Micro EDF 35mm: da teoria à prática

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:444c3190e8="Marco Antonio"]Tiu... tenho imãs classe 50 aqui largados, se quiser. E mais outros aos montes.[/quote:444c3190e8]
Obrigado pela oferta, tiu Marco!
Primeiro vamos ver se esse motor funciona com os imãs originais.
Vai que alguém resolve copiar o setup e vai ter que usar os imãs que vieram no motor.
Agradeço o apoio! :D
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:de84335bad="marcos soares"]Um otimo topico! parabens !!!
abraços[/quote:de84335bad]
Obrigado pelo apoio! :D
Está com alguns contratempos por causa do motor, mas a parte boa é que a investigação do problema também vai ficar registrada aqui como fonte de consulta.
Quero chegar logo na parte da instalação da edf no modelo.
Ainda tem muita informação para ser abordada aqui no tópico.
Junior
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

[quote:717a040d14="Junior"][quote:717a040d14="Marco Antonio"]Tiu... tenho imãs classe 50 aqui largados, se quiser. E mais outros aos montes.[/quote:717a040d14]
Obrigado pela oferta, tiu Marco!
Primeiro vamos ver se esse motor funciona com os imãs originais.
Vai que alguém resolve copiar o setup e vai ter que usar os imãs que vieram no motor.
Agradeço o apoio! :D[/quote:717a040d14]

Vim seco achando que era o teste. :lol:
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Essa é pro Krizar

Mensagem por Junior »

Vou recomeçar mostrando a colagem dos imãs duplos.
Achei mais fácil começar definindo o espaçamento dos primeiros 6 imãs organizados no esquema NSNSNS.
Para não errar a polaridade é só lembrar do esquema da marcação com canetinha que comentei no início do tópico.
Coloquei os imãs já limpos na posição pretendida e medi o espaço entre eles.
Peguei uma chapa de cedro de 1mm, cortei uma tira com largura de 5mm e cortei pedaços de 6mm de altura.
Poderia ter usado balsa, plastico, ou qualquer material não magnético.
Distribuí os espaçadores entre os imãs pra ver se a medida estava correta.
O espaçamento de 5mm ficou grande, então lixei para 4,85mm, sempre conferindo com um paquímetro.
Dessa vez deu exato, não ficando folga na distribuição dos imãs. como se vê na foto abaixo.

[img:36434069a1]http://i60.tinypic.com/os4ymh.jpg[/img:36434069a1]

O risco no espaçador na cor roxa é para ajudar a orientar a posição vertical de montagem, já que ele tem 4,85mmx6mm.

Depois foi só remover um espaçador e pingar uma gota minùscula de ciano no lado esquerdo do imã sem espaçador, o suficiente para fixá-lo na posição sem encharcar de cola o lado direito do imã.
Vale lembrar que serão imãs duplos e escolhi o lado direito dos 6 imãs para colar o imã "vizinho". Se eu fosse canhoto escolheria o lado esquerdo.
Fui tirando o próximo espaçador no sentido horário e colando o lado esquerdo de cada imã até que os 6 imãs estivessem colados nas posições definitivas.
Para formar o imã duplo, tenho que colar um imã junto a cada um dos seis previamente colados.

Neste caso, se for um imã riscado com canetinha, terei que colar um imã também riscado do lado dele. Se for um com o riscado para baixo, terei que colar outro com o riscado para baixo, assim fazendo NN SS NN SS...
Não dá pra colocar os imãs e colocar depois porque imãs com mesma polaridade se repelem. Vou ter que colar um a um.
Para segurar o imã no lugar e colar é preciso empurrar um imã contra o outro com a ajuda de uma espátula de madeira ou plastico, pingar uma minúscula gota de ciano e aguardar uns 10 segundos antes de soltar.
É preciso ter paciencia nessa hora, porque se o imã se soltar e afastar, vai ser um trabalho danado pra descolá-lo, limpar o bell e começar o serviço de novo.
Se for usar morsa para segurar o bell, use tiras de borracha como calço e aperte a morsa levemente só para segurar o bell. Se apertar demais vai empenar tudo e perder o motor.
Eu fiz um pouco de malabarismo segurando o bell e a espátula que empurra o imã com uma mão e colando com a outra, como na foto abaixo.

[img:36434069a1]http://i61.tinypic.com/1jvi4g.jpg[/img:36434069a1]

E aqui o resultado final!

[img:36434069a1]http://i57.tinypic.com/29lik8z.jpg[/img:36434069a1]
[img:36434069a1]http://i61.tinypic.com/m7ga3q.jpg[/img:36434069a1]

P.S.: o eixo está montado na segunda foto porque já tinha montado o eixo quando tirei uma foto para detalhar a colagem do imã duplo. E chega de falar em imã!!! :shock: :shock: :shock:
Junior
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Fico imaginando a cena: motor em uma mão, palitinho na outra, o tubo de CA entre os dedos.... :lol: :lol:

Pega um desses aqui para colar, pra você ver:

[img:3b2f89c186]http://cdn.instructables.com/FOD/53DI/H2WEQ0HQ/FOD53DIH2WEQ0HQ.LARGE.jpg[/img:3b2f89c186]

É possível fazer "espaçadores" plásticos na medida, de forma que os imãs fiquem "presos" no lugar e aí é apenas fazer com que as gotas da cola "deslizem" por trás deles.

[img:3b2f89c186]http://www.gobrushless.com/shop/media/ccp0/prodlg/prod_magtemp227.gif[/img:3b2f89c186]
[img:3b2f89c186]http://www.gobrushless.com/shop/media/ccp0/prodlg/22mmspcr.JPG[/img:3b2f89c186]
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Até que foi tranqüilo, Granato.
Agora, espaçador da qualidade desses aí da foto, só pra quem tem uma oficina bem equipada! :shock:
A propósito, belíssimo trabalho de colagem no rotor da primeira foto!
Que cola é essa que foi usada para travar o espaçamento dos imãs?
Parece epoxi misturada com microballon...
Junior
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:c6964a9b65="Junior"]Que cola é essa que foi usada para travar o espaçamento dos imãs?
Parece epoxi misturada com microballon...[/quote:c6964a9b65]

Essa foto aí é só um exemplo colhido na Net. Não foi eu quem fez.

Mas é isso mesmo. Basta aplicar o epóxi + microballoons e logo em seguida passar um paninho molhado em álcool isopropílico para deixar tudo nivelado e limpar bem os imãs e pronto.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

FINALMENTE!!

Mensagem por Junior »

Bom, o novo bell foi testado e finalmente o motor funcionou com saúde!! :D
O enrolamento para 6 imãs é o mesmo para 12 imãs: ABCABCABC,
Então foi só montar o bell no enrolamento original do 18-11 e o motor girou firme até 100% de aceleração.
Como a quantidade de imãs foi reduzida pela metade (de 12 simples para 6 duplos), o motor quase dobrou a rotação, passando de 2000kV para quase 4000kV.
O motor original tinha 19 voltas por espira e estava configurado em delta (D), o que equivale a aproximadamente 11 voltas por espira fechado em estrela (Y).
Vamos às formulas:

Y = D/1,732 :arrow: Y=19/1,732=10,96 arrendondando para 11.

Já temos 4000kV com 6 imãs e 11 voltas. Para os pretendidos 6000kV, temos:

(4000kV x 11 = 6000kV x Z) sendo Z o novo número de voltas por espira para 6000kV.

Z =(4000x11)/6000 = 44000/6000 = 7,3.

Portanto, para conseguir um motor com 6000kV, tenho que enrolar o motor com 7,3 voltas por espira e fechar o motor em estrela (Y).

Fazer 7,3 voltas não dá, então arredondei para 7 voltas.

Esses calculos são só uma estimativa, pois muita coisa mudou desde o motor original e tudo interfere no kV final.
Pode ser que o motor fique com mais ou com menos que 6000kV. Os testes vão mostrar. Minha aposta é que vai ficar um pouco abaixo.

A boa notícia é que o motor já está enrolado! :twisted:
Com muito capricho consegui "enfiar" 7 voltas por espira com fio 26 AWG.
Quanto mais grosso o fio, mais baixa será a resistencia interna (Ri) do motor, e mais eficiente ele será! :wink:
Agora vou travar as espiras do motor com verniz acrílico (à base d'água), deixar secar para amanhã fechar em estrela e fazer os testes.

LIÇÃO APRENDIDA: colagem de imãs com menos de 70% de cobertura, NUNCA MAIS !! :roll: :lol:
Junior
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tiu... porque não usou fio triplo??? Lembra desse? ficou um demônio!!!



[img:413e54441f]https://imagizer.imageshack.us/v2/735x552q90/743/KOj5fv.jpg[/img:413e54441f]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Lembro muito bem desse motor da foto! Se não me engano, você usou em uma das suas asinhas micro Horten envenennadas! Verdadeiras obras de arte!

Fio triplo?!? Nem pensar, tiu Marco!! Já não tenho a mesma paciência para enrolar motor como tinha antes! :lol: :lol:
Imagina que já foi um custo eu colocar 7 voltas apertadas em cada dente!
Isso com a ajuda de um óculos lupa!
O motor é bem pequeno, cabe dentro da tampa de uma garrafa de refrigerante!
Os anos de eletrônica detonaram minha visão, ainda mais com a popularização dos componentes SMD! :roll:
Tá sabendo que eu estou usando óculos? 8) 8) 8) :lol: :lol: :lol:
Junior
Responder