Asa com material alternativo

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Asa com material alternativo

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Olá pessoal. Estou pensando em começar a fazer um planador HLG/reboque (reboque tipo pipa). No entanto, sou inexperiente em materiais. Aqui na minha região não tem lojas especializadas em modelismo, sendo assim, não tem balsa. :?

Estou pensando fazer uma asa entelada com nervuras em depron e longarinas e estrutura da asa em bambu/palito de churrasco. A minha proposta é que ela tenha por volta de 40cm de envergadura para 8cm de corda.

Para entelar (é o que mais quero, pois gostaria de aprender esta técnica), papel de seda de pipa ou plástico de supermercado.

[b:b7b58b7abc]Então, o que me dizem? Acham que ficaria muito pesado?[/b:b7b58b7abc] Não sei se estou sendo ingênuo a ponto de querer "reinventar a roda", pois nunca tive contato com balsa. Não para eu construir, ao menos.

Qualquer opinião será bem aproveitada. Obrigado! :D
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Boa noite Tonhao_Maciel! No link postado abaixo, encontrará uma excelente construção do amigo Álvaro, que a meu ver, esclarece inúmeras dúvidas, além é claro, de mostrar a harmonia que se pode obter utilizando materiais alternativos com bom senso.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=0

Se tiver um pouco de paciência, encontrará inúmeras pérolas no fórum, todas elas com particularidades e dicas fundamentais para obter sucesso em qualquer tipo de construção que se aventurar.

Abraço e bons voos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

[quote:0262fe7caa="RodrigoB"]Boa noite Tonhao_Maciel! No link postado abaixo, encontrará uma excelente construção do amigo Álvaro, que a meu ver, esclarece inúmeras dúvidas, além é claro, de mostrar a harmonia que se pode obter utilizando materiais alternativos com bom senso.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=0

Se tiver um pouco de paciência, encontrará inúmeras pérolas no fórum, todas elas com particularidades e dicas fundamentais para obter sucesso em qualquer tipo de construção que se aventurar.

Abraço e bons voos.[/quote:0262fe7caa]Obrigado Rodrigo! Fico aliviado, pois sou bem persistente (para não dizer teimoso) e na certa, eu ia fazer mesmo que às "cegas"! HUAuhuahuhA!! :D
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

[quote:b62f27d079="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:b62f27d079]Obrigado pela sugestão, Álvaro. De fato, é um belo planador e voa muito bem. Vou tentar fazer algo com base nele. :D
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:e5771b80be="Tonhao_Maciel"]Vou tentar fazer algo com base nele. :D[/quote:e5771b80be]

Tonhao, peça a planta para o Sr. Alvaro, construa, aprenda os macetes para obter uma estrutura ao mesmo tempo leve, rígida e resistente, faça voar, ganhe familiaridade com a trimagem e só a partir daí é que vale criar, sabendo o que esperar do modelo e conseguindo atingir o objetivo. De outra forma será pura tentativa e erro... cara ou coroa.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:9376001f8e="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:9376001f8e]

Alvaro, uma bela criação e além de tudo o vídeo permite recordar o saudoso Ricardão e do sumido Omar.
Na página do You Tube encontrei o Caipira, projeto do Ricardo, igualmente documentado pela Aeromosca Productions Inc. Você tem alguma referência a respeito desse bichinho elétrico? Sabe de alguma outra iniciativa de eletrificação para VL por este Brasil varonil?
Conta aí prá nóis sô!
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

[quote:ad0bb157d5="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:ad0bb157d5]Há como o senhor me passar a planta de seu Carioca, Sr. Álvaro, por favor? Gostaria de tentar, pois gostaria de experimentar um modelo reboque. Grato! :D
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Mensagem por Tonhao_Maciel »

[quote:aceddea07f="FranciscoNeto"][quote:aceddea07f="Tonhao_Maciel"]Vou tentar fazer algo com base nele. :D[/quote:aceddea07f]

Tonhao, peça a planta para o Sr. Alvaro, construa, aprenda os macetes para obter uma estrutura ao mesmo tempo leve, rígida e resistente, faça voar, ganhe familiaridade com a trimagem e só a partir daí é que vale criar, sabendo o que esperar do modelo e conseguindo atingir o objetivo. De outra forma será pura tentativa e erro... cara ou coroa.[/quote:aceddea07f]É verdade... nunca fiz um do tipo reboque, no entanto, já fiz HLG. Há muitas diferenças entre HLG e reboque?? E obrigado pela sugestão.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Tonhão,

Gostei muito de trabalhar com saco plástico como opção de entelagem, fiz alguns modelos de P-25 entelados assim, como cola utilizei cola Prit (cola de bastão) e os resultados foram muito promissores!

Minha dica é apostar nos sacos plásticos utilizados para a “feira“ aquele transparente opaco, é bem mais leve e de corte plano, podendo aproveitar mais do material.

Pretendo fazer algum modelo neste estilo também, materiais simples e com bom resultado de vôo, na base do tópico do Álvaro.
Responder