Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Beto, bela explicação e consequentemente ensinamento.
Grato pela participação. :lol:
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Pessoal, agradeço a ajuda de vocês quanto à conservação. De fato, como pude ver, existem 1.001 maneiras de se conservar, o importante é manter longe da umidade, luz e calor. Aprendi!

Quanto aos tipos de elástico, eu acabei de ver dois deles durante navegações por lojas online: "F.A.I 3mm" e "F.A.I 5 mm". Qual a diferença de um para o outro?? (vi no site Allen Modelismo). Os elásticos usados para aviões são os mesmos para planadores?

E aproveitando o gancho, estou querendo adquirir um kit futuramente do site supra para aprender a construir, bem como, voar, pois me interessei bastante pela modalidade livre. Quais os materiais básicos para se começar construir e montar (nunca mexi com balsa, somente depron, isopor, bambu e papel cartão)? Poderiam me indicar sites bons? Me sugerem algum kit (avião) bom para iniciante? Grato novamente. :D
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Tonhão,
No site dessa Allen Modelismo está cheio de fotos de modelos da Aerobrás.
Eu nunca vi borracha FAI com medidas em milimetros, eles devem estar revendendo a mesma borracha da Aerobrás que não é boa.
Se quer uma opinião: Compre um Kit de Vespinha na Aerobrás e uma caixa de 1/4 de libra de borracha FAI de 1/8" na A2Z. Aproveite para comprar também algumas hélices Peck de 8".

Dessa forma, você vai poder começar a entender modelos esporte na faixa de 60 Cm de envergadura. E se quiser ir mais fundo, compre trambém algumas hélices de 9 1/2" que logo você estará fazendo P-30.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Para proteger da umidade podem ser utilizados alguns saches de sílica gel, iguais a esses que em geral são colocados nas embalagens de equipamentos eletrônicos e fotográficos. Além de eficientes e baratos salvam a farofa do almoço, o biscoito do lanche da tarde e garantem mais espaço na geladeira para a cerveja.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

O Sr. Alvaro está certo:
Compre direto na Aerobrás e acerte na Vespa.

O Sr. Alvaro está errado:
A A2Z encerrou a divisão de aeromodelismo e voltou às origens com foco de negócios voltado para equipamentos e ferramentaria de precisão.

Uma alternativa para a borracha pode ser esta: http://www.pennvalleyhobbycenter.com

Para hélices Peck vai ser preciso garimpar algum saldo em revendas pois ao que parece a A2Z, proprietária da marca Peck Polymers, não conseguiu comprador para o negócio.

Boa sorte! Se não conseguir hélices Peck dá para quebrar o galho com as da Aerobrás. Só hélices... borracha nem pensar.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Obrigado pessoal. Farei meu melhor. Possuo somente mais uma duvida, esqueci de mandá-la. Um tempo atrás fiz alguns planadores clg. Percebi que quando eu os "catapulto", eles dão looping (eram feitos em papel cartão e alguns em depron. Os lançava com elástico de dinheiro. Angulo reto de incidência). O material influencia nisso? Pois já vi planadores em papel kent (tipo de papel parecido com cartão) planarem como os de balsa. :?
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

[quote:f02c65baa1="FranciscoNeto"]

... Uma alternativa para a borracha pode ser esta: http://www.pennvalleyhobbycenter.com

... Só hélices... borracha nem pensar.[/quote:f02c65baa1]

Francisco, não achei como fazer cadastro nesse site na Pennvalley. Procurei elásticos na Hobbyking também... o engraçado é que eles vendem modelos de voo livre, mas não vendem... elástico?! Procede isso? :shock:

E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles? De qualquer forma, eles nem vendem online no site. :?
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Atendem pedidos via fone e despacha para todo o país.

Fone: (xx) 11 3255-0544
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:4308b84444="Tonhao_Maciel"]E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles?[/quote:4308b84444]

Não é que tem algo de errado...
Mas, mal comparando, se você tomar um vinho francês (Borracha FAI), jamais suportará um vinho de São Roque novamente.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Concordo.
Responder