Pessoal montei já a algum tempo um Skywalker 2014 1900mm com um motor Turnigy SK3 840kv e uma hélice 12x6.
O aero voa bem, plana muito bem e quando não uso motor (planeio) ele voa retinho. O problema é que na decolagem ou quando aplico motor (mesmo que pouco) ele sempre tende a se jogar para a direita.
Hoje fiz uns testes de quase decolagem com ele na grama (não tenho tem de pouso) e ele sempre "faz zerinhos para a direita". Se eu aplico quase todo o leme para a esquerda eu compenso este problema - tanto na decolagem quanto em voo normal.
Agorinha eu ajustei o ângulo do motor, virando-o mais para a esquerda porém o problema continua. Anexei uma foto do que fiz, repare que a porquinha da direita está mais afastada do SW o que faz com que o motor seja virado para a esquerda (tudo isso olhando-se de trás).
O que posso fazer para resolver esse problema?
Skywalker puxando para a direita
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Skywalker puxando para a direita
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- hamiltoncallado
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Vc usa algum estabilizador de voo? Tive um problema parecido. Quando dava motor, ele descia e tendia para a direita. Sem motor, voava normalmente. Os problemas eram 2: A asa estava empenada. Isso mesmo... ao guarda-la no bag, ele forçava a ponta, isso depois funcionou como um aileron. Resolvi no trimer. Mas isso prejudicou os limites do meu estabilizador de voo.. o RTH não fazia curva para a esquerda. Desentortei a ponta da asa na mão,.. corrigiu o problema.
O outro problema foi a configuração dos neutros no estabilizador de voo após trimar. Isso feito, ficou normal.
Na pressa de estrear, quando colei os dois lados do aero, acabei colocando o estabilizador vertical um pouco descompassado, assim ele no neutro, funcionava como leme... tive de ajustar isso no trimer...
Apesar dos problemas... o aero está show de bola. FDS passado fui a 7km tranquilo, e retornei no RTH. O pouso precisei trabalhar apenas leme e motor... vento atravessado...
Espero ter ajudado.
O outro problema foi a configuração dos neutros no estabilizador de voo após trimar. Isso feito, ficou normal.
Na pressa de estrear, quando colei os dois lados do aero, acabei colocando o estabilizador vertical um pouco descompassado, assim ele no neutro, funcionava como leme... tive de ajustar isso no trimer...
Apesar dos problemas... o aero está show de bola. FDS passado fui a 7km tranquilo, e retornei no RTH. O pouso precisei trabalhar apenas leme e motor... vento atravessado...
Espero ter ajudado.
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[quote:d55fddaf8d="hamiltoncallado"]Vc usa algum estabilizador de voo? Tive um problema parecido. Quando dava motor, ele descia e tendia para a direita. Sem motor, voava normalmente. Os problemas eram 2: A asa estava empenada. Isso mesmo... ao guarda-la no bag, ele forçava a ponta, isso depois funcionou como um aileron. Resolvi no trimer. Mas isso prejudicou os limites do meu estabilizador de voo.. o RTH não fazia curva para a esquerda. Desentortei a ponta da asa na mão,.. corrigiu o problema.
O outro problema foi a configuração dos neutros no estabilizador de voo após trimar. Isso feito, ficou normal.
Na pressa de estrear, quando colei os dois lados do aero, acabei colocando o estabilizador vertical um pouco descompassado, assim ele no neutro, funcionava como leme... tive de ajustar isso no trimer...
Apesar dos problemas... o aero está show de bola. FDS passado fui a 7km tranquilo, e retornei no RTH. O pouso precisei trabalhar apenas leme e motor... vento atravessado...
Espero ter ajudado.[/quote:d55fddaf8d]
Hummm o meu estabilizador vertical também colei nas pressas e só depois percebi que ficou meio torto também. Cheguei a corrigir mas acho que não ficou 100%.
Eu uso o FY41ap como estabilizador de voo mas este problema acontece mesmo em modo manual.
O outro problema foi a configuração dos neutros no estabilizador de voo após trimar. Isso feito, ficou normal.
Na pressa de estrear, quando colei os dois lados do aero, acabei colocando o estabilizador vertical um pouco descompassado, assim ele no neutro, funcionava como leme... tive de ajustar isso no trimer...
Apesar dos problemas... o aero está show de bola. FDS passado fui a 7km tranquilo, e retornei no RTH. O pouso precisei trabalhar apenas leme e motor... vento atravessado...
Espero ter ajudado.[/quote:d55fddaf8d]
Hummm o meu estabilizador vertical também colei nas pressas e só depois percebi que ficou meio torto também. Cheguei a corrigir mas acho que não ficou 100%.
Eu uso o FY41ap como estabilizador de voo mas este problema acontece mesmo em modo manual.