Helice para TREX450 com defeito

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Helice para TREX450 com defeito

Mensagem por ric.caetano »

Pessoal,

Acabei de receber 2 helices 3D Pro, para 450, e uma delas veio com uma pequena lasca, como mostra a foto.
Como sou totalmente novato nao sei se isto seria suficiente para incapacidar a helice, ou se seria possivel utiliza-la.
Adquiri na HK, e se for o caso farei uma reclamacao.
Que acham?
PS: Comparada com a outra que veio sem problemas, o equilibrio parece o mesmo! como disse, sou totalmente novato, e minha avaliacao pode nao ser muito confiavel!!!
Anexos
helice.jpg
helice.jpg (25.39 KiB) Exibido 2143 vezes
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Ric. Eu se fosse você entraria em contato e ate mandaria fotos... Eles provavelmente te enviariam outro par... A pergunta que não.quer calar... Como VC fez a avaliação.de que as duas estão iguais quanto ao peso? Você sabe como verificar o CG e o balanceamento das pas?. Abs
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Flavio,

Comprei uma balancinha junto. Aquele parafuso sofisticado com duas porcas...
Fixei as helices, duas a duas, e verifiquei se estavam equilibradas.
Sem muito criterio realmente... Elas pareceram iguais para mim (o par bom e o com o defeito)...
Nao parecem estar exatamente com pesos iguais e devem exigir algum tipo de ajuste (ja vi alguma coisa de como fazer/verificar o ajustar CG, mas nao corri atraz de detalhes)...
Bem, de qualquer modo nao custa nada reclamar, apesar do baixo preco envolvido... estou no meu direito, e ate onde soube a HK atende bem estas questoes...

Valeu,
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Certo Ric,

Só para explicar como faço... não sei se é o jeito ideal, mas acredito ser eficiente...

Eu pego um par de pás, uma de cada vez eu deslizo dobre um eixo principal sobre uma mesa de vidro fazendo tipo uma "gangorra"... quando equilibrar eu faço uma marca de caneta exatamente no ponto que equilibra... Esse é o centro de gravidade da pá.

Repito o mesmo processo com a outra pá, e depois de marcado nas duas pás eu coloca as duas paralelas e verifico se estão com o mesmo CG. Se não tiver igual, eu coloco durex transparente fazendo voltas numa das pontas até igualar o CG, testando sobre o eixo principal e marcando o novo CG.

Após encontrar e ajustar os dois CGs eu coloco uma fita durex azul em uma e vermelha na outra exatamente sobre o CG centralizada. Essas fitas servirão para futuramente eu verificar o traking em voo.

Uma vez acertado o CG das duas pás, coloco elas no balaceador... e vejo a diferença de peso... Para igualar o peso eu coloco a fita durex colorida correspondente a pá somente em cima do CG, assim eu posso colocar o peso necessário sem alterar o CG da pá.

É um procedimento eficiente, não conheço outro. Se alguém tiver outra sugestão ou até mesmo me corrigir em algo, agradeço.

Abraço.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Bem, existe outro quase parecido mas que não desloca o centro de massa da pá para a extremidade ( o que acontece quando se coloca fita na ponta das pás)
Mede-se o CG de cada pá, fazendo uma pequena marca com lápis.
Depois pesam-se as pás usando uma balança de precisão ou o balanceador. Na pá mais leve, marque o mesmo CG da outra pá, ou seja, "corrija" a marcação do CG da pá mais leve, deixando-o igual ao da pá mais pesada.
Aí, usando a balança ou o balanceador, acrescente peso na pá mais leve, colocando fita adesiva exatamente no ponto marcado como o novo CG dela. Assim voce não transfere o centro de massa lá pra ponta da pá ;-)
Para verificar o tracking delas, realmente não precisa colar fitas coloridas, basta hoverar e olhar, dá pra ver facilmente quando uma está fora.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Oi LCid,

Boa... sempre imaginei que teria um jeito melhor pra fazer... obrigado pela orientação.. Daqui pra frente adotarei esse método.

Abs e bons voos.
Responder