Motor O.S. 95 4T invertido

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:d920be9932="IWASA"]Tenho esse Tucano com motor OS 91 4T também montado invertido, com o tanque cheio consigo regular ele com 2700RPM no minimo com uma 13x8 APC... acho que menos que isso fica dificil.
Lembrando que com o tanque cheio a rotação sobre um pouco mais que com tanque vazio.[/quote:d920be9932]

Amigão, 2.700rpm é uma lenta "alta" kkk, eu tenho esse motor e ele gira 2.200rpm com uma 14x6. Lembrando que sempre se consegue uma lenta melhor quando se usa um hélice maior, porque? Acontece que quanto maior o "volante, massa", melhor será a lenta. Meus Saitos 82b giram a 1.850rpm com um hélice 14x6 APC. Não sei dizer porque mas sempre obtive melhores resultados com Saito do que OS. Porém ambos são ótimos motores.. A regulagem do 95 é extremamente fácil fechando um pouco a baixa já vai notar melhoras. Espero ter ajudado.

*em tempo, claro respeitando os limites de hélice recomendados pelo fabricante. Eu por gosto pessoal quase sempre uso a maior hélice possível nos motores quatro tempos, pois o torque maior é da baixa para a média rotação então se aproveita bem o motor. Abraços
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

motor glow 4 tempos de cabeça pra baixo afoga facilmente e meleca a vela...

coloca um glow driver, vc vai ver que melhora bastante, já que queima o excesso e o motor gira bem mais redondo...

abs
alexhobby
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Jun 10, 2014 8:37 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por alexhobby »

[quote:44810f7777="Caveira Special Paint"]motor glow 4 tempos de cabeça pra baixo afoga facilmente e meleca a vela...

coloca um glow driver, vc vai ver que melhora bastante, já que queima o excesso e o motor gira bem mais redondo...

abs[/quote:44810f7777]

Até ouvi falar desse cara ai, mais ele não fica ativo o tempo todo pelo que disseram tb, é só para substituir o starter.

Mais sábado vou voar e posto o vídeo ai.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Desculpe mas isso é totalmente desnecessário, além do mais glow drive não queima o óleo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Tenho 5 tucanos e um escapade 60, todos com motor 4 tempos e de cabeça para baixo, nada de glow drive. Além da lenta um pouco alta, nenhum outro problema... Somente o Escapade que ficou com o tanque um pouco alto e teima em sair combustível pelo carburador quando vou abastecer.
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:22b4c037c7="alexhobby"][quote:22b4c037c7="Caveira Special Paint"]motor glow 4 tempos de cabeça pra baixo afoga facilmente e meleca a vela...

coloca um glow driver, vc vai ver que melhora bastante, já que queima o excesso e o motor gira bem mais redondo...

abs[/quote:22b4c037c7]

Até ouvi falar desse cara ai, mais ele não fica ativo o tempo todo pelo que disseram tb, é só para substituir o starter.

Mais sábado vou voar e posto o vídeo ai.[/quote:22b4c037c7]

Fica sim, apenas depende o modelo e marca.

Existe um Sullivan Glow Dirver que é muito bom por sinal. Tu "seta" ele em determinada posição do acelerador, ex "seta" ele em Idle, toda vez que passar o stick em Idle ele vai ficar ligado... Mas amigo sinceramente, esses motores são feitos para trabalhar sem isso, se ele não funciona sem isso é porque esta mal regulado. Concordo que a vela fica encharcada, mas mesmo assim é possível regular. Abraços
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:8cbe72824c="cuka"][quote:8cbe72824c="alexhobby"][quote:8cbe72824c="Caveira Special Paint"]motor glow 4 tempos de cabeça pra baixo afoga facilmente e meleca a vela...

coloca um glow driver, vc vai ver que melhora bastante, já que queima o excesso e o motor gira bem mais redondo...

abs[/quote:8cbe72824c]

Até ouvi falar desse cara ai, mais ele não fica ativo o tempo todo pelo que disseram tb, é só para substituir o starter.

Mais sábado vou voar e posto o vídeo ai.[/quote:8cbe72824c]

Fica sim, apenas depende o modelo e marca.

Existe um Sullivan Glow Dirver que é muito bom por sinal. Tu "seta" ele em determinada posição do acelerador, ex "seta" ele em Idle, toda vez que passar o stick em Idle ele vai ficar ligado... Mas amigo sinceramente, esses motores são feitos para trabalhar sem isso, se ele não funciona sem isso é porque esta mal regulado. Concordo que a vela fica encharcada, mas mesmo assim é possível regular. Abraços[/quote:8cbe72824c]


eu sou da epoca que nem existia glow driver e confesso que nunca fui muito a favor... massss, dou o braço a torcer pois pessoalmente ja vi muitos amigos usando e os motores tiveram melhoras expressivas no funcionamento... não ganha potencia, mas gira muito mais "redondo"... e não da aquelas engasopadas em acelerações rápidas...

e sim é possivel ficar aceso o tempo todo, mas a vida util da vela vai pro saco rapidinho...

Não vou falar a idade, mas as dicas são antigas, da época que um motor TOP era um OS 70 4 tempos...
1 - não guarde o modelo de nariz pra baixo, pois o oleo concentra bem na cabeça da vela.
2 - Quando dar as partidas , ligue o modelo invertido com as rodas pra cima... qq excesso de combustivel e oleo nao ira descer em direção a vela e a partida fica muito mais facil...
absss
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Galera... nao precisa de glow driver, partindo que o motor em si nao tem nenhum problema de regulagem ou carburação mas tem que respeitar...

Tamanho da helice;
Combustível destinado a motores 4 Tempos.
Velas de boa qualidade e também destinada a motores 4 tempos.

Tenho 4 motores 4 tempos em funcionamento e somente em um utilizo glow driver, um ASP 52 4T que esta em um J-3 com vela de motor HK #3 utilizo combustível para motores 2 Tempos 10% nitro, e hélice 12X6 , se tirar o glow driver.....

a lenta fica alta, transição demorada ETC.... os demais motores que utilizo equipamento todo para 4T funciona perfeitamente sem glow driver!
alexhobby
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Jun 10, 2014 8:37 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por alexhobby »

Por garantia no meu radio T8J eu coloquei uma funçao em uma chave que quando eu levantar voo sempre o motor ficará com 15% de aceleração sem eu precisar mover o stick, então com esses 15% certeza de aceleração boa sem apagar
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Já usei um Saito 100 (4t) num Tucano 60 Radar e nunca tive problemas. Hélice tripá 13x8. Tirei o Saito 100 e coloquei um OS 95 2t (também invertido), pois gosto de velocidade, mas também não tive nenhum tipo de problema!
Estou colocando o Saito 100 num Mustang P-40. Espero que funcione bem também.
Segue o link do pequeno vídeo do Tucano com o Saito 100:

https://m.youtube.com/watch?v=7i-TgVpOq3w
Ciro
Responder