (coloco eles no final do post) vou te ajudar nas suas dúvidas:

APC = Marca de uma fabricante de hélices.

APC-e = Indica uma hélice da marca APC própria para aeromodelos elétricos , ou seja abreviação de APC-eletric.

APC-style = Hélices parecidas com as APC mas fabricadas por outras empresas , geralmente de menor qualidade.

GWS = Grand Wing Servo , empresa que fabrica vários tipos de acessórios para modelismo , entre eles hélices.

DD = Direct Drive , hélice para ser suada sem "caixa de redução" diretamente no eixos do motor.

HD = Hélices também para serem colocadas diretamente no motor , indicadas para rotações altas.

SF = Slow Fly , hélices que geram menos velocidade e mais empuxo , geralmente destinas a motores com redução.

Folding = Hélices onde você pode mudar o passo , para gerar diferentes tipos de velocidade/empuxo/consumo/vôo.


Se você tivesse pesquisado um pouco mais teria encontrado:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8885&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=hyper+drive

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4476&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=h%E9lices
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Funciona da seguinte forma:

APC é um fabricante de hélices. Ela tem duas linhas de hélices destinadas à aeromodelos elétricos. Slow Fly (SF) e Thin Eletric (E).

Assim as SF são destinadas à shock flyers, aeromodelos lentos, e acrobáticos 3D. Em geral para motores de baixa rotação. Elas fornecem maior empuxo e maior consumo para uma mesma rotação se comparadas com as hélices da linha E. As hélices da linha E, são destinadas a aeromodelos rapidos, park flyers, F3A. São adequadas a motores de alta rotação. Elas fornecem menor empuxo e menor consumo se comparadas as hélices da linha SF.

GWS é outro fabricante de hélices. Ela também tem duas linhas de hélices destinadas à aeromodelos elétricos. As Hipper Drive (HD) e o restante não tem denominação mais são semelhantes as SF da APC.

Desta forma as HD são as concorrentes das E da APC. São destinadas a aermodelos rapidos, como park flyers, F3A, esporte acrobáticos, etc. São para motores de alta rotação. Ao compará-las com as suas concorrentes da linha E da APC elas fornecem um empuxo ligeiramente menor assim como seu consumo para uma mesma rotação. Mas por serem mais leves e frágeis que as E da APC, elas geralmente atingem uma rotação maior que compensa a defasagem de empuxo. As outras hélices da GWS que não são HD, são equivalentes às APC SF. E desta maneira são destinadas a aermodelos lentos e shock flyers que utilizam motores de baixa rotação. São extremamente frágeis e particularmente não indico estas hélices a ninguém.

As hélices APC são mais caras e mais resistentes que as GWS.

As hélices FOLDING NÃO TEM PASSO VARIÁVEL ! Este tipo de hélice é destinada a planadores, onde as pás da hélices são dobráveis. Quando o motor pára, o vento dobra as pás para trás para que ocorra uma redução do arrasto. Esta característica é importante para os planadores.

Existe outro tipo de hélice que são as do tipo "Pusher". O seu sentido de giro é inverso ao comum. São destindas a bimotores para que se anule o efeito de torque dos motores (onde cada motor gira para um lado diferente) ou para motores glow que não há possibilidade de inversão de rotação do motor e este é instalado virado para trás.

Existem hélices de passo variável para aeromodelos. Não me recordo o fabricante agora.

Qualquer dúvida remanescente, envie uma MP...

Fernando Fávero
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Desculpe pelo erro , é porque as únicas hélices folding que vi até hoje era também de passo variável.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Gustavo e Padero, obrigdo pela resposta.

Gostaria de ressaltar que acho que não é somente o caso de procurar mais um pouco, o sistema de pesquisa aqui do FÓRUM é um pouco "pobre" em opçoes de parametrização e, com isso, vem muito "lixo" na pesquisa e nem sempre achamos o que realmente procuramos.....
...veja o título destes dois tópicos interessantes que vc me passou...
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Aproveitando o assunto hélice,
O que muda em termos de velocidade, empuxo e consumo, para um mesmo conjunto, só variando ou tamanho ou passo? Por exemplo

7 x 6 contra uma 7 x 5?
7 x 6 contra uma 6 x 6?

Ou seja, existe, na teoria, uma regrinha tipo: aumentou o tamanho aumenta/diminui o empuxo...aumenta ou diminui a velocidade...aumenta ou diminui o consumo.

Para o passo idem?

Forte abraço galera!
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Aumentando o passo você aumenta a velocidade, o consumo e as vezes o empuxo.
Aumentando o diâmetro vc aumenta o empuxo e o consumo mas diminui a velocidade.

Mas isso nem sempre é o que acontece. O correto é vc fazer um teste de bancada com um shunt (medidor de corrente) e um tacômetro (PcTaco). Assim vc vai saber com maior precisão qual a performance de cada hélice.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Explicações rápidas, bem sucintas e esclarecedoras , sem deixar dúvidas,
Parabéns aos dois!
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

lembrando que isso tem que estar alinhado ao tipo de helice (SF, DD, HD) e motorização que vai estar utilizando já que cada motor pega uma "faixa" de helices com consumo mínimo/máximo e empuxo para cada hélice ja testada pelo fabricante. Serve como um bom ponto de partida.
Responder