Motores 2T Glow com camisa cônica.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

[quote:f2747c1986="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:f2747c1986]

O [b:f2747c1986]Coeficiente de dilatação[/b:f2747c1986] dos materiais envolvidos são diferentes.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:5f007bb722="rafael_reali"][quote:5f007bb722="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:5f007bb722]

O [b:5f007bb722]Coeficiente de dilatação[/b:5f007bb722] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:5f007bb722]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

[quote:ccfbb1911e="Viridias"][quote:ccfbb1911e="rafael_reali"][quote:ccfbb1911e="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:ccfbb1911e]

O [b:ccfbb1911e]Coeficiente de dilatação[/b:ccfbb1911e] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:ccfbb1911e]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:ccfbb1911e] medimos com subito aqui deu 0.03mm de conicidade
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Mensagem por ika »

[quote:a4ae7abab5="viziadoq"][quote:a4ae7abab5="Viridias"][quote:a4ae7abab5="rafael_reali"][quote:a4ae7abab5="Viridias"]Já vi motores que passam a impressão de uma boa compressão mas o que acontece é apenas um travamento mecânico camisa/pistão. Posso assegurar que nenhum dos meus motores OS apresentam ou apresentavam esse travamento no PMS. Daí o motivo da pergunta. Comprei um ASP .52 e não consegui completar o giro, nem com starter nem com a mão. Quebrei uma hélice tentando girar o motor e nada. Tive que fazer um serviço de retífica para poder completar o giro do motor. Não creio que isso seja normal. Essa coisa de dizer que quando aquece se acomoda, eu tenho minhas dúvidas. Quando o motor aquece a camisa dilata, mas o pistão também dilata. EU até hoje só vi isso em motores Xing.[/quote:a4ae7abab5]

O [b:a4ae7abab5]Coeficiente de dilatação[/b:a4ae7abab5] dos materiais envolvidos são diferentes.[/quote:a4ae7abab5]

Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:a4ae7abab5] medimos com subito aqui deu 0.03mm de conicidade[/quote:a4ae7abab5]

bom dia perfeitamente ,é o mesmo valor que a camisa do meu os 46 e do jba 46 tem este mesmo valor de conicidade , e também se você medir o pistão vera que também tem uma leve diferença , abraço.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

[quote:c1cb596b23]Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:c1cb596b23]

Bom dia.
Primeiro eu nunca disse que essa era a única resposta para a questão, disse? Minha afirmação se restringe apenas a dúvida levantada se motores de RC tem essa conicidade, e tem, pelo menos os que eu tenho (lá pelo 11º post).
Mas enfim, tenho um OS 46AX que já estava sem compressão e mesmo assim, o pistão não sai da camisa pelo lado de cima, somente por baixo mesmo, idem ao conjunto novo que comprei.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

[quote:a4722e0225="rafael_reali"][quote:a4722e0225]Amigo, essa sua informação em negrito é de conhecimento de qualquer pessoa que tenha tido o mínimo de aprendizado sobre física. No entanto, essa informação que você passa como sendo a resposta para a questão é bem mais complexa do que muitos pensam ou imaginam. Você tem conhecimento ou já imaginou os cálculos necessários, levando-se em conta tão somente as diferenças de coeficientes de dilatações dos materiais envolvidos e a faixa de temperatura a que esses materiais serão submetidos, para um perfeito dimensionamento camisa/pistão? Se o meu motor, quando frio, não girava a hélice nem com a ajuda de um alicate, como é que haveria a acomodação pelo diferencial de coeficiente de dilatação? Seria preciso eu aquecê-lo no fogo antes de colocá-lo em funcionamento? Vi um post alguém dizendo que a conicidade da camisa é 0.006. Mas o que? metro? mm? Kg? Km? l? polegada? grau? Se for mm, alguém, que pratique aeromodelismo, tem aparelho para medir 6 milésimos de mm? Até entendo essa dita conicidade das camisas dos motores glow 2T. O que não aceito é um motor que você não consegue dar um giro completo em seu virabrequim, nem com a ajuda de um alicate. Isso pra mim é erro de execução/produção, o que significa baixa qualidade do produto.[/quote:a4722e0225]

Bom dia.
Primeiro eu nunca disse que essa era a única resposta para a questão, disse? Minha afirmação se restringe apenas a dúvida levantada se motores de RC tem essa conicidade, e tem, pelo menos os que eu tenho (lá pelo 11º post).
Mas enfim, tenho um OS 46AX que já estava sem compressão e mesmo assim, o pistão não sai da camisa pelo lado de cima, somente por baixo mesmo, idem ao conjunto novo que comprei.[/quote:a4722e0225] e que tem um pedacinho da camisa tipo 1mm la em cima pms que o pistao jamais chega ai permanece com o diametro original nunca gasta por isso q o embolo,mais conhecido com pistao, entala.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Minha dúvida não era, ou é, se motores glow 2T têm camisa cônica. Minha dúvida era, e continua sendo, a partir de quando eles começaram a ser fabricados assim. Ao menos como são fabricados agora, onde o pistão trava no PMS. E repito, em alguns casos sequer sendo possível completar o movimento. Tenho vários motores OS antigos (made in Japan), alguns sem uso, e nenhum deles trava o pistão no fim do curso, PMS. O pistão entra livremente tanto por baixo como por cima da camisa, o que me leva a crer que não há conicidade nela. Como não tenho instrumento capaz de medir milésimo de mm, entendo que ela seja reta.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
fernandoliveira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Set 26, 2014 12:32 pm
Localização: São Paulo Angola

Mensagem por fernandoliveira »

Boas, gente desculpem não me lembrei que vocês ai trabalham ainda com inches nós aqui é o sistema métrico, portanto é mm e foi medido com uma tridimensional.
A conicidade também depende do revestimento da camisa, porque alguns são revestidos com cromio ABC, outros com níquel ABN.
Alguem se lembra do motor K&B .40 que não rodava á mão só com hélice, sem vela!
Façam uma busca em motores F2C, que se aprende muito.
Responder