motorização de avão tucano .60

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:695433c5ac="Mucio Viana Jr"]Só para completar, vou passar umas informações sobre o motor RCG/RCGF 15CC (o que muita gente compra, inclusive eu, na HK).
O motor até funciona bem, pega fácil, regula direitinho.
Mas o que eu tenho, já deu umas poucas apagadas em vôo e é um motor fraco e pesado. Lembrando, ele é um motor 19,5CC (e não 15CC). Basta fazer as contas com os dados do site (raio e curso do pistão). Este info já deu muito bate-boca em sites pois o anúncio da HK é mentiroso.
Definitivamente não vale a pena comprar este motor. Compre um 20, DLE, RCG/RCGF. É a melhor relação potencia/peso e um preço razoável.
Se quer comprar um 15CC, então compre o OS GT15.[/quote:695433c5ac]

Até pq CC não está diretamente ligado a potência. Estamos vivenciando isso no automobilismo. Carros com 1000cc mais fortes que carros 2000cc. O que interessa mesmo é o hp gerado no eixo.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
fernandoliveira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Set 26, 2014 12:32 pm
Localização: São Paulo Angola

Mensagem por fernandoliveira »

Boa noite caros amigos, depois de vasculhar o que á tenho três motores em lista gostava da vossa opinião porque na gasolina sou novato, um é o RCGF 15cc ou 20cc, outro é DLE RE 20cc, outro é um motor que já não se fabrica " é pena " que é um Webra 15cc P5, sei aonde um novo.
Obrigado
Fernandoliveira
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:4da1477bc6="fernandoliveira"]Boa noite caros amigos, depois de vasculhar o que á tenho três motores em lista gostava da vossa opinião porque na gasolina sou novato, um é o RCGF 15cc ou 20cc, outro é DLE RE 20cc, outro é um motor que já não se fabrica " é pena " que é um Webra 15cc P5, sei aonde um novo.
Obrigado
Fernandoliveira[/quote:4da1477bc6]

Então Fernando, tenho o mesmo aero, está só esperando seu tempo para ser montado.

[URL=http://imageshack.com/f/f0rnq5Vwj][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/540/rnq5Vw.jpg[/img:4da1477bc6][/URL]

Também comprei visando um motor "gas". Pesquisei bastante, e decidi ir de DLE 20RA, porém surgiu o primeiro obstáculo.

[URL=http://imageshack.com/f/ex1vwb99p][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/1vwb99.png[/img:4da1477bc6][/URL]

Só temos 120mm da parede de fogo até a "boca" do cowl. O DLE 20 RA e o RCGF tem mais de 13mm, o que deixaria o acabamento muito feio, pois o spinner irá ficar pelo menos 15mm afastado do cowl, já vi e fica horrível! O que restou, foram os motores gasolina do mesmo tamanho de caixa dos glows .91, teremos Evo15CC e OS GT15, este último desconsiderei devido preço elevadíssimo, manutenção cara e difícil peças de reposição em nosso país amado. Só me restou o Evo 15GX, com a pulga atrás da orelha, varri todos os fóruns gringos e cheguei a conclusão que ele não rende o que um RCGF 15 rende, e nem mesmo o RCG 15. Pq? Se trata de uma conversão do glow para gas. É um motor compacto, tem carburador na frente, sua medida da tampa do cárter até o local do spinner é 10mm, ficaria perfeito no tucano, se não fosse a défice de performance. Ainda assim poderia diminuir a parede de fogo para ganhar mais 20mm, porém não tenho ferramenta para o trabalho e não conheço ninguém confiável que faça. Estou quase colocando um glow ASP 91, pois a diferença pra menos para o motor ASP é suficiente para comprar combustível por mais de um ano, até lá já vendi o aero.

abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Estou partindo para converter meus .61 e .46 para gasolina, já fiz teste de bancada com o Evolution .61, gostei do funcionamento, pegou na primeira sem tanque, só com gasolina esboorrifada no carburador, depois com tanque sem pressurização funcionou um bom tempo em marcha lenta e aceitava numa boa aceleração. Estou com problema na mangueira adequada para gasolina, por enquanto será a cristal, vamos ver como será o teste no aeromodelo e em voo. O motor estava parado desde 2006, foi desmontado para conversão e remontado sem trocar nada.
Sou um daqueles que comprou o HK 15cc, porém ainda sem teste, para utilizar em aeros com glow requer modificação no posicionamento da parede de fogo, em vista do carburador ficar na trazeira do motor, o projeto de um Stick com 1,80 de asa já está iniciado, falta tempo para concluir.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:abcad8880e="IWASA"]Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.[/quote:abcad8880e]

Amigo, estou falando pq pesei ambos! O que elevou o peso deste aero são basicamente três fatores, 1- maior, 2-mais reforçado e 3-trem de pouso.

Outro detalhe importante, este aero tem duas versões, a primeira que tem trem fixo e é bem mais leve, porém n fez sucesso, e a segunda que ganhou trem pneumático, porém elevou bastante o peso e o fabricante não refez as recomendações de motor, deixando para a configuração antiga. Procure no yotube e verá as duas versões voando. A versão com trem pneumático, se arrasta com motor gas 15cc.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
fernandoliveira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Set 26, 2014 12:32 pm
Localização: São Paulo Angola

Mensagem por fernandoliveira »

Boas amigos, obrigado pelas sugestões, quanto mais falamos mais estreita fica a estrada. Então temos duas alternativas, a gasolina tem que ser um 20cc mas tem que se alterar a parede de fogo, a outra alternativa é irmos para um .91 a glow, mais em conta o motor mas mais dispendioso o combustível e mais óleo para limpar.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:6f8a71e49e="fernandoliveira"]Boas amigos, obrigado pelas sugestões, quanto mais falamos mais estreita fica a estrada. Então temos duas alternativas, a gasolina tem que ser um 20cc mas tem que se alterar a parede de fogo, a outra alternativa é irmos para um .91 a glow, mais em conta o motor mas mais dispendioso o combustível e mais óleo para limpar.[/quote:6f8a71e49e]

Fernando, exite um motor 15cc que com certeza não irá ficar fraco, e tem o tamanho perfeito, dispensando qualquer adaptação. É o OS 15GT, porém como falei, é caro e é um casamento eterno. Outro motor legal é o RCGF 15CC BM, ele é tão forte quanto um 20cc da geração anterior. Porém ainda assim precisa adaptar a parede de fogo. Hoje colocaria este em meu tucano, problema é achar quem faça tal adaptação, pois apesar de simples não tenho tempo nem ferramentas necessárias.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Fernando, sugiro que altere o nome do post, adeque melhor, informe o modelo do aero, pois com certeza vai chamar atenção de mais pessoas quando verem que não é o batido Radar.

abs.
Responder