Micro EDF 35mm: da teoria à prática

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu to no lucro... Eu tiro o óculos pra fazer as coisas e consigo enxergar com detalhes que antes nem tinha. Heheheh... Miopia tem suas vantagens!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:9c51592de0="Cmte. Salgado"]karaca ! quero ver o resultado deste pequeno ai![/quote:9c51592de0]

Seu avatar é top.

Gostei.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:2eb110ff45="CONDOR 2"]Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .[/quote:2eb110ff45]

Oi, Condor! Bem colocada a sua observação.
Mas acredito que agora com 6 imãs a saturação por histerese devido às altas rotações não vai afetar significativamente o desempenho deste motor.
Se fosse com 12 imãs ou mais, a coisa ia ficar complicada.
Com apenas 6 imãs, os tempos de comutação ficam mais "folgados" e dá tempo para o material do estator baixar a densidade do fluxo magnético a níveis aceitáveis antes de inverter o sentido do campo magnético na comutação seguinte.
A não ser que o material das lâminas do estator seja de qualidade muito ruim (baixa concentração de silício).
Só vi estator ruim assim uma vaz, naqueles Tower Pro com bell estampado e preso por parafuso. Um lixo!
Vai esquentar um pouco o material do estator, mas o fluxo de ar generoso dentro da edf vai amenizar o problema.
A prova disso é que o motor Turnigy 1400 de 5 gramas da minha edf versão light (modificado de 16 para oito imãs duplos) está girando a quase 60.000rpm e trabalhando com ~7W/g com um pouco mais que 50ºC.
Independente se o imã é duplo , triplo,etc, o comportamento deste conjunto "até certo ponto" é como se fosse um imã só.
Na teoria parece viável, mas os testes é que vão validar a coisa.
Junior
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Esquece essa coisa de imã e põe para girar logo isso 8)

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-6.gif[/img:5c6e99e7de]

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-3.gif[/img:5c6e99e7de]
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Gifs bacanas!
Se é pra por para girar, aí vai!

[img:8a5acebb5a]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/7/1/9/6/a5212569-68-LRK_in_action.gif[/img:8a5acebb5a]

Brincadeiras à parte, melhor eu ir terminar o motor senão essa edf não sai! :wink:
Junior
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:7592135b4f="GRANATO"]Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:[/quote:7592135b4f]

Nem o motor, nem vocês... :oops:
Na verdade, eu é que estou enrolado entre prazos de projetos do trabalho, alfabetização dos filhos, etc... :roll:
Nessa fase da vida, o hobby fica em segundo plano, ou terceiro (ou quarto) :lol:
O que posso adiantar é que o motor já está enrolado e girou firme, mas, apesar de todo cuidado que tive, apresentou alguma vibração em alta rotação.
Vou ter que balancear o bell para conseguir balanceamento quando montar o rotor da edf.
Preciso arranjar um perfil "U" de alumínio pra fazer um jig simples de balaneamento.
Assim que arranjar o perfil de aluminio, damos seguimento ao tópico. :)
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Bom, retomando o assunto antes que eu vire coveiro do meu próprio tópico! rsrs
O motor já foi reenrolado com 7 voltas de fio 26AWG por espira.
A cada espira de 7 voltas terminada, eu fiz um teste de continuidade com o multímetro para verificar se o fio não entrou em curto com as laminas do estator.
O resultado se vê abaixo.
Notem na primeira foto que os fios mais longos quase terminaram com o mesmo comprimento.
Isso é sinal que foi dado o mesmo aperto nas espiras e elas têm praticamente a mesma resistência.
Na terceira foto, nota-se que eu não usei nenhum isolante no transpasse entre as espiras.
Apenas tomei o cuidado de não apertar demais para evitar de romper o esmalte isolante.
Fiz um ultimo teste de continuidade para checar se não havia curto do estator com as 3 fases, e também entre cada fase com as demais.
No final, as espiras foram imobilizadas com verniz acrílico a base d'água e posto pra secar.
Depois de seco, as pontas dos fios foram cuidadosamente raspadas com estilete e o enrolamento foi conectado em estrela (Y).
Soldei os fios do motor nos fios do esc, conectei um servo tester e a bacteria e botei pra girar.
O motor girou firme, mas, como comentei na mensagem anterior, apresentou vibração em alta rotação.
Anexos
Vistapor baixo.jpg
Vistapor baixo.jpg (22.86 KiB) Exibido 8662 vezes
Vista por cima.jpg
Vista por cima.jpg (33.24 KiB) Exibido 975 vezes
Estator com 7 voltas de 26AWG por espira.jpg
Estator com 7 voltas de 26AWG por espira.jpg (20.5 KiB) Exibido 8662 vezes
Junior
Responder